Estudante brasileiro cria substituto gratuito para software pago usado em estatística


Pesquisadores de todo o mundo ganharam uma ferramenta importante para o desenvolvimento de estudos que exigem análises estatísticas: o PSPP, software livre desenvolvido para auxiliar a elaboração de análises estatísticas de matrizes de dados. O programa é um substituto gratuito para o SPSS (software pago) capaz de realizar análises rápidas, independente do número de dados utilizados pelo pesquisador.

O SPSS é muito utilizado por iniciantes nos estudos em Estatística e alunos de Ciências Sociais, mas tem recebido diversas críticas em relação ao alto custo da licença – cerca de R$ 7 mil.

Ao observar a importância do programa e o elevado preço, o estudante do curso de Ciência da Computação da UFMG, Michel Almada de Castro Boaventura, desenvolveu o software livre compatível com o Windows.

Ele explica que o PSPP foi desenvolvido por um americano inicialmente para o Linux, que também é um software livre. No entanto, como no Brasil a grande maioria dos usuários de computador prefere o Windows, Michel decidiu adaptar o software para esse sistema operacional.

A vantagem de um software livre para análises estatísticas é a possibilidade de conferir como o cálculo foi feito. Programas que possuem o código-fonte fechado, como o SPSS, não permitem a visualização do desenvolvimento do cálculo. Eles apenas fornecem o resultado final. Além disso, o software é gratuito e não requer nenhum pacote de expansão: todas as atualizações podem ser
baixadas na versão nacional do blog do PSPP (http://www.cecaps.ufmg.br/pspp/), também desenvolvido por Michel.

Desde a sua criação, dia 24 de março de 2009, cerca de 9.600 usuários já acessaram o blog para baixar o software gratuito. Em primeiro lugar no ranking de downloads está o Brasil, seguido por Alemanha e Estados Unidos. Segundo Boaventura, todos os países da Europa e Américas já acessaram o blog, além de interessados da Mongólia, Zimbábue, África do Sul e China.

Por meio do blog também é possível fazer o download do PSPP em seis idiomas diferentes. É o único no mundo a fornecer versões Windows do software e divulgar informações sobre o programa. De acordo com o estudante, o PSPP “é um programa extremamente confiável não só pela qualidade dos resultados que produz, mas também por sua estabilidade em qualquer ambiente”.

via África 21 Digital

Postar um comentário