Microsoft Build 2015

Novamente estou um longo período sem fazer posts, mas isso devido ao fato de ainda estar travando uma guerra contra a Vivo e até o momento estar sem internet, essa história contarei em outro momento, hoje estou aqui para falar da Build 2015, conferencia anual da Microsoft para desenvolvedores. 

Sei que da data do evento até a hoje a publicação desse post, muitos daqueles que são ligados em tecnologia já devem ter lido muita coisa sobre, por isso nesse post quero apenas colocar um resumo do que foi apresentado, principalmente para quem, assim como eu esta como tempo curto e não conseguiu acompanhar.


A Build 2015 aconteceu de 29/04 a 01/05, focado principalmente no Windows 10, conferência mostrou com detalhes como o sistema vai funcionar em computadores e tablets, ainda revelou boas novidades inclusive para nós brasileiros.

Uma grande novidade já veio no primeiro dia com o anúncio que desenvolvedores poderão usar os códigos do iOS e Android para fazer aplicativos para o Windows 10 e afirmou que espera 1 bilhão de dispositivos com o sistema até 2018.  A empresa está liberando dois novos kits de desenvolvimento. Para desenvolvedores Android, será possível usar código em Java e C++. E o Objetive-C, usado nos aplicativos para iOS, também será suportado. Na prática, isso significa que as empresas poderão migrar os apps já produzidos para as plataformas concorrentes de uma forma mais rápida, sem precisar desenvolvê-los do zero.


Outra boa novidade especialmente para os desenvolvedores é o Visual Studio Code, plataforma que permite aos desenvolvedores utilizarem Linux ou OS X, e não serem obrigados a usar Windows como é atualmente.


O Visual Studio Code pode ser usado para desenvolvimento com C++, ASP.NET, PHP, Python, Java, entre outras linguagens. Suporte a padrões web – HTML, JavaScript e CSS, por exemplo – está incluso no pacote. É possível ainda ampliar os recursos da ferramenta com plugins.


Gostou da novidade e quer fazer um teste? O Visual Studio Code pode ser baixado de graça. O software ainda está em fase “preview”, ou seja, instabilidades ou bugs são comuns. De todo modo, a intenção da Microsoft é liberar atualizações regularmente com base no feedback obtido.


Outro assunto muito aguardado era sobre o novo navegador, com o nome provisório de Project Spartan, que agora foi finalmente batizado e se chama Microsoft Edge.

Uma das boas e novidades desse navegador é o suporte a extensões que são quase idênticas as do Chrome. Com poucos ajustes, de desenvolvedores poderão suas extensões do Chrome para o novo browser.


Ainda sem informações se o Edge funcionará em sistemas mais antigos da Microsoft, o Edge será embarcado como o navegador padrão no Windows 10. Mas devido a compatibilidades a Microsoft não matará o IE de imediato, pois muitos sistemas e sites ainda são apenas compatíveis com ele, a migração deve ser de forma sutil, sem causar grandes impactos para o meio corporativo, aonde o Internet Explorer ai reina com folga.

É esperar para ver esse novo navegador em ação e se fará frente aos principais concorrentes Chrome e Firefox. Só acho que o ícone poderia ser outro, pois esse não mudou tanto assim.


Por fim, a estrela da ultima apresentação da Microsoft chamou a atenção novamente, o HoloLens. Com anuncio de que diversas empresas estão trabalhando com o novo hardware da Microsoft, entre elas NASA, Autodesk, Unity, Walt Disney, entre outras.

No evento foi apresentado os progressos realizados desde que o produto foi revelado pela primeira vez, demonstrando ainda as capacidades do mesmo disponíveis em diversos âmbitos da vida, tanto a nível de usuário, como a possibilidade de adicionar aplicativos a objetivos reais, criando nosso próprio escritório virtual, a nível empresarial.


Claro muito desenvolvimento ainda para ser feito antes da disponibilização para venda, sem contar o provável preço altíssimo quando o produto chegar às prateleira. Mas é ótimo ver a Microsoft criando novidades e mostrando estar forte no mercado ainda.

via Tecnoblog, Google Discovery e Janela Tech

Postar um comentário