10 coisas que o VLC faz e você não sabia

Como digo em vários posts, enquanto navegava pela web, esses dias, eis que me deparo com um excelente post sobre o VLC no BR-Mac.org. Para quem não conhece, o VLC é um excelente programa open source multimídia, muito popular entre usuários de Mac e Linux. Ele é o media player preferido de muitos usuários experientes, porque tem suporte completo a múltiplos formatos de arquivo populares.


A lista de funcionalidades do VLC é tão vasta, que é bem provável que ele tenha alguns recursos que seriam úteis para você, e você nem saiba ainda!

O post do BR-Mac traz 10 dicas interessantes sobre essa poderosa plataforma de código aberto. 

1 – Tocar DVDs ignorando o código da região: aquele DVD que você trouxe de uma viagem ao exterior e não toca no aparelho da sala devido ao infame DRM baseado em códigos de regiões não é problema para o VLC!


2 – Converter formatos: além de tocar uma enorme quantidade de formatos de vídeo  e áudio, o VLC também sabe converter entre eles (para acessar um assistente, tecle ⇧⌘W).

3 – Usar legendas baixadas da web: se o seu vídeo não tem legendas no idioma que você gostaria, é possível que alguém já tenha escrito uma legenda para ele e disponibilizado para download. E se você encontrá-la e fizer o download, o VLC saberá exibi-la em conjunto com o vídeo original sem legendas! (menu Video | Subtitles Track)

4 – Colocar um logo em seus vídeos: se você vai distribuir um vídeo mas gostaria que sua identificação (discreta, por favor!) constasse nele, o VLC pode ser uma alternativa para realizar a sobreposição do logo às imagens, embora eu só tenha visto instruções sobre como fazer isso via linha de comando.

5 – Tocar vídeos danificados e inacabados: tendo nascido com a premissa de exibir vídeos transmitidos dinamicamente pela rede, o VLC é tolerante a falhas por natureza, e pode ser uma boa alternativa para tentar ver um arquivo cujo download foi interrompido antes da hora, ou que foi parcialmente danificado por problemas no disco, por exemplo.
6 – Exibir vídeos de arquivos RAR: basta abri-los – o VLC os descompacta dinamicamente, inclusive em arquivos multipart.

7 – Exibir vídeos de arquivos ISO: basta abri-los, e nem é necessário montá-los antes: o VLC sabe lidar com eles mesmo que para o sistema operacional eles sejam apenas um arquivão.

8 – Gravar trechos de vídeos: é possível gravar trechos de vídeos (por exemplo, de DVDs) enquanto você os exibe (⇧⌘R).

9 – Ouvir rádios on-line: para quem é fã de rádio e não exige um programa especializado para isso, o VLC pode ser uma alternativa (abra o stream da sua rádio preferida ou, para inserir automaticamente uma seleção de rádios na sua playlist, use o menu File | Services Discovery | IceCast Directory).


10 – Exibir vídeos em modo ASCII: nem na época dos terminais de texto fazíamos isso “a sério”, mas a ideia parece divertida mesmo assim! Para ver se o módulo está funcionando na sua versão do VLC, vá em Preferences | Video | Output module e troque a opção Default pela Color ASCII ART Video Output. Quando cansar, ou se não estiver funcionando na sua versão, basta depois retornar para Default.

Espero que essas dicas sejam úteis para todos que gostam de usar o que há de melhor quando o assunto é multimídia e sem gastar nada.

Deixem dicas e sugestões de posts através dos comentários.

Postar um comentário