Transforme seu smartphone em um controle para o jogo Chrome Super Sync Sports

O Google liberou um novo experimento no Chrome Experiments, o Chrome Super Sync Sports é um joguinho em que o objetivo é correr, pedalar ou nadar mais rápido que os outros. Seria apenas mais um jogo simples se não fosse por dois detalhes: você controla o personagem através do seu smartphone e melhor, sem instalar nada no seu gadget.


Tudo isso é possível graças a duas tecnologias do HTML5, que são as grandes responsáveis por fazer a mágica acontecer: a Touch API, que permite que o navegador do seu smartphone reconheça os gestos que você faz na tela; e o WebSockets, que sincroniza dados entre o smartphone e o computador.

Para brincar, acesse o site do Chrome Super Sync Sports no seu computador usando uma versão recente do Chrome, Firefox ou Safari. Selecione um dos esportes (corrida, ciclismo ou natação) e escolha se você deseja jogar sozinho ou com amigos, até 4 pessoas podem participar de uma partida. Depois acesse g.co/super no Chrome do seu smartphone e digite o código que aparece no seu monitor.


Para começar a partida, será necessário escolher um dos 50 personagens disponíveis. Isso também pelo smartphone, usando as setas direcionais que aparecerão no aparelho. Os controles aparecerão na tela do smartphone.

Mas uma dica importante, não faça isso no seu serviço, pois mesmo simples o joguinho é muito divertido e pode tomar horas importantes do seu trabalho.

Heineken faz seleção de estágio nada convencional

Quando estamos a procura de um emprego ou estágio, uma das coisas que mais preocupam as pessoas é a entrevista, tem muita gente que se sai perfeitamente em todas etapas, mas ao chegar na entrevista coloca tudo por água abaixo. Além de que quase todas respostas são sempre iguais. 


A Heineken estava precisando contratar um estagiário para atuar em eventos patrocinados pela marca, mas nas entrevistas, entretanto, as respostas tradicionais de sempre não seriam suficientes para revelar os atributos que a companhia realmente procurava. A solução, então, foi fazer uma seleção um tanto quanto fora do comum.

Em vez de perguntar experiências, pretensões, habilidades, a Heineken decidiu testar os 1.734 candidatos à vaga de estágio. Como eles reagiram às situações tensas a que foram expostos?

Veja no vídeo abaixo as três melhores reações, eleitas pela própria Heineken para disputar a vaga.

Sony divulga informações sobre o PlayStation 4 (PS4)

Na noite dessa quarta-feira (20/02) num evento em Nova York, EUA, a Sony apresentou a quarta geração do PlayStation (PS4), que chega com a missão não só de fazer frente aos videogames das rivais Nintendo e Microsoft (Xbox), como também de manter o sucesso alcançado desde o PlayStation 1 (Tenho o meu até hoje).


O PlayStation 4 conta com 8 GB de memória RAM, placa de vídeo avançada, HD com alta capacidade de armazenamento e processador x86 de oito núcleos (provavelmente AMD), ou seja, o console tem uma arquitetura bastante próxima a dos PCs. 

O joystick também foi renovado, embora ainda lembre os controles das gerações anteriores. Chamado de  DualShock 4, tem como destaque um “touchpad” na parte frontal que promete aumentar as opções de interação do jogador, conceito semelhante ao que foi implementado no portátil PS Vita.


A Sony frisou que o joystick poderá ser usado para ativar imediatamente o PS4. Isso significa que o usuário não precisará aguardar preciosos segundos para esperar o console dar “boot”; basta apertar um botão no controle e o aparelho estará em pleno funcionamento quase no mesmo instante, podendo inclusive voltar ao ponto de pausa de um jogo que estava em andamento.


Ficou ansioso pelo PS4? Calma, não vai ser agora que poderemos desfrutar de seus recursos, a expectativa é a de que o console chegue no final do ano, talvez para as vendas de Natal. É possível ainda que mais detalhes sejam revelados na feira de games E3, que acontece em junho. Por ora, tudo não passa de uma promessa, com potencial, mas ainda uma promessa.

Nota de esclarecimento

Olá, antes de pensarem que o blog foi abandonado, gostaria de explicar que está por um grande tempo sem atualizações por alguns motivos que não me permitem tempo de escrever para vocês, calma, vou explicar os motivos.

Primeiramente o que acabou gerando um grande tempo sem updates do blog foi por eu ter voltado a ministrar aulas na ETEC e isso demanda um grande tempo. Mesmo com as aulas ainda continuo no meu emprego antigo de técnico em informática e recentemente estamos fazendo várias modificações na empresa o que me faz trabalhar bastante e nos momentos livres, que são poucos eu uso para descansar.

Espero que compreendam o  motivo e continuem acessando o blog, acredito que a partir do mês de março ele volta a sua normalidade e ainda hoje tem posts novos. Aguardem.

Alex Palombo.

O que significam letras E, G, H, H+ e 3G no meu smartphone?

Hoje (06/02) pela manhã enquanto olha meu Google+ me deparei com um link do Infowester que para muitos da área de tecnologia já é coisa conhecida faz tempo, inclusive para mim, mas ainda assim me chamou atenção para clicar nele e ver o post. Trata-se de um post sobre o tipo de tecnologia móvel e o significado daquelas letrinhas que aparecem no top do nosso smartphone.

O post dele foi feito em resposta a dúvida de um dos leitores do Infowester e tenho certeza, também ser duvida de muita gente que compra um smartphone, contrata um plano de internet e não entende nada sobre aquelas letras que estão no topo do aparelho. Como a resposta foi bem simples e clara resolvi postar aqui também para leitores do blog que ainda tem dúvidas. Vamos a explicação.

Estas letras, de fato, estão relacionadas ao acesso à internet no aparelho, pois indicam que tipo de tecnologia móvel a sua linha está utilizando no momento. É importante você conhecê-las um pouco porque cada letra, isto é, cada tecnologia, possui características distintas que determinam principalmente a velocidade da sua conexão.

- G: faz referência à tecnologia GPRS (General Packet Radio Service), que pode transmitir dados com velocidade de até 171,2 Kb/s (kilobits por segundo), normalmente não passando de 80 Kb/s;

- E: letra que indica a tecnologia EDGE (Enhanced Data Rates for GSM Evolution), que é um pouco melhor que o GPRS, sendo capaz de transmitir dados à taxa de 473,6 Kb/s, embora dificilmente ultrapasse 384 Kb/s;

- H: indica a tecnologia HSPA (High Speed Packet Access) ou o padrão HSDPA (High Speed Downlink Packet Access). Ao ver esta letra, você tem certeza de estar utilizando uma conexão que pode alcançar velocidades relativamente altas, de até 14 Mb/s (megabits por segundo), embora taxas tão elevadas dificilmente sejam atingidas no Brasil;

- H+: letra que referencia o padrão HSPA+, também chamado de Evolved HSPA  (HSPA Evoluído). Esta tecnologia pode trabalhar com taxas de até 168 Mb/s para download e 22 Mb/s para upload;

- 3G:  a sigla 3G faz referências às tecnologias móveis de terceira geração. Padrões como HSPA e HSPA+ costumam ser chamados de 3G, mas não o são, na verdade. Quando esta sigla aparece em um aparelho, geralmente faz referência à tecnologia UMTS (Universal Mobile Telecommunications Service), que pode atingir velocidades de até 2 Mb/s.


Perceba, com isso, que o desejável é que o seu aparelho sempre exiba H, H+ ou 3G. O problema é que o celular não escolhe: havendo compatibilidade, o dispositivo sempre utilizará o melhor tipo de rede disponível na região que você estiver. Tecnologias de maior velocidade normalmente são oferecidas em áreas de grande densidade urbana. Assim, ao viajar para um local pouco povoado, por exemplo, é provável que seu celular só encontre conexões EDGE ou GPRS, podendo ainda não encontrar rede de dados alguma.

Campus Party 2013 em números

E a Campus Party Brasil chegou ao fim, já postei aqui algumas coisas que aconteceram por lá, sei que muita coisa ficou faltando, peço desculpa mas isso aconteceu por dois motivos, o primeiro é que esse ano eu não consegui ir ao evento e o segundo é que estive trabalhando muito o que dificultou mesmo de longe acompanhar o que rolava lá.

Como de costume, a organização da Campus Party divulgou alguns números que resumem bem como foi sua 6º edição e ao contrário que alguns dizem, foi sucesso. Mas, ao mesmo tempo, alguns destes dados ajudam a indicar o que deve ser mudado nos próximos anos. Sim, porque pesando acertos e falhas, o saldo desta edição foi positivo, mas alguma coisa na fórmula do evento parece já não funcionar como antes.


A Campus Party 2013 chegou a 7.631 participantes, o maior número desde que o evento teve início no Brasil, mas havia 8 mil vagas disponíveis. Até 2012, o número máximo de inscrições era atingido rapidamente, mas neste ano, pagar pelo menos 300 reais pelo ingresso fez com que muita gente desistisse da ideia. (Inclusive eu!).

A área de camping contou com 5,5 mil participantes. Mas como muitos relataram, muitas barracas permaneceram vazias durante todo o evento. 

Outros números:
  • A área total do evento teve cerca de 64 mil metros quadrados;
  • Foram necessários 40 mil metros de cabos de rede para cobrir todo o lugar;
  • Para a rede elétrica, por sua vez, foram necessários 60 mil metros de cabos;
  • 1.550 pessoas estiveram envolvidas na montagem e organização da Campus Party;
  • Foram gastos 22 milhões de reais na realização do evento (será?);
  • Faixas etárias dos campuseiros:
    • Até 17 anos: 6,6%;
    • Entre 18 e 29 anos: 66,6%;
    • Entre 30 e 39 anos: 17,7%;
    • Entre 40 e 49 anos: 5,9%;
    • Com 50 anos ou mais: 3,2%.
  • Os três estados brasileiros com o maior número de inscritos:
    • São Paulo: 46,45%;
    • Minas Gerais: 5,8%;
    • Rio de Janeiro: 4,79%.
Estima-se que cerca de 160 mil pessoas passaram pela Zona Expo, a área de exposição do evento que é aberta gratuitamente a todo o público.

via Infowester