Ciclovia em Ilha Solteira - Parte 2

Eu tinha determinado para mim mesmo que não iria mais falar da ciclovia de Ilha Solteira aqui no blog, mas ando vendo tanta coisa errada que não consigo ficar quieto, como esse é o único canal em que posso manifestar minha opinião, resolvi novamente fazer alguns comentários. 

O primeiro fato em que gostaria de falar é sobre uma noticia que veio até mim na tarde de ontem (28/11), uma amiga me informou que o único retorno que sobrou na Avenida Brasil seria fechado, o motivo disso seria que alguns indivíduos estariam fazendo o mesmo na contra-mão para ter acesso ao outro lado da via. O que alguns motoristas estão fazendo não é correto e esses devem ser punidos por isso, mas não punir todos que utilizam o retorno extremamente necessário para os moradores dos passeios Laguna, Tijucas, Recanto e bairro Santa Catarina, pois cada vez que precisar ir a alguma dessas localidades seremos obrigados a descer até o balão próximo ao recinto da FAPIC e voltar para traz, ou até mesmo um ambulância que precisar fazer um socorro nesses passeios será obrigada fazer a mesma coisa. Sem mencionar que depois dele é uma grande descida e também uma região da avenida muito pouco usada, praticamente sem transito. Espero sinceramente que analisem muito bem isso antes de fazer esse tipo de coisa. 

Vou listar abaixo mais alguns pontos que fui observando ao transitar quatro vezes por dia a ciclovia de ponta a ponta da cidade.

Asfalto irregular: é fácil para qualquer ciclista que utiliza a ciclovia perceber como o asfalto é irregular e antes mesmo do término da obras já esta cheio de remendos, empoçando água e já com buracos em alguns pontos, talvez esse seja o motivos de muito ciclistas continuarem à usar a avenida, pois tem um asfalto muito melhor para andar de bicicleta.

Lentidão nas obras: a construção de uma ciclovia cortando toda a cidade é sim algo demorado e que gera transtornos, mas várias vezes passo pela ciclovia e tem poucos funcionários trabalhando, o trecho sul mesmo, do tempo que colocaram os postes e até agora eles estão lá sem iluminação não só da ciclovia como também da avenida.

Esclarecimento a sociedade: a falta de esclarecimento a sociedade de todo o projeto também é algo a ser considerado, várias atitudes são tomadas por pessoas que se quer usam bicicleta para se locomoverem ou por especialista em trânsitos quem nem morem em Ilha Solteira para saber qual a melhor atitude a ser tomada. A população que deveria ser ouvida para isso, só toma conhecimento depois que certas coisas foram feitas. Um exemplo é as “lombo-faixas” que ninguém questionou a população (e pouco munícipes sabem da criação dessas)  para saber se são a favor o não, eu acredito que a maioria é contra, pois se fossem a favor, não estariam congestionando as ruas paralelas a avenida por não suportar mais trafegar na mesma. Mostrar o projeto da ciclovia a todos é obrigação da prefeitura. Nem sabemos se realmente tem um projeto, pois tantas coisas que vão sendo mudadas no decorrer da obra que levanta uma suspeita se estão seguindo algum planejamento.

Meio ambiente: um dos pontos em que a prefeitura diz a respeito da ciclovia é que nenhuma árvore foi derrubada para construção e que estão fazendo o máximo para preservar o meio ambiente. Legal, excelente atitude, mas e o projeto de impacto ambiental? Pois o solo foi afetado, onde antes era gramado passou a ser asfalto e sem os retornos no decorrer da via a poluição emitida pelos carros que tem que trafegar por distancias maiores contribuem para um ar mais poluído.

Essas são algumas observações que fiz enquanto vou e volto do trabalho, existem ainda várias outras que não gostaria de citar nesse momento. Caso a prefeitura queira se manifestar, esse blog tem espaço aberto a informações prestadas por eles, e com certeza iremos publicar aqui. Fica também um convite as autoridades responsáveis a fazer um passeio pela ciclovia aonde eles podem ver por conta própria esses problemas.

Abaixo a unica foto que conseguimos do projeto da ciclovia de Ilha Solteira:


Abaixo um exemplo de duas ciclovias com retornos para veículos, tudo bem sinalizado é claro.



Quem ainda não viu recomendo a leitura desse texto sobre a ciclovia.

6 comentários

Concordo com tudo o que foi exposto, e acho um abuso fazer descer goela abaixo do ilhense, sem nenhuma chance de questionamentos. DIFICULTOU e aumentou o congestionamento na cidade, ninguem mais entende ninguem no transito.

Reply

a corja que habita a prefeitura e câmara municipal não vê esse tipo de problema do conforto de suas humildes residências

Reply

Gente...temos que nos mobilizar contra essa porcaria de ciclovia!!!!!!Já deu muito trabalho e transtorno a todos nós.
Será que vamos continuar a ser coniventes com as coisas erradas que essa prefitura está fazendo?
Cadê a segurança, qualidade de vida e a preservação ambiental, que deveriam vir acompanhadas dessa ciclovia mal feita e mal planejada????
Quem está andando de bicicleta está com medo de ser atropelado pelos carros que estão andando em maior velocidade, e quem está nos carros está gastando mais tempo e muito mais dinheiro com as voltas que têm que dar, por não ter mais retornos!!!!!!
E ainda temos que ouvir na rádio, locutor vendido defendendo o Prefeito!!!!!
Espero que a população vote contra todos esses mal carater na próxima eleição.
Por isso que o Brasil não vai para frente....como questionar o governo federal, se as coisas começam errado dentro do nosso próprio município, e não fazemos nada para mudar?????Mais uma vez mainifesto minha indignação!!!!!!!

Reply

Se não bastasse a ciclovia que está um caos, esta vindo mais uma obra mirabolante por ai.
Na última segunda-feira foi aprovada uma indicação pedindo a construção de uma quadra de fotebool na área verde do maaracangalha para quem não sabe fica em frente á padaria pão gostoso, em frente a casa do Padre entre os passeios Cachambu e Corumbá.Agora pergunto eo s campos já existentes? No clube seis, na Unesp, no pinheirinho, no faraônico Estádio Poliesportivo, nas escolas que são várias.
Justifiçãon para tal:A pedido da população e para resgatar a história da cidade.

Reply

Para melhor esclarecimento sobre o campo de foote bool basta entrar no site da Câmara municipal e ver indicações clic na 242 de 25/11/2011 poderá ver o texto na íntegra.
Mais um gasto do dinheiro público e um desrespeito ao Meio Ambiente, esta área e toda arborizada com árvores Nativas, frutíferas e ornamentais. Se for para resgatar a historias de Ilha Solteira queremos de volta a avenida Brasil.Nossa cidade é a única que foi planejada no Estado de SP. Agora esta desfigurada com uma ciclovia sem fundamento e desnecessária.

Reply

Concordo com todos os pontos citados acima, tambem penso em fazer algo para alertar a população, não sou contra a ciclovia, mas sou contra ESSA ciclovia, faltou planejamento, faltou apoio das partes interesadas,entre outros problemas, eu mesmo fiz uma comunidade no orkut LixoVia-Ilha Solteira, para explicar a todos, principalmente ao ciclistas sobre esse "projeto". Repito, temos de nos mobilizar e botar pressão nos orgãos publicos,fazer com que nosso lado seja visto e entendido tambem.

Reply

Postar um comentário