Projeto Google+, a nova rede social do Google

A nova rede social do Google já esta fazendo sucesso entre os usuários do twitter e toda essa galera que gosta de novidades e redes sociais. O Google Plus vem com força promete alavancar o mercado de social mídia. Levar, à web, a riqueza do compartilhamento da vida real. Este é o conceito do Projeto Google+.


O Projeto Google+ estará presente em todos os produtos da empresa. Isso somente será possível pois o Google redesenhou a barra de menu superior. Agora, além da nova cor, ela passará a contar com várias novas opções que permitirão, aos usuários, acessarem os seus perfis do Google, receberem notificações em tempo real, além de poderem compartilhar conteúdo a qualquer momento. O sistema de notificação será semelhante ao do Facebook, que exibe um número vermelho na barra de opções sempre que uma novidade é encontrada.

Para entender melhor o Google+ confira o video abaixo feito pelo Ricado Fraga do Google Discovery.

Infográfico especial celebra os quatro anos do iPhone

Desde que o iPhone foi lançado se passaram 4 anos, é o tempo passa muito te pressa mesmo. Para celebrar essa data o Mashable compilou marcos importantes da história desse produto que revolucionou o mercado de telefonia moderna. Confira o infográfico.


via macmagazine

Por que você não é um Zuckerberg

Conheça abaixo 10 motivos que mostram porque você não é um Mark Zuckberg.


1. Você não gabaritou o vestibular de Harvard
Você pode até ser muito inteligente, pode até ter ido muito bem em um vestibular concorrido na USP ou numa federal, mas daí a gabaritar o vestibular de Harvard tem uma enorme distância. Ainda que você, aqui no Brasil, seja mais inteligente que o Mark em Harvard, você está no Brasil, ele estava lá em Harvard, e a maneira como a academia e o mercado se relacionam lá e aqui são completamente diferentes.

2. Você não está nos EUA em fevereiro de 2004
Se o próprio Mark tivesse feito o Facebook alguns anos antes ou alguns anos depois, teria tido um resultado muito diferente do que teve, assim como tiveram seus antecessores e seus sucessores. Você pode falhar por ter começado tarde demais, mas também pode falhar por ter começado cedo demais.

Além disso, é preciso lembrar o que era EUA em 2004: o início da nova onda de startups, a web 2.0 fervilhando, a internet recobrando sua reputação perdida com a bolha, muito dinheiro sendo investido em novas ideias novamente, em 2005 surgiria o TechCrunch. Mesmo que estivesse nas mesmas condições que Mark, hoje teria que lidar com um mundo pós-crise imobiliária.

3. Você não é um excelente programador
Se você for, ignore este ponto. Mas se você não é um ótimo programador, o máximo que você pode ser é um Eduardo Saverin, não um Mark Zuckerberg.

Lembre-se, a ideia do Facebook até os imbecís dos irmãos Winklevoss (lembre-se, me refiro ao filme) poderiam ter. Mas fazer um Facebook, somente Mark em suas noites insones diante do computador poderia. Se você não é um programador, pode até sonhar em se tornar um Steve Jobs ou um Bill Gates, mas nunca um Mark Zuckerberg.

4. Você não sabe a Ilíada de cor em grego antigo
Ainda que você seja um verdadeiro nerd e um gênio da computação, lembre-se que Mark quando entrou na universidade já sabia ler e escrever em francês, hebreu, latin e grego antigo. E sim, decorar a Ilíada faz MUITA diferença na hora de dar sua vida a um projeto – esta sim é uma verdadeira escritura que fala de mitos de verdade nos quais você deveria se inspirar no lugar de um filme de Hollywood. (Ok, aqui eu roubei, eles não contam isso no filme, está na Wikipédia, mas está também no espírito do personagem do filme)

5. Você tem muitos amigos
Se você vai ao cinema com os amigos ver A Rede Social, significa que você tem tempo para ir ao cinema com os amigos, e jamais poderá ser um Mark.

6. Você não é amigo do Sean
Como em qualquer mito, o herói deve encontrar um mentor que o guia em sua trajetória por todos os perigos. Se você não tem um amigo escolado no mundo das startups digitais, terá que errar muito e aprender com seus próprios erros e poderá até acertar, mas não de primeira e tão bonito quanto o Mark.

7. Você está no Brasil
O ecossistema econômico-político brasileiro é muito diferente do americano, isso sem comparar 2004 com hoje. Provavelmente o resultado de sofrer um processo de uma família muito rica e poderosa seria muito diferente aqui do que lá. Aqui, entre os nossos poderosos, não tem essa de “nós somos homens de Harvard, não podemos contratar um mafioso para matar esse cara porque não seria honrado”.

8. Você não tem Investidores
Pelo menos, com certeza, não um investidor anjo como Peter Thiel com 500 mil dólares e a experiência de ter fundado o Paypal.

9. Você não é um canalha
No inicio do filme a namoradinha deixa claro ao Mark: não estou me separando de você porque você é um nerd, mas porque você é um canalha. No final ele flerta com outra garota que corrige a primeira: você não é, mas se esforça muito para ser um canalha. Se este não é o seu caso, e se você não aguentaria a carga emocional de passar para trás e depois ser processado pelo seu melhor e único amigo, não ache que poderá ser um Mark.

10. Você não quer ser um bilionário infeliz
O Mark, pelo menos o Mark Zuckerberg do filme, é um cara triste, sem amigos, com uma vida amorosa frustrante e que se afunda no trabalho, achando que suas conquistas na sua startup vão trazer seu amor de volta. Ele percebe que isso não vai acontecer, mas é tarde demais. Se fosse um filme (mais) romântico e não baseado em fatos reais, ele poderia deixar tudo, largar o Facebook e voltar para o amor de sua vida. Mas não, ele é apenas um bilionário infeliz. Eu não queria estar no lugar dele.

Você pode me contrariar e dizer que tem todos estes pré-requisitos, mas mesmo assim, o Facebook já foi fundado, esta oportunidade já passou, você pode ser você mesmo e ser muito feliz ou muito rico, mas jamais poderá ser Mark Zuckerberg.

Escrito por Gilberto Jr - via Webinsider

Por dentro dos sites

Acessar um site e ver tudo funcionando perfeitamente é muito bom, mas alguém já parou para saber como realmente esses sites são por dentro? Dois diretores de criação responsáveis pelo Back of a Webpage. Na visão dos mesmo os sites são assim:







Moto Fest 2011

Está chegando o XIII Moto Fest de Ilha Solteira, de 23 a 26 de junho, o maior encontro de motociclistas da região e um dos maiores do Brasil. Venha você também para essa grande festa!



A internet em 60 segundos

A internet é uma coisa muito rápida, e a cada dia se torna mais rápida, já parou para imaginar o que acontece a cada 60 segundas na web? O pessoal da Go-Gulf já, e para mostrar isso criaram esse infográfico, que traz alguns fatos interessantes e impressionantes.

- 60 novos blogs são criados;
- Mais de 168 milhões de emails são enviados;
- Twitter: 320 novas contas são criadas e 98.000 tweets são enviados;
- 600 vídeos são carregados para o Youtube;
- 695.000 atualizações de status, 79.364 posts e 510.040 comentários são feitos no Facebook;


É um grande movimento em um minuto...

iCloud: o serviço baseado na nuvem da Apple

Depois de falarmos do OS X Lion, iOS 5 é hora de mostrar a ultima novidade apresentada por Steve Jobs durante a WWDC 2011, o esperado iCloud, serviço de computação em nuvem da Apple, na verdade isso é a nova versão do MobileMe, agora com novo nome e novos recursos.


Do MobileMe sobrou apenas o histórico, pois os aplicativos integrados ao iCloud foram construídos integralmente do zero. Eles vão funcionar com qualquer dispositivo Apple que receber o iOS 5. Além disso, terá integração com o Mac OS e o Windows, embora a Apple não tenha fornecido muitos detalhes com relação a isso.

Para acionar o iCloud, bastará inserir o nome de usuário e a senha da conta Apple no dispositivo, seja ele um iPhone, iPod Touch ou iPad. A partir desse momento, arquivos e documentos do aparelho serão enviados para a nuvem mantida pela Apple. Sem necessidade de ajustes ou configurações, assegurou Steve Jobs durante a apresentação.

O iCloud vai funcionar com documentos graças ao que a Apple chamou de “documentos na nuvem”. Ao criar um novo arquivo, ele será automaticamente replicado em todos os dispositivos. Steve Jobs comentou durante a apresentação que o iCloud para documentos é uma vitória particular para ele, que vem tentando “eliminar” o sistema de arquivos faz dez anos. Na prática, o que ele quis dizer é que os usuários não precisam mais navegador por pastas e mais pastas para encontrar um documento. Agora basta abrir o aplicativo e vê-lo na listagem, não importante em qual dispositivo ele está.


Além de documentos, o iCloud prevê a sincronização das fotos entre os diversos dispositivos. Ao bater uma foto no iPhone, ela automaticamente será enviada para a nuvem e depois será baixada para o iPad e o iPod Touch. De acordo com a Apple, essa operação é totalmente simples e sem engasgos. Depois de poucos segundos da foto ser capturada, ela já está replicada nos aparelhos

O iCloud não vai custar nada. Ele prevê 5 GB de armazenamento para documentos. A Apple não revelou qual será o armazenamento destinado a fotos e músicas. A empresa também não disse como ficam os vídeos capturados com dispositivos rodando iOS.

Assim como o iOS 5, o iCloud está previsto para setembro de 2011. 

Para manter o iCloud funcionando, a Apple acaba de inaugurar um datacenter com o que há de mais moderno em termos de tecnologia e de arquitetura e engenharia ambientalmente sustentáveis. Seu custo é estimado em US$ 1 bilhão.

Novidades do iOS 5

No ultimo post falamos da apresentação do OS X Lion e como prometido as informações sobre os detalhes da WWDC 2011 seriam divididos em 3 posts, então vamos ao segundo com os detalhes agora do iOS 5, sistema da Apple para seus gadgets (iPod, iPad e iPhone).

A nova versão do iOS já está sendo considerado por muitos que testaram a versão beta do sistema o melhor sistema operacional já desenvolvido para gadgets até hoje. O sistema ganhou mais de 200 novas funcionalidades. Algumas são específicas para os menores iPod e iPhone e outras apenas para o tablet da empresa.

Uma das novidades é o twitter ( se você ainda não possui uma conta no microblog, aproveite para criar), pois a nova versão do iOS traz integração total com o twitter, usuários poderão mandar tweets direto do Safari, do Maps, do aplicativo de fotos e até mesmo do YouTube por meio do painel de ações.

Também foi apresentado um sistema de bate-papo específico para quem tem iOS, chamado iMessages. Ele permite envio de texto, contatos e mídia sem limites, tanto pela rede 3G quanto por WiFi. Bem como já acontece como Whatsapp esses tempos apareceu gratuito na App Store.


Talvez uma das coisas que mais agradou os usuários é novo formato de notificações, imita bastante o Android, acumulando notificações de diferentes aplicativos e permitindo o rápido acesso à elas a partir da barra superior (sendo chamado por alguns de cortininha).


Uma das coisas que muitos sentiam falta era poder comprar seu iPhone, iPod ou iPad e sair desfrutando de todos os recursos de seu novo aparelho, até a versão atual é preciso esperar chegar em sua casa ou qualquer lugar que se tenha acesso a um computador com iTunes. Com o novo sistema, será possível tirá-lo da caixa e começar a usá-lo imediatamente.


Com o iOS 5.0, a Apple vai passar a enviar atualizações do sistema direto para o dispositivo, sem a necessidade de plugar no iTunes para atualizar.

Mas calma, não vai ser agora que poderemos desfrutar de todos esse novos recursos, o iOS 5.0 deve chegar aproximadamente em setembro e vai ser compatível com o iPhone 3GS, iPhone 4, iPad 1 e 2 e iPod Touch de 3ª e 4ª geração. Por enquanto apenas programadores do iOS poderão testá-la: a versão iOS 5.0 beta já está disponível para download no centro de desenvolvedores da Apple.

via tecnoblog

WWDC 2011: Mac OS X Lion

Como havíamos anunciado aqui, foi realizada nessa segunda-feira (06/06) a abertura da WWDC 2011,  conferência anual de desenvolvedores, realizada pela Apple. Como esperado várias novidades foram apresentadas pela Apple, Mac OS X Lion, iOS 5 e o mais aguardado e até então desconhecido iCloud. Vamos falar de todos eles, mas como muito coisa foi dita sobre cada um e temos muitos pontos importantes a citar, vamos dividir tudo em 3 posts, um para o Mac OS X, outro para o iOS 5 e por ultimo o iCloud seguindo essa ordem que foi a mesma usada pela Apple para apresentar os produtos.

Começamos então com o Mac OS X Lion que por algum motivo que ninguém sabe no comercial a Apple chama apenas de OS X Lion.  O Lion, sucessor do Snow Leopard, está confirmado para o próximo mês (julho), mas a data exata não foi informada.


De acordo com a Apple, o Lion conta com mais de 250 recursos novos. Geralmente Steve Jobs vem com esses números, sem nunca comprová-los oficialmente. De qualquer forma, um dos executivos da Apple mostrou os recursos mais importantes que estarão disponíveis no Lion.

Gestos multitouch – Inspirando-se no iOS, a Apple implementou os mais variados gestos com vários dedos simultaneamente. Por exemplo, no Safari dá para usar três dedos e controlar o navegador para avançar ou voltar na página. Além do swipe, o movimento de pinça está garantido na nova versão do sistema. (Vai funcionar somente em Macs com tecnologia multitouch)

Aplicativos em tela cheia – A explicação para esse recurso é tirar total proveito de cada ínfimo pixel nos MacBooks. Agora, diversos aplicativos têm uma versão em tela cheia, como o iPhone. De acordo com a Apple, a possibilidade de pular de um aplicativo para outro com os gestos multitouch viabiliza a visualização em tela cheia.

Mission Control – É uma união do Spaces com o Exposé. Os dois recursos foram agrupados em apenas um, que permite gerenciar todos os aplicativos rodando na máquina.

Mac App Store – Agora é padrão no sistema operacional da Apple, com direito a compras in-app. De acordo com a Apple, a versão mais recente da loja virtual terá notificações Push para avisar sobre atualizações em aplicativos.

Launchpad – Copiado do iPad, esse recurso mostra todos os aplicativos instalados no Mac com apenas um gesto de pinça.

Retomar (Resume) – Acabou aquela história de ter que reabrir documentos depois do Mac reiniciar, por exemplo. O Lion automaticamente retoma os arquivos que estão sendo editados no momento em que o aplicativo é acionado.

Salvar automático (AutoSave) – Não há mais a necessidade de salvar documentos. A Apple promete que os arquivos estarão sempre salvos com as alterações mais recentes.

Versões (Versions) – Uma espécie de Time Machine para documentos. O Lion vai fazer um controle de versões automático dos documentos em edição. Inclusive, Steve Jobs prometeu arrastar-e-soltar de elementos entre duas versões de um mesmo documento.

AirDrop – Sistema de reconhecimento de máquinas que estejam na mesma rede (cabeada ou Wi-Fi), com direito a troca de arquivos por meio de P2P.

Mail v5 – A nova versão do aplicativo de email da Apple foi refeita do zero. Além de oferecer visualização em tela cheia, um de seus pontos fortes é a visualização por conversação. A busca do Mail ficou mais esperta, e sabe reconhecer diferenças entre termos relacionados a mensagens e nomes de contatos.

via tecnoblog

Data e local da Campus Party 2012 definidos

A data e local da Campus Party Brasil 2012 já foram definidos, desta vez casa e data novos, mas o evento continua o mesmo segundo os organizadores. A #cpbr5 será realizada no Anhembi Parque (eu já imaginava), entre os dias 6 e 12 de fevereiro de 2012.


O nosso novo espaço, que conta com mais de 70 mil m², é o maior e mais tradicional local de eventos e feiras da América Latina. O Anhembi abriga importantes eventos como o Salão do Automóvel, o carnaval de São Paulo e a Fórmula Indy. Já recebeu shows do Oasis, Elton John, Amy Winehouse e Green Day, entre outros. Mais uma vantagem: é acessível, com estações de metrô bem próximas:


Um relógio que marca a contagem regressiva para o inicio do evento já foi colocado no site da Campus Party.


Anote na sua agente pois na minha já está marcado e espero estar lá :)

Data: 6 a 12 de fevereiro de 2012
Local: Anhembi Parque, em São Paulo


via campus-party

Microsoft divulga imagens do Windows 8

A Microsoft finalmente divulgou algumas imagens do futuro Windows 8 durante a conferencia D9, que pensada para ser usada em dispositivos com tecnologia touchscreen.






De acordo com a companhia, esses são alguns dos aspectos que podemos esperar do Windows 8:
  • Interface com tiles de notificação e informações em tempo real dos aplicativos, como já acontece no Windows Phone 7.
  • Troca entre aplicativos, inclusive com redimensionamento automático das imagens apresentadas em aplicativos de foto e de vídeo.
  • Navegador “totalmente otimizado” para toques, “com o poder de aceleração por hardware do Internet Explorer 10”.
Na demonstração, a Microsoft deixou bem claro que a interface do Windows 8 é voltada para dispositivos touch, mas a interface convencional do Windows 7 estará disponível para quem quiser usar aplicativos tradicionais que não estejam preparados para esse tipo de entrada de dados, como o próprio Office.

Assista abaixo ao vídeo de demonstração do Windows 8. (em inglês)


via tecnoblog

WWDC 2011

Como de costume por aqui, foi anunciada pela ontem (31/05) a data da conferência anual de desenvolvedores, realizada pela Apple, também conhecido como WWDC 2011. O evento está marcado para 6 de junho, (próxima segunda-feira), às 14 horas, pelo horário de Brasília, com direito à participação da imprensa internacional.


Segundo comunicado da Apple, a keynote será comandada por Steve Jobs e alguns membros do seu time de executivos. O foco dela será a apresentação do que a companhia chamou de “software da próxima geração”, no qual estão inclusos o Mac OS X 10.7 Lion (em fase de testes desde o início do ano), iOS 5 (sem detalhes divulgados até o momento) e do iCloud.

A Apple iniciou as vendas dos ingressos para a WWDC 2011 no dia 28 de março e eles foram esgotados em algumas horas. Cerca de 5.200 desenvolvedores são aguardados para a conferência no Moscone Center de San Francisco, onde eles poderão ter acesso a mais de 100 sessões técnicas sobre as novidades a serem divulgadas pela empresa.