WWDC 2014: Mais novidades para desenvolvedores

Se você é desenvolvedor no mundo Apple nem sei se precisaria ler esse post, pois deve ter acompanhado a WWDC ao vivo e já sabe todas as novidades que foram apresentadas hoje, por isso vou listar aqui o que na minha opinião vale ressaltar para quem está querendo entrar no mundo da programação voltado para Apple.


A Apple oferecerá mais de 4.000 novas interfaces de programação (APIs). A Central de Notificações ganharam interfaces de extensibilidade, permitindo a escrita de widgets que adicionem informações contextuais da web de forma conveniente para leitura. Instalação de teclados de terceiros e um muito pedido pelos devs no lançamento do iPhone 5s ano passado, desenvolvedores podem acessar o sistema de autenticação via leitor de digitais, TouchID.


Para acessórios domésticos, a Apple expandiu as interfaces de desenvolvimento de soluções para produtos já existentes e criou o HomeKit, um conjunto de tecnologias ao redor de um protocolo único de comunicação criado com o apoio de empresas de automação domésticas.


Ao meu ver a maior novidade de hoje principalmente para os desenvolvedores, a Apple criou uma nova linguagem de programação, moderna e sem base em C. Chamada Swift, ela não depende de várias das complexidades comuns de desenvolvimento e, mesmo assim, permite acesso nativo aos recursos do iOS e do OS X.


Além de ser mais fácil de compreender, ela é muito veloz e dinâmica, habilitando um novo fluxo de trabalho no Xcode em que os resultados de um desenvolvimento podem ser acompanhados em tempo real na interface. A Apple aceitará aplicativos para o iOS 8 e o OS X Yosemite escritos em Swift ainda neste ano, e partir de hoje qualquer desenvolvedor pode ter acesso aos recursos necessários para aprendizado.

Postar um comentário