Curso gratuito sobre Android

A empresa ENG vai oferecer no dia 08 de Junho um curso introdutório de desenvolvimento de aplicações para Android. Vale a pena participar caso você planeja começar a desenvolver aplicativos para o sistema, serão disponibilizadas 20 vagas.

O curso vai abordar os seguintes temas:
  • Máquina virtual otimizada
  • Navegador integrado
  • Bibliotecas 2D e 3D
  • Banco de dados SQLite
  • Plugin para o Eclipse (ADT — Android Developer Toolkit)
  • Criação de interfaces gráficas para suas aplicações usando XML ou Java
  • Comunicação com a internet usando servlets e web services
Data/Hora: 08 de Junho de 2010 das 09:30 às 12:00
Local: ENG SP – Rua Martins, 168 – Butanta – São Paulo SP
Acesso: Gratuito

Faça sua inscrição, são apenas 20 vagas.

Os sete pecados capitais do Powerpoint

Todos nós sabemos como é muito prático e confortável para o palestrante ou professor utilizar-se de recursos audiovisuais em suas apresentações, montando slides no Power Point ou qualquer programa do gênero, mas isso também pode colocar o sucesso de sua apresentação a perder, caso esses slides não sejam bem elaborados. Segue abaixo os 7 pecados do Powerpoint.

Antes de preparar sua próxima apresentação, use a lista de pecados a seguir como uma checklist dos principais pontos que devem ser evitados:

1. Começar se desculpando: “Ficou pronto agora”, “não tive tempo suficiente para me preparar”, “minha voz pode falhar”, “estou substituindo quem realmente entende do assunto”, “não sei usar direito este equipamento” – é possível que seja tudo verdade, mas se você não disser, talvez boa parte do público nem note. Só que quando você diz, você garante que as pessoas prestarão atenção a estas deficiências (ainda que mínimas), quando deveriam estar atentas à sua mensagem. Tenha fé em si mesmo, e deixe sua mensagem ser o centro das atenções. (mais em http://miud.in/2Nc)
Quem ainda aguenta?

2. Transições, efeitos sonoros, cliparts e modelos padrão – quem aguenta aqueles bonequinhos de palitos, imagens de troféus para representar as metas, e outros grafismos e conjuntos de cores, layouts e estruturas visuais que vêm com a ferramenta e são usados desde o tempo do guaraná de rolha? Imagens representativas são ferramentas poderosas, mas pesquise algumas melhores, ou recorra a quem possa lhe ajudar com isso! As transições, mesmo quando não são “as mesmas de sempre”, ainda têm o ponto negativo de atrair a atenção do público para longe de você bem no momento em que eles deveriam estar olhando você apresentar a nova idéia que o levou a mudar de slide. (mais em http://miud.in/2Ns)

3. Excesso de texto: Slide não é apostila, nem enciclopédia, nem guia para o apresentador. Use o visual da sua apresentação para ilustrar, dar uma visão de conjunto e complementar, não como uma base de texto para o público ler enquanto você fala a mesma coisa. Uma boa regra para garantir que o slide não vire apostila é obrigar-se a usar só fontes grandes (tamanho 30, e não tamanho 12…) (mais em http://miud.in/2Ni)
Estou sendo claro?

4. “Vocês estão conseguindo ler?”: Esta frase deveria ser proibida. Se você tem dúvida, não deveria ter construído o slide assim. E o pior: isso costuma acontecer em slides com dados importantes, scanneados ou colados de outros documentos feitos para serem lidos sobre a mesa. Se você tem uma massa de dados que é importante o suficiente para estar na sua apresentação, não basta copiá-la, é necessário torná-la legível e compreensível na forma de slides, mesmo que seja necessário transpor, exibir graficamente, quebrar em vários slides, ou selecionar apenas a parte essencial. (mais em http://miud.in/2Nf)

5. Depender da ferramenta: se a apresentação for importante para você, você é o maior interessado em garantir que tudo irá bem. Leve consigo cópias extras dos arquivos necessários, sem jamais depender apenas de uma mídia – o drive de CD pode não estar funcionando, o pen drive pode não ser reconhecido, o projetor pode ser incompatível com seu notebook. Teste tudo antes, porque na hora da verdade tudo fica muito mais difícil. E saiba o que irá fazer caso a tecnologia falhe epicamente por razões fora do seu controle – idealmente você estará familiarizado com seu conteúdo e poderá ao menos fazer uma breve exposição de 10 minutos sobre os pontos principais, mesmo que o projetor e o notebook tenham queimado simultaneamente, como já vi acontecer. (mais em http://miud.in/2Nl)
Esta apresentação durou bem mais do que o necessário

6. Usar tempo demais: bons comunicadores conseguem adequar qualquer tema a qualquer quantidade de tempo disponível – sejam 5 minutos ou 5 horas, e merecem nossa admiração por isso. Mas nem todos somos bons comunicadores, e erramos quando tentamos fazer nossas apresentações preencherem o tempo que estiver disponível. Mesmo na sala de aula, a apresentação é uma técnica para transmitir uma mensagem, e não para preencher um determinado tempo. Saiba qual a sua mensagem, e faça com que a apresentação dure apenas o necessário – não a encha de introduções, históricos, complementos e anexos. O tempo do seu público é valioso, e a capacidade de manter a atenção focalizada em você é sempre limitada. Se você desperdiçá-la com longas introduções, vai sentir falta dela quando chegar ao filé mignom de sua mensagem. (mais em http://miud.in/2No)

7. LER: coloquei o verbo em maiúsculas, porque ler é mesmo um dos maiores pecados, mesmo sendo uma palavra tão curta. O apresentador não deve ler nada – nem os slides, nem anotações, nem um trecho da apostila. O público sabe ler, e consegue ver o seu slide. Fale com eles, ouça-os, e saiba o que dizer, na sequência certa, e com todos os pontos principais. Se houver algum aspecto textual da sua apresentação que não é importante o suficiente para ser aprendido e memorizado por você, provavelmente ele não é importante o suficiente para estar nela, também.

Falta de atualizações

Boa tarde queridos leitores, sei que um blog que vem tendo um crescimento assim como o Blog do Alex não pode ficar tantos dias sem atualizações, a falta de atualizações é devido a semana muito agitada que passei e com o tempo bem restrito para buscar informações e posta-las no blog. Mas já estamos preparando um post e até amanhã estará no blog.

WWDC 2010

Como já é de costume esse acontece mais uma edição da Worldwide Developers Conference (WWDC) 2010 e a Apple anunciou hoje que fará uma keynote de abertura com espaço para a imprensa, que será comandada por Steve Jobs, CEO da empresa. O evento especial em questão está marcado para o dia 7 de junho às 14 horas, no horário de Brasília.

Visando reunir desenvolvedores para Mac, iPhone e iPad ao redor do mundo, a WWDC 2010 estará dividida em cinco áreas distintas, que cobrem todas as camadas dos sistemas operacionais da Apple mais o uso das suas ferramentas de desenvolvimento e a criação de soluções para a internet. A empresa colocará aproximadamente 1.000 engenheiros à disposição dos 5.200 participantes da conferência, em mais de 100 sessões técnicas e 100 laboratórios práticos.

Assim como no em 2008 e 2009 recomendamos acompanhar a cobertura do evento pelo excelente blog Mac Magazine.

Caso apareçam novas informações repassaremos por aqui.

Google comemora 30 anos do Pac-man com Doodle jogável

O Google sempre está modificando seu o logotipo em momentos especias, datas comemorativas e alguns fatos marcantes. Mas dessa vez superou todos os outros doodles já usados no site.

Para comemorar os 30 anos do Pac-man, o Google lançou, hoje (21/05), um doodle especial, desenvolvido em HTML5, que permite jogar um dos mais famosos jogos já desenvolvidos.

Segundo o Google, a intenção foi reproduzir o jogo da maneira mais real possível, mantendo todos os aspectos gráficos e sons, além dos fantasminhas e dos bugs originais do jogo em 8 bits.

Para começar a jogar, acesse www.google.com.br e aguarde alguns segundos ou, se preferir, aperte o botão Insert Coin.

via google discovery

Evolução das camisas usadas pela seleção brasileira em Copas

A seleção brasileira é a única a participar de todas as copas do mundo e durante esses 15 mundias o uniforme da seleção sofreu algumas modificações.

Clique no infográfico e veja como foi a evolução dos uniformes usados pelos brasileiros em Mundiais.

via globo esporte

FIFA divulga frases dos ônibus das seleções na Copa

Já ocorreu na edição passada da copa do mundo decorar os ônibus das delegações com frases escolhidas por seus torcedores e nessa não é diferente.

A FIFA anunciou hoje as frases que irão decorar os ônibus das delegações na Copa 2010, escolhidas via o site da entidade.

As frases são bem criativas, e algumas muito legais como a da Holanda, "Não tema os cinco grandes, tema os 11 laranjas"

Segue a lista com todas as frases. Qual a sua preferida? Deixa sua resposta nos comentários.

África do Sul: Uma nação, orgulhosamente unida sob um arco-íris
Alemanha: Na estrada para ganhar a Copa!
Argélia: Estrela e a lua crescente com um objetivo: Vitória!
Argentina: Última parada: a glória
Austrália: Ouse Sonhar, Avance Austrália
Brasil: Lotado! O Brasil inteiro está aqui dentro!
Camarões: Os Leões Indomáveis estão de volta
Chile: Vermelho é o sangue do meu coração, Chile campeão
Coreia do Norte: 1966 de novo! Vitória para a Coreia do Norte!
Coreia do Sul: Os Gritos dos Vermelhos, República da Coreia Unida
Costa do Marfim: Elefantes, vamos lutar pela vitória!
Dinamarca: Tudo o que você precisa é uma seleção dinamarquesa e um sonho
Eslováquia: Façam tremer o gramado verde! Vamos Eslováquia!
Eslovênia: Com 11 corações valentes até o fim
Espanha: Esperança é meu caminho, vitória é meu destino
Estados Unidos: Vida, Liberdade e a busca pela Vitória!
França: Todos juntos por um novo sonho em azul
Gana: A esperança da África
Grécia: A Grécia está em todos os lugares!
Holanda: Não tema os cinco grandes, tema os 11 laranjas
Honduras: Um país, uma paixão, 5 estrelas no coração!
Inglaterra: Jogando com orgulho e glória
Itália: O nosso azul no céu africano!
Japão: O espírito Samurai nunca morre! Vitória para o Japão!
México: É hora de um novo campeão!
Nigéria: Super Águias e supertorcedores, estamos unidos
Nova Zelândia: Chutando ao estilo Kiwi
Paraguai: O leão Guarani ruge na África do Sul
Portugal: Um sonho, uma ambição… Portugal campeão!
Sérvia: Joguem com o coração, liderem com um sorriso!
Suíça: Vamos, Suíça!
Uruguai: O sol brilha sobre nós! Vamos, Uruguai!

Quando programadores vão ao oftalmologista

Você descobre que está trabalhando muito e precisa de férias, quando chega ao oftalmologista e começa enxergar isso.

Ilha Solteira é a Capital da Cultura do Brasil

A cidade de Ilha Solteira localiza-se no extremo noroeste do estado de São Paulo, na margem paulista do Rio Paraná, logo abaixo da confluência com o rio São José dos Dourados. Mais especificamente, ela está próxima à divisa de São Paulo com o Mato Grosso do Sul. Fundada no dia 15 de Outubro de 1968, a cidade, inteirinha planejada, foi construída para abrigar os trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira. Ana Luiza Souza, monitora do posto do Acessa SP dessa pequena cidade de cerca de 25 mil habitantes, conta nesse texto como Ilha Solteira se transformou, de uma cidade de operários da Usina, em pólo tecnológico, estância turística e na “Capital da Cultura” do Brasil!


Decreto Presidencial aprova o Registro de Identidade Civil (RIC)

Já faz algum tempo que se fala do RIC (Registro de Identidade Civil), é um cartão com um chip e um número de identificação único formado por 10 dígitos que é válido em todo o território brasileiro e que não é passível de duplicação, o que ajuda a diminuir fraudes. Além disso, o documento conta com um certificado digital baseado nas normas da ICP-Brasil, de forma que o cidadão poderá ter também uma “identidade virtual”. O cartão também poderá armazenar dados de outros documentos, como título de eleitor e CPF.

A implementação do RIC, é claro, não será imediata. Os primeiros cartões começarão a ser emitidos em outubro de 2010 em alguns estados, mas apenas para um número restrito de pessoas. A ideia é a de que, em até dez anos, praticamente toda a população brasileira já esteja utilizando o RIC. É possível ver mais detalhes sobre o assunto no seguinte vídeo:


Deputados contra a Ficha Limpa

Esse ano é ano de elegermos as pessoas que vão nos representar pelos próximos quatro anos. Algum tempo já estava tramitando na Câmara dos Deputados o projeto de Lei "Ficha Limpa". De forma resumida o Ficha Limpa é um projeto de lei de iniciativa popular para restringir candidaturas de pessoas em débito com a Justiça.

O projeto de lei, pro incrível que pareça foi aprovado pela Câmara dos Deputados e passou para o Senado, agora só depende dos nossos senadores aprovarem também.

Mas teve aqueles que foram contra esse projeto, veja abaixo a lista dos candidatos que não merecem nossos votos nem pra presidente de grêmio.

Alagoas
Joaquim Beltrão (PMDB)

Bahia
José Rocha (PR)
Marcelo Guimarães Filho (PMDB)
Maurício Trindade (PR)
Veloso (PMDB)

Ceará
Aníbal Gomes (PMDB)
Arnon Bezerra (PTB)
Zé Gerardo (PMDB)

Espírito Santo
Camilo Cola (PMDB)

Maranhão
Davi Alves Silva Júnior (PR)
Waldir Maranhão (PP)

Minas Gerais
João Magalhães (PMDB)
Marcos Lima (PMDB)

Mato Grosso
Eliene Lima (PP)

Mato Grosso do Sul
Antonio Cruz (PP)

Paraná
Chico da Princesa (PR)
Dilceu Sperafico (PP)
Giacobo (PR)
Nelson Meurer (PP)
Odílio Balbinotti (PMDB)
Ricardo Barros (PP)

Pará
Asdrubal Bentes (PMDB)
Gerson Peres (PP)
Wladimir Costa (PMDB)

Rio de Janeiro
Alexandre Santos (PMDB)
Dr. Paulo César (PR)
Eduardo Cunha (PMDB) - autor do destaque
Leonardo Picciani (PMDB)
Nelson Bornier (PMDB)
Solange Almeida (PMDB)

Rondônia
Marinha Raupp (PMDB)

Roraima
Neudo Campos (PP)

Rio Grande do Sul
Afonso Hamm (PP)
Paulo Roberto Pereira (PTB)
Vilson Covatti (PP)

São Paulo
Aline Corrêa (PP)
Beto Mansur (PP)
Celso Russomanno (PP)
Paulo Maluf (PP)
Vadão Gomes (PP)

Tocantins
Lázaro Botelho (PP)

Votaram pela manutenção do segundo destaque da noite, que, na prática, acabava com a proposta do ficha limpa:
Beto Mansur (PP-SP)
Edinho Bez (PMDB-SC)

Abstiveram-se:
Eduardo Cunha (PMDB-RJ)
Leonardo Piccianni (PMDB-RJ)

Autor do destaque: Jovair Arantes (PTB-GO) - não votou

Confira mais informações do Projeto no site oficial http://www.mcce.org.br/

A Cidade com o nome mais dificil do mundo


Você acha impossivel escrever ou pronunciar Eyjafjallajökull, o vulcão da Islândia, sem ajuda do Google? Quero ver quem consegue pronunciar ou até digitar o nome dessa cidade aqui, Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrn drobwllllantysiliogogogoch, é isso mesmo que você tentou ler.

Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrn drobwllllantysiliogogogoch, ou Llanfair PG para os íntimos, é a localidade com o nome mais comprido no Reino Unido. São 58 letras que tornam a palavra impossível de ser pronunciada por um brasileiro.

Em português, o nome da cidade significa igreja de Santa Maria no fundão do aveleiro branco perto de um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha. (em português também é tão simples assim)

Quer saber da onde tiram esses nomes? Simples veja aqui.

via abobreitions

Feliz Dia das Mães!


Por mais um ano o Blog do Alex vem desejar um FELIZ DIA DAS MÃES!

Essas mulheres que batalham e dedicam todo seu amor a ensinar, educar e montar um cidadão de caráter, agradeço totalmente minha mãe pela pessoa digna e feliz que sou hoje.

Obrigado MÃE!

PARABÉNS A TODAS MAMÃES!!! :-D

Prêmio Top Blog 2010

Estamos concorrendo por mais um ano ao prêmio Top Blog e contamos com os votos de todos vocês leitores, que fazem com que o Blog do Alex cresça cada vez mais.

No ano passado ficamos entre os 100 blogs mais votados e queremos muito sua ajuda para melhorar ainda mais nossa colocação, vote quantas vezes quiser.

Para votar é muito simples, clique no selo do prêmio ao lado, ou na imagem abaixo.

Ubuntu 10.04 Lucid Lynx

Como todos devem estar sabendo, saiu na quinta-feira passada a nova versão da distribuição linux Ubuntu, trata-se da versão 10.04 Lucid Lynx e traz várias mudanças e novidades, acredito que a principal delas e mais comentada é o visual que foi todo reformulado.

Novidades: mudaram o tema básico, mudarão também de lado os botões de navegação minimizar, expandir e fechar, passando pro lado esquerdo, sai o gimp, fica o empathy, entram o Gwibber e do Pitivi.

10 coisas que eu posso falar sobre ele:

1 - Quanto a posição dos botões eu acredito que a maioria vai fazer com que eles voltem pro lugar correto. (nada contra a quem gostou da ideia, mas depois de milhares de anos usando o lado direito será como fazer uma viagem a Inglaterra e tentar dirigir um carro por lá, a direção lá é do lado contrário da nossa).

2 - No caso dos temas, eu gostei e muitos também gostarão pelo fato de varias pessoas usar algum tema na cor preta, mas se você não gostou basta baixar outros outros na gnome-look.

3 - O empathy tá mas pra antipathy (e todo mundo acaba mesmo usando o amsn ou o emesene ou pidgin ou os 3).

4 - Pitivi, esse eu não conheço e ainda não usei, mas pelo que li, ele não é lá essas coisas e estar saindo como padrão é uma gigantesca bola fora o openshot dá de 1000 x 0, nele até porque o pitivi quase nem funciona, de acordo com relatos de alguns usuários.

5 - Fspot realmente eu nunca o usei pra edição de fotos, pra isso eu uso o gimp ou picasa, que além de corrigir e alterar as fotos ainda faz o upload direto em sua conta na web.

6 - Gimp eu realmente uso muito, gimp e o inkscape pra fazer banner e desenhos variados, o uso também pode ser usado para transformar arquivos pdf em imagens e edita-las, ficar sem eles é quase impossível e eu pretendo nunca ficar. Sua retirada foi como um chute no saco.

7 - Firefox continua, mas esta quase querendo deixar de ser usado, a cada versão passa a consumir mais memória, o chrome ainda não acertou todos os detalhes, mas já é uma boa alternativa junto com o opera.

8 - Gwibber é um agregador de redes sociais e possivelmente vai fazer muito sucesso. Foi sem duvida o melhor aplicativo acrescentado nessa versão, hoje todos nós trabalhamos com várias mídias sociais.

9 - Ubuntu Music Store - bom uma outra loja pra comprar música na internet, será que essa onda vai pegar com a galera do software livre?

10 - OpenOffice - a versão atual é a 3.2, mas eu como em toda versão vou remove-lo e instalar o BrOffice, acho melhor.

O que preocupa são as coisas que estão sumindo no Ubuntu, Enfim, em alguns casos parece a escalação da seleção brasileira, uns estão lá por que merecem os outros por hobby, nossa vantagem é que quem põem o time em campo somos nós e sempre podemos deixar de lado esses fanfarrões.

Ficou de fora da lista, mas os jogos padrões nessa versão também diminuíram, agora o Ubuntu conta com um número menor de jogos.

Pra quem usa alguma versão anterior do Ubuntu e quer atualizar, mas não quer perde os aplicativos instalados recomendo atualizar pelo próprio gerenciador de atualizações do Ubuntu.

Para baixar o Ubuntu 10.04 Lucid Lynx acesse www.ubuntu.com ou clique aqui.

Blog "Eu recomendo em Ilha"

Ilha Solteira vem crescendo pela internet, agora a cidade conto com o blog "Eu recomendo em Ilha", é uma iniciativa dos alunos da UNESP e tem por objetivo promover o debate sobre lugares onde frequentar em Ilha Solteira.

Segundo os idealizadores inicialmente o blog conta com apenas restaurantes, lanchonetes e afins mas tem o intuito de englobar todo o tipo de estabelecimento comercial e a iniciativa se deu pelo fato de que nem todos os estabelecimentos de Ilha Solteira tratam os universitários com o devido respeito e os consumidores terão a oportunidade de opinar sobre cada um dos estabelecimentos e sugerir também estabelecimentos a serem discutidos.

Excelente inciativa. Parabéns a toda equipe do "Eu recomendo em Ilha"