Infográfico: A história dos sistemas operacionais

Que acompanha o blog há algum tempo sabe que sou usuário de Mac, mas como professor de sistemas operacionais na Etec eu tenho contato com os principais sistemas do mercado, MS-DOS, Windows, Windows Server e Linux, sendo assim explicar durante as aulas a evolução e história dos sistemas operacionais é fundamental. Hoje enquanto navegava pela net encontrar um infográfico simplesmente perfeito, como gosto de infográficos e sistemas operacionais não pensei em compartilhar aqui. Veja abaixo e clique na imagem para amplia-la.


60 segundos na internet

Em 2011 fiz um post que mostrava a internet em 60 segundos, hoje navegando pelo Twitter me deparo com o mesmo post atualizado, que tal fazer um comparativo entre 2011 e os dias atuais? Confira abaixo a internet em 60 segundos.

Clique na imagem para ampliar

via CocaTech

Chromecast leva conteúdo do smartphone, tablet ou notebook para TV

Olhando o caminho que a tecnologia vem tomando acho que é fato que teremos ainda várias novidades voltadas para sala de nossas casas, estou falando basicamente de nossas TVs.

O Google lançou hoje um novo dispositivo. Um serviço de streaming para TVs, chamando de Chromecast, podendo ser conectado por qualquer porta HDMI, o gadget tem cerca de 2 polegadas e roda uma versão simplificada do Chrome OS.


O Chromecast conecta-se ao seu smartphone Android ou iPhone sendo capaz de transformar automaticamente sua TV em um receptor de conteúdos multimídia. Sites como o YouTube, Netflix e o serviços Google Play Filmes e Music emparelhandos ao seu telefone. A transmissão é feita a partir do Chromecast, deixando seu aparelho disponível para receber chamadas e realizar outras funções.

O dispositivo funciona com smartphones e tablets Android, iPhones e iPads, Chrome para Windows e Chrome para Mac. Controlando a reprodução, ajustando volume através dos gadgets.

O Chromecast é uma solução parecida a um pendrive, que deve ser inserido em uma entrada HDMI da TV, emparelhando conteúdo visto nos tablets, smartphones ou computadores próximos.


Para usuários que adquirirem o produto, que custará US$ 35 (cerca de R$ 73 sem impostos), o Google ainda vai oferecer 3 meses de Netflix gratuitos. A empresa não informou quando e se o produto chegará ao Brasil.

Férias e o blog abandonado

Oi! É um pouco estranho começar um post dessa maneira, mas vou aproveita-lo para explicar porque o blog ficou tanto tempo sem receber atualização, a resposta é muito simples, eu estava de férias, mas calma, pois no entendimento de muitos era motivo para receber um volume ainda maior de posts, e esses estão certos, mas acontece que fiquei duas semanas de férias e devido a estar resolvendo problemas pessoais não consegui tempo para postar e até mesmo uma coluna que escrevo para o jornal local acabou atrasando, além disso a correria na semana que antecedeu minhas férias para finalizar tudo no trabalho auxiliou esse tempo todo sem post, afinal além de Técnico em Informática também sou professor do Centro Paula Souza onde tenho vários documentos para entregar além de provas e trabalhos para corrigir. Essa semana estou voltando a minhas atividades, não posso garantir que irei conseguir levar uma grande quantidade de posts, mas vou tentar ficar na média de 8 por mês. Para quem estiver afim de colaborar com o blog seja muito bem vindo, mas não posso remunerar ninguém, ou seja, irá ajudar por vontade de compartilhar informação.

Gravações de palestras do FISL 14

Na semana que passou aconteceu o FISL 14 como já tinha comentando aqui no blog, mas se você assim como eu não pode ir e também não conseguiu acompanhar pela internet, eis uma boa noticia, algumas palestras foram gravadas e já estão disponíveis para download no site do FISL.


Acesse o site oficial e todas as palestras que tiverem o link “gravação” na parte inferior estarão disponíveis para download.

youPIX 2013

O mês de julho da bem movimento em questões de eventos envolvendo tecnologia ou o mundo digital, depois de já anunciarmos a Campus Party Recife 2 e o FISL 14, agora é hora de se programar para youPIX Festival 2013 que acontece entre hoje e amanhã (05 e 06/07), infelizmente esse ano acontece na mesma data do FISL 14, dificultando um pouco para acompanhar os dois, mas vamos tentar.


O evento acontece no 2º andar da Bienal em São Paulo, serão 2 dias de celebração e discussão sobre a web, seus personagens, tendências, virais e comportamentos. São 7 palcos, 82 atividades, mais de 160 horas de conteúdo e 200 palestrantes, é atividade para ninguém dizer que as coisas estão meio paradas por lá. Informações sobre agenda dos palcos e participantes pode ser vista no site oficial. Abaixo o mapa do youPIX 2013.


Ficou interessado, vai estar em São Paulo e quer ir ao evento?

É simples, O youPIX é gratuito e você não paga nada pra entrar, curtir as palestras e tomar uma cervejinha. A entrada no evento é gratuita e liberada pra maiores de 15 anos. É só colar na Bienal nos dias do evento com o seu RG e se inscrever na hora!


As atividades do palco principal serão transmitidas ao vivo no site do evento youpix.com.br. Você também pode acompanhar a cobertura pelo Facebook, Twitter, Instagram e Google+. Qualquer dúvida sobre o evento, olha esse FAQ!

FISL 14 - Guia de Sobrevivência


Começa amanhã (03/07) e vai até o próximo sábado (06/07) em Porto Alegre -RS o 14º FISL -Fórum Internacional do Software Livre, é o maior evento de software livre da América Latina, serão quatro dias de palestras, networking, encontros de grupos e brindes! Acredita que só através do conhecimento livre é que o ser humano pode crescer de maneira responsável e em comunidade.

Quem já está se preparando para ir é bom já estar preparado, pois os quatro dias serão árduos, palestras atrás de palestras, almoços em diferentes horários e a correria de achar a sala correta na última hora, para auxiliar os marinheiros de primeira viagem dicas vão pipocando pela internet o tempo todo, reunimos abaixo algumas delas, confira.


Local - O evento acontecerá no Centro de Eventos da PUC/RS que fica dentro do campus da universidade, o mesmo proporciona uma ampla gama de facilidades como diversos restaurantes e lancherias, porém como o campus é grande e meio labiríntico até para os locais, imaginem para quem está chegando agora. Para auxiliar a galera do Pletax iniciou um mapa com vários pontos de interesse das redondezas onde qualquer um pode adicionar novos! Legal né :)


Como trata-se de um evento de software livre e os participantes estão engajado em auxiliar, o mapa só deve receber melhorias, se você também vai e conhece o local não deixe de colaborar com mais informações para o mapa.

Palestras - Como sempre acontece, serão muitas! quatro dias, dezoito salas, com palestras das dez da manhã as sete da noite sem parar ao meio dia, chegaremos há aproximadamente 720 palestras, sim é muito conhecimento e impossível assistir todas. Por isso estudar previamente a grade e selecionar previamente algumas é muito importante, principalmente para os primeiros horários do primeiro dia já que a correria do credenciamento pode fazer os mais desavisados perderem boas apresentações. Então, acesse já a grade de horários oficial (que está continuamente sendo atualizada) e marque suas escolhas.

Fique ligado também para o circuíto de eventos alternativos que acontecem na área de grupos de usuários, e também nos horários pós evento. Esses acontecimentos em geral são divulgados no local, boca a boca, Twitter, Facebook, Google+ ou qualquer rede social.

Networking - O FISL, assim como todo evento de tecnologia é um excelente lugar para conhecer pessoas e fazer contatos, não só profissionais, mas também nas comunidades. Algumas dicas podem ajudar:
  • Atualize e traduza seu currículo, muitas empresas não estão só lá para mostrar suas novidades mas também para angariar novos profissionais e como muitas delas são internacionais, não é só importante ter o currículo atualizado mas também traduzido para o inglês;
  • Cartões de visita, mas não necessariamente os tradicionais feitos de papel, pode ser um vCard no seu celular, um email pronto para envio na sua caixa de saída ou até mesmo uma landing page com suas informações de contato;
  • Visite os grupos de usuários, existe uma parte da área de exposições somente dedicada aos grupos de usuários, seja de uma linguagem de programação, uma distro GNU/Linux ou qualquer interesse em comum, todos são muito abertos a troca de ideias e conhecimentos, quem sabe quantas parcerias podem se formar lá?
Equipamentos - Saber o que levar é fundamental, esquecer alguma coisa pode comprometer seu dia, se levar coisas desnecessárias a mais e suas costas sofrerão, então aqui vai umas dicas do que é importante levar:
  • Pendrive(s), apesar da computação em nuvem já ter crescido bastante é sempre bom ter um por perto, nem que seja com uma cópia do currículo para entrega-lo facilmente em um stand ou para algum contato;
  • Bloco de anotações e canetas, eu sei que muitos, inclusive eu usa tablets e smartphones, mas em alguns momentos ter um caneta e papel fácil pode ser bem útil.
  • Lanches, o ciclo de palestras pode ser intenso e muitas vezes a hora do almoço vai acontecer no fim do dia então é sempre bom ter algo para tapear a fome, nem que seja umas barras de cereais;
  • Régua elétrica e adaptadores, dependendo do lugar, tomadas podem ser escassas e uma régua pode salvar a sua vida e do pessoal sentado em volta quando a bateria do notebook está para morrer, e os adaptadores vocês podem agradecer os órgãos responsáveis pela salada de frutas de tomadas em que vivemos;
Essas são apenas algumas dicas que a galera do Pletax reuniu, mas várias outras são encontradas pela internet, mas procurar, você pode seguir no Twitter e Google+ as hastag #fisl14 e ficar por dentro de muitas informações.

Mesmo que não possa ir no evento, ainda assim é possível acompanhar tudo pela web, através da TV Software Livre, Rádio Software Livre ou mesmo pelo site do FISL 14.

Siga-me também no Twiter que tentarei manter sempre informações do que acontece no evento.

via Pletax