Canonical lança Ubuntu 14.04 LTS

Sei que estou atrasado em publicar esse post, mas o trabalho junto com o feriado prolongado, acabou atrasando essa publicação, cheguei pensar em não postar, mas como grande entusiasta, divulgador e usuário de software livre não poderia deixar de falar sobre o Ubuntu 14.04.


A Canonical liberou na última quinta-feira (17/04) a versão final do Ubuntu 14.04 LTS (codinome Trusty Tahr), junto da versão tradicional as variações Kubuntu, Xubuntu e Lubuntu também foram atualizadas.

Essa versão tem um importancia especial por ser LTS, sigla para Long Term Support e indica que esta versão tem ciclo suporte ampliado de nove meses para cinco anos e concentra esforços maiores dos desenvolvedores para manter a estabilidade e a qualidade do sistema operacional durante todo este tempo.

Sem grandes mudanças o Ubuntu 14.04 LTS a versão conta com kernel 3.13 (que apresenta melhor desempenho com SSD, por exemplo), Xorg 15.0.1, Firefox 28, Rhythmbox 3.0.2 (player de áudio), Empathy 3.8.6 (cliente para mensagens instantâneas) LibreOffice 4.2 e a nova versão do gerenciador de pacotes APT (que chegou à edição 1.0 depois de 16 anos), entre vários outros softwares.


A interface Unity continua por padrão e com pequenas melhorias, tela de bloqueio renovada, novos ícones, temas principais que eliminam a borda das janelas e a possibilidade de fazer mais ajustes no tamanho dos elementos gráficos da interface.

Disponível em 32 e 64 bits, o Ubuntu 14.04 LTS pode ser baixado gratuitamente no site oficial da distribuição. É possível encontrar outras opções de download, como torrents. Para quem quiser conferir os atrativos da distribuição antes do download, a dica é acessar este tour online.

Postar um comentário