Ubuntu 15.04 - Vivid Vervet

Mês de abril chegando ao fim, mas antes de acabar a Canonical mantém a tradição e lança mais uma versão do Ubuntu, seguindo seu calendário de uma nova versão a cada 6 meses, assim, abril e outubro temos um novo Ubuntu.

A versão atual é o Ubuntu 15.04, de codinome Vivid Vervet e já está disponível para download

Com pouquíssimas mudanças visuais, ou em layout as principais novidades ficaram por baixo do capô, sendo as principais o Unity na versão 7.3, que traz poucas novidades em termos funcionais. A principal delas é a ativação por padrão dos Menus Integrados Localmente (LIM, na sigla em inglês).

Outra mudança que ganha destaque é implementação do systemd como sistema de inicialização no lugar do SysV, mudança também adotada por outras distribuições como Fedora e CentOS. O systemd oferece uma gama maior de recursos, mesmo rodeado de polêmicas, entre outras críticas, há quem o considere complexo demais e, por isso, sujeito a muitos erros.

Como sempre acontece os softwares que acompanham o Ubuntu, estes estão  em suas versões mais recentes: LibreOffice 4.4, Thunderbird 31.6, Rhythmbox 3.1 e Firefox 37 são alguns exemplos. O kernel é o Linux 3.19.


Usuários do Ubuntu 15.04 também poderão experimentar um navegador que a própria Canonical está criando. Mas não espere nada capaz de fazer frente ao Firefox ou ao Chrome, não de imediato: o browser ainda tem poucos recursos, o que evidencia a sua fase inicial de desenvolvimento.

Acesse o site oficial e faça o download do Ubuntu 15.04.

Postar um comentário