Evento Especial: iPhone X

E a Keynote dessa terça-feira não parou no iPhone 8, Tim Cook novamente no palco usou as famosa frase “one more thing…”. O que a Apple pretende é revelar o caminho da tecnologia para a próxima década. E, para isso, está lançando um terceiro modelo de smartphone, o iPhone X (ten, dez em inglês).


Com um visual totalmente renovado, câmeras traseiras verticalizadas, traseira de vidro, a tela ocupando toda a frente com o recorte no topo, tão resistente quanto o iPhone 8, laterais de aço inoxidável com acabamento primoroso e contínuo com o vidro. O telefone também é resistente a água e poeira em nível microscópio, essas são resumidamente as principais características desse novo iPhone, calma, vamos aos detalhes.

A tela é totalmente nova, a Super Retina display, com 5,8″ diagonais (2436×1125 pixels; 458 pontos por polegada de densidade, a maior num iPhone), é o primeiro telefone da Apple a usar a tecnologia OLED1, de acordo com a Apple, tal demora é explicada pela qualidade da tela, que só atingiu as exigências da Maçã agora, em 2017. Phil Schiller, citou os benefícios de telas OLED até hoje, mas que elas tinham defeitos que a Apple não aceitava. A empresa, porém, resolveu tudo isso, incluindo brilho e precisão de cor.


A tela suporta HDR em Dolby Vision e HDR10; a taxa de contraste é de 1:1.000.000. Além disso, o iPhone X conta com 3D Touch e True Tone.

Com a tela ocupando toda a frente o botão home simplesmente não mais existe, nem o Touch ID, o desbloqueio agora será feito pelo Face ID. Você pode levantar para acordar ou só tocar uma vez na tela. A navegação, agora, é por gestos, para ir à tela inicial, você desliza de baixo para cima e pronto. E isso funciona em todo o sistema. Para multitarefa, você desliza e segura um pouquinho para abrir a interface e trocar entre apps. Você pode chamar a Siri falando “E ai Siri?” ou pressionando e segurando o botão lateral.

E como funcionará o Face ID? Segundo a Apple, é o futuro de como iremos desbloquear nossos smartphones. Toda a tecnologia está no recorte do topo da tela, um sistema de câmera TrueDepth. Há uma câmera infravermelha, iluminação flood, câmera frontal, projetor de ponto e muito, muito mais tecnologia naquele recorte superior da tela do iPhone X.


Funciona mesmo no escuro graças a todos esses componentes que trabalham juntos para reconhecer o rosto da pessoa. Você olha para a tela e gira a cabeça para configurar o rosto uma vez. Depois, ele vai aprendendo, mesmo se você mudar o estilo do cabelo, colocar óculos, chapéus/bonés… não importa, ele aprende quem você é! Ele também se adapta com o tempo, à medida que a barba cresce por exemplo. Segundo a empresa, não é possível burlá-lo com fotos e nem com máscaras 3D criadas. Todos os dados armazenados ficam na Secure Enclave, tal como ocorre com as impressões digitais do Touch ID. Todo o processamento é feito local, ou seja, nada seu é enviado para os servidores da Apple.

O Face ID também funciona com o Apple Pay, basta dar um duplo-clique no botão lateral, olhar para o iPhone X e realizar o pagamento. Apps de terceiros também poderão se integrar ao Face ID, tal como fazem hoje com o Touch ID.

Aproveitando ainda mais os recursos de reconhecimento facial a Apple criando os Animojis: você os controla com o seu próprio rosto, movimentando-os em detalhes. A criação é feita pelo app Mensagens, já que o intuito é enviar mensagens para seus amigos/familiares. Há dúzias de Animojis para que usuários se expressem de formas criativas em mensagens.


As câmeras do iPhone X são parecidas com as do iPhone 8 Plus, com a teleobjetiva passando de f/2.8 para f/2.4 (melhor para ambientes com pouca luminosidade). Ambas as câmeras possuem estabilização óptica agora, o que é ótimo! Já o flash True Tone agora é Quad-LED, com 2x mais luz uniforme. Ele suporta o novo modo Portrait Lighting, vídeos 4K a 60 quadros por segundo e otimização para aplicações de realidade aumentada. Já na câmera frontal há uma TrueDepth com suporte ao Modo Retrato e também ao modo Portrait Lighting, tornando possível tirar fotos incríveis.


A bateria do iPhone X agora conta com 2 horas a mais de uso que no iPhone 7. O iPhone X tem todas as tecnologias wireless apresentadas no 8, incluindo recarga sem fio com o padrão Qi. 


O iPhone X será lançado em versões de 64GB e 256GB, começando em US$1.000. A pré-venda se iniciará em 27 de outubro, chegando ao mercado no dia 3 de novembro. Os iPhones SE, 6s e 7 continuam na linha com preços menores.

2 comentários

muito top o post, eu tenho uma dica pra quem vai comprar celulares, compre pelo site da Trocafone e ganhe muito mais desconto.

Reply

Maintenant, l'iPhone 14 sort et j'utilise toujours l'iPhone 8, rappelez-vous

Reply

Postar um comentário