Palmeiras: Reconheça seu herói pelo uniforme

Foi realizado hoje (31/05) o lançamento da nova camisa do Palmeiras, o maior campeão brasileiro da história (sim, nós temos Libertadores).


Nesse filme vemos o (hoje) sr. Oberdan Cattani, antigo goleiro e lenda viva do clube, revelando essa criação da Adidas. Essa camisa foi feita em homenagem aos heróis de 1951, que conquistaram o Torneio Rio-São Paulo, o Mundial (sim, nós temos Mundial) e a Taça Cidade de São Paulo em um único ano.


Confira o filme!


via brainstorm9

Mapa dos tuítes mundiais

Quem visita o blog constantemente, sabe que vez ou outra infográficos aparecem por aqui e recentemente o Twitter divulgou alguns infográficos que mostram o número de tuites de cada região do planeta. Estados Unidos, Brasil, Indonésia e Japão são alguns dos principais.


Já no Brasil,  São Paulo é líder no envio de tuites. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.


via proxxima

10 verdades imutáveis sobre informática

Algum tempo atrás tinha visto um link no twitter que indicava "10 verdades imutáveis sobre informática que você é obrigado a saber", no Blogpaedia, então vamos a elas.

Mesmo que seja verdade que o universo computacional esteja em constante evolução, algumas coisas não mudam. Assim, apesar de estarmos nas portas de uma nova revolução deflagrada pela miniaturização de hardware e a fragmentação de software, os velhos problemas continuam existindo e tão cedo não tornar-se-ão histórias do passado.


1) Backups NON ECZISTEN.
Agora que estamos migrando os nossos principais dados para a nuvem, mais do que nunca a falta de backup está deixando as pessoas realmente nervosas quando perdem tudo, pois em algumas circunstâncias as suas senhas também são roubadas, o que torna o prejuízo enorme. A solução e fazer eles(os backups) existirem.

2) 0 segundos nunca é igual a zero segundos do mundo real.
Sabe aquelas barras de download que tanto apavora os usuários servidos por banda larga estreita? O incrível é que quando chega ao zero segundo, que seria teoricamente tempo algum, a coisa pode se estender por muitos segundos, até minutos e em alguns casos empaca até você apelar para o famigerado CTL-ALT-DEL e perder todo o download.

3) A ajuda nunca funciona.
Vamos falar sinceramente, aquelas ajudas que os programas oferecem quando você precisa desesperadamente de uma informação alguma fez te ajudou? A mim não e acredito que à grande maioria das pessoas também - os fóruns da internet costumam resolver as dúvidas.

4) Discos rígidos devem ser necessariamente dispositivos silenciosos.
Esta é a teoria, pois se na prática você começar a ouvir um zumbido partindo do HD, ou clacs e estalidos estranhos quando liga o computador, ou o HD começa a levar uma eternidade para “arrancar”, então lute imediatamente contra a 1ª verdade copiando o seu diretório de dados para outro HD.

5) O HD sempre está fragmentado.
Mesmo que você use um disco rígido só para o sistema e programas e outro para dados, certamente o do sistema estará fragmentado. Os benefícios da desfragmentação duram uns 2 dias e logo após vem a famosa degradação na velocidade e você estará dando com os burros n'água de um computador lerdo feito uma carroça.

6) Sempre há algo da moda infectando os computadores.
A tecnologia evolui e o mal com ela. Uma vez as pessoas se infectavam com disquetes, depois com o advento da internet, tudo se complicou e começaram as ondas de infestações por anexos de e-mail. Mais recentemente teve a onda dos vírus de pendrive e agora a moda é pegar malwares através de sites idôneos comprometidos com links maliciosos. Contra esta modalidade de infecção, resta orar pela eficiência do seu antivírus.

7) Browsers jamais abrem sites sozinhos.
Quando os navegadores adquirem“vida” e “inteligência” suficientes para abrirem sites, quase sempre pornográficos ou do Mercado Livre, então acredite nesta verdade: isto com certeza é sintoma de vírus.

8) Computadores de datashow nunca funcionam quando mais precisamos deles.
Caso você tenha uma apresentação importantíssima para fazer e confia cegamente no computador do lugar, acautele-se, pois muitas coisas podem dar errado: o mouse não funciona, a versão do Power Point não é compatível, o computador trava no meio da apresentação, etc. Por isso, a verdade que mais funciona é o SEU laptop levado embaixo do braço.

9) A grande maioria dos problemas dos computadores é resolvida com um só método.
Quando tudo o mais falha, a solução quase infalível é desligar tudo, esperar 30 segundos, e religar. Evite a opção “reiniciar o Windows”, que é o reboot a quente, que nem sempre funciona como o reboot a frio.

10) Se o método acima não funciona, aplique a solução mais infalível de todas.
Quando o computador simplesmente não inicializa o Sistema Operacional (não dá o boot), então, usando um mínimo conhecimento técnico você deve estar preparado para a operação ninja de retirar os chips de memória da placa mãe e a placa de vídeo (se esta for off-board). Munido de uma borracha de lápis, limpe os contatos banhados a ouro e certifique-se de que não ficou nenhuma sujeira. Depois dos componentes perfeitamente reinstalados, você constatará como um procedimento tão simples acaba com a maioria dos pesadelos na informática.

ICQ está de volta!

Você não leu errado não, o titulo do post está correto, o ICQ voltou! A verdade é que ele nunca acabou, a versão para Windows sempre sem manteve e atualmente está na versão 7.5.

É que agora está disponível para Mac OS X e também Linux. Baseado em Adobe AIR 2.5, o novo ICQ pesa apenas 3,5MB quando instalado e traz como grande novidade integração com o Facebook Chat (motivo que me fez usar desde de seu lançamento).

O aplicativo ainda oferece histórico de mensagens trocadas com seus contatos, rápida atualização do seu status (com a possibilidade de postá-lo no Facebook e/ou Twitter) e recurso embutido para compartilhamento de vídeos do YouTube.

Baixe agora para Mac OS X, LinuxWindows e Mobile

Eu já estou usando, e você?

A realidade da educação no Brasil

A Professora Amanda Gurgel silencia Deputados em audiência pública ao falar sobre condições precárias de trabalho no RN/BRASIL.

Últimos dias para as inscrições do vestibulinho ETEC

VESTIBULINHO ETEC - 2º SEM/2011
Inscrições - de 29/04 até as 15h do dia 20/05/11
Exame – 19/06/11 (Domingo), às 13h30min
Inscrições somente pelo site:

CURSOS OFERECIDOS:

ETEC DE ILHA SOLTEIRA
Enfermagem - noite - 40 vagas
Informática - noite - 40 vagas
Meio Ambiente - noite - 40 vagas

EXTENSÃO ILHA SOLTEIRA - ESCOLA ESTADUAL DE URUBUPUNGÁ
Contabilidade - noite - 40 vagas

EXTENSÃO PEREIRA BARRETO - E.E. CEL. FRANCISCO SCHMIDT (CENE)
Secretariado - noite - 40 vagas

10 coisas que o VLC faz e você não sabia

Como digo em vários posts, enquanto navegava pela web, esses dias, eis que me deparo com um excelente post sobre o VLC no BR-Mac.org. Para quem não conhece, o VLC é um excelente programa open source multimídia, muito popular entre usuários de Mac e Linux. Ele é o media player preferido de muitos usuários experientes, porque tem suporte completo a múltiplos formatos de arquivo populares.


A lista de funcionalidades do VLC é tão vasta, que é bem provável que ele tenha alguns recursos que seriam úteis para você, e você nem saiba ainda!

O post do BR-Mac traz 10 dicas interessantes sobre essa poderosa plataforma de código aberto. 

1 – Tocar DVDs ignorando o código da região: aquele DVD que você trouxe de uma viagem ao exterior e não toca no aparelho da sala devido ao infame DRM baseado em códigos de regiões não é problema para o VLC!


2 – Converter formatos: além de tocar uma enorme quantidade de formatos de vídeo  e áudio, o VLC também sabe converter entre eles (para acessar um assistente, tecle ⇧⌘W).

3 – Usar legendas baixadas da web: se o seu vídeo não tem legendas no idioma que você gostaria, é possível que alguém já tenha escrito uma legenda para ele e disponibilizado para download. E se você encontrá-la e fizer o download, o VLC saberá exibi-la em conjunto com o vídeo original sem legendas! (menu Video | Subtitles Track)

4 – Colocar um logo em seus vídeos: se você vai distribuir um vídeo mas gostaria que sua identificação (discreta, por favor!) constasse nele, o VLC pode ser uma alternativa para realizar a sobreposição do logo às imagens, embora eu só tenha visto instruções sobre como fazer isso via linha de comando.

5 – Tocar vídeos danificados e inacabados: tendo nascido com a premissa de exibir vídeos transmitidos dinamicamente pela rede, o VLC é tolerante a falhas por natureza, e pode ser uma boa alternativa para tentar ver um arquivo cujo download foi interrompido antes da hora, ou que foi parcialmente danificado por problemas no disco, por exemplo.
6 – Exibir vídeos de arquivos RAR: basta abri-los – o VLC os descompacta dinamicamente, inclusive em arquivos multipart.

7 – Exibir vídeos de arquivos ISO: basta abri-los, e nem é necessário montá-los antes: o VLC sabe lidar com eles mesmo que para o sistema operacional eles sejam apenas um arquivão.

8 – Gravar trechos de vídeos: é possível gravar trechos de vídeos (por exemplo, de DVDs) enquanto você os exibe (⇧⌘R).

9 – Ouvir rádios on-line: para quem é fã de rádio e não exige um programa especializado para isso, o VLC pode ser uma alternativa (abra o stream da sua rádio preferida ou, para inserir automaticamente uma seleção de rádios na sua playlist, use o menu File | Services Discovery | IceCast Directory).


10 – Exibir vídeos em modo ASCII: nem na época dos terminais de texto fazíamos isso “a sério”, mas a ideia parece divertida mesmo assim! Para ver se o módulo está funcionando na sua versão do VLC, vá em Preferences | Video | Output module e troque a opção Default pela Color ASCII ART Video Output. Quando cansar, ou se não estiver funcionando na sua versão, basta depois retornar para Default.

Espero que essas dicas sejam úteis para todos que gostam de usar o que há de melhor quando o assunto é multimídia e sem gastar nada.

Deixem dicas e sugestões de posts através dos comentários.

Infográfico com história dos navegadores

Quando se fala em navegador (browsers) se pensa logo no Internet Explorer, mas a história mostra que ele não foi o primeiro navegador da web. A historia iniciou-se lá em 1994 quando a Netscape lançou o seu produto líder Navigator, que no ano seguinte tornou-se o mais popular navegador da web, mas de lá para cá muitos outros apareceram e ganharam espaço.

via blog da ahi

Homens e mulheres no Facebook

A diferença entre homens e mulheres no Facebook.


via failbook

As músicas do ano do seu nascimento

Clica no ano do seu nascimento: trata-se  de um juke box que recupera 60 anos de música e que permitirá ouvir as melodias do ano de seu nascimento... ou de qualquer outro ano entre 1940 e 1999.


Para ouvir músicas da época, clica no ano e depois nos nomes que aparecem na janela abaixo dos controles.

Obrigado a Jaqueline que me enviou este email.

Ubuntu 11.04 com Unity no VMware Fusion e VirtualBox

Semana passada com o lançamento do Ubuntu 11.04, muito foi comentado até mesmo aqui. No post foi apresentado apenas as novidades e o lado bom do sistema da Canonical e principalmente o uso o Unity. Quem instalou o Ubuntu 11.04 por máquina deve ter se decepcionado um pouco por continuar a usar o ambiente Gnome e não ver nada de Unity por ali. Isso aconteceu com esse que vos escreve também, decepções a parte vamos resolver esse "problema".


Como dito no post anterior o Unity depende de aceleração 3D para funcionar perfeitamente, coisa que algumas máquinas virtuais não conseguem fazer bem. Felizmente há uma versão 2D da interface do usuário que não depende de aceleração 3D e tudo o que preciso fazer é adicionar a três linhas no terminal.

$ sudo add-apt-repository ppa:unity-2d-team/unity-2d-daily
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install unity-2d-default-settings

Basicamente acima você está adicionando o pacotes para a versão 2D, atualizando suas listas e instalando.

Pronto, após reiniciar seu Ubuntu 11.04 ele deverá estar usando a interface Unity com 2D.

via dtamonline