Google I/O 2015

O Google I/O 2015 (Conferência anual do Google para desenvolvedores), teve inicio ontem (28/05) e termina hoje (29/05) em São Francisco. Na internet muito rumores surgiram sobre o que poderia ser apresentado no evento desse ano, o o que vimos foram novidades como Google Pay, Android Wear, Google Now, Google Photos,Google Maps e YouTube. Abaixo você confere algumas dessas boas novidades.


Google Fotos

Escolhi começar pelo Google Fotos pois é o que eu mais esperava e já estou utilizando, vamos entender do que se trata.


Depois do Picasa e da tentativa de integrar o Fotos no Google+, finalmente a gigante de Mountain View da um passo importante no quesito de fotos. A grande novidade do Google Fotos é o armazenamento gratuito e ilimitado em alta qualidade, podendo ser armazenados fotos com até 16 megapixels e vídeos até 1080p. Praticamente um balde de água fria na Apple que oferece 5GB de armazenamento no iCloud e um concorrente a altura do Flickr.

O novo app, com versões na web e em apps para iPhone e Android, extrai informações contextuais automaticamente e organiza a montanha de fotos do usuário em ordem cronológica. Não só: ele reorganiza as fotos de acordo com critérios como local e pessoas presentes nas imagens.





Se você já utiliza o Google+ Photos, suas fotos serão migradas automaticamente para o Google Photos.

Android M

A próxima versão do Android, ainda chamado de Android M também foi anunciado no evento está disponível para os desenvolvedores que queiram ajustar seus aplicativos. Além de novos recursos, os usuários poderão observar uma melhora significativa na bateria e privacidade.

A mudança mais significativa é o novo modelo de permissão cujo o controle é colocado nas mãos dos usuários. Estes podem conceder ou revogar as permissões a partir das configurações.


Outra novidade está o backup das configurações do dispositivo e a lista de aplicativos que você instalou. Backups automáticos são ativados para todos os aplicativos instalados com o Android M.

Com relação a bateria, o Android M vem equipado com o recurso Doze.

De acordo com o buscador, o modo Doze é capaz de determinar quais aplicativos estão ociosos e otimiza sua performance para evitar gastos desnecessários de bateria.

Com o Android M, a plataforma passará a ter suporte nativo a esses sensores. Além de atrair mais fabricantes, a ideia facilitará o desenvolvimento de aplicações que podem usufruir de impressão digital.


Outra novidades que já vimos nos iPhones e agora a Google traz para o Android é o Android Pay, um sistema capaz de permitir pagamentos com o dispositivo móvel por meio de padrões como NFC e Host Card Emulation. Em outras palavras, a ideia vem para incentivar o uso do smartphone no lugar dos cartões de crédito, tal como no Apple Pay.

Google Maps e Youtube offline

Essa é muito boa para quem assim como eu mora em cidades que as conexões com a internet não são das melhores e sinal 3G é mais difícil que politico honesto.

Segundo o Google, em alguns locais (Brasil no meio é claro) as conexões móveis não são muito confiáveis (ah, sério!), então o usuário corre o risco de perder o trajeto em decorrência da perda do sinal da operadora. Com a opção de mapas offline line poderemos salvar nossos mapas e com a possibilidade ainda de criação/alteração de rotas mesmo offline. Fiquei realmente curioso para ver isso na pratica.


O YouTube offiline, com vídeos salvos por até 48 horas só funcionará na Índia, Indonésia, Filipinas e Vietnã. Não sei porque não incluir o Brasil nesse bolo, afinal de contas, conexão de qualidade por aqui é uma coisa que desconheço.

Claro que foi apresentado muito mais coisa, mas no que eu vi até o momento, gostei e acho que merecia esse espaço no blog são esses pontos, mas se ficou curioso e quer saber mais coisas que rolaram na Google I/O 2015 acesse o site oficial do evento e confira.

Via Google Discovery, Tecnoblog e Manual do Usuário

Postar um comentário