O que significam letras E, G, H, H+ e 3G no meu smartphone?

Hoje (06/02) pela manhã enquanto olha meu Google+ me deparei com um link do Infowester que para muitos da área de tecnologia já é coisa conhecida faz tempo, inclusive para mim, mas ainda assim me chamou atenção para clicar nele e ver o post. Trata-se de um post sobre o tipo de tecnologia móvel e o significado daquelas letrinhas que aparecem no top do nosso smartphone.

O post dele foi feito em resposta a dúvida de um dos leitores do Infowester e tenho certeza, também ser duvida de muita gente que compra um smartphone, contrata um plano de internet e não entende nada sobre aquelas letras que estão no topo do aparelho. Como a resposta foi bem simples e clara resolvi postar aqui também para leitores do blog que ainda tem dúvidas. Vamos a explicação.

Estas letras, de fato, estão relacionadas ao acesso à internet no aparelho, pois indicam que tipo de tecnologia móvel a sua linha está utilizando no momento. É importante você conhecê-las um pouco porque cada letra, isto é, cada tecnologia, possui características distintas que determinam principalmente a velocidade da sua conexão.

- G: faz referência à tecnologia GPRS (General Packet Radio Service), que pode transmitir dados com velocidade de até 171,2 Kb/s (kilobits por segundo), normalmente não passando de 80 Kb/s;

- E: letra que indica a tecnologia EDGE (Enhanced Data Rates for GSM Evolution), que é um pouco melhor que o GPRS, sendo capaz de transmitir dados à taxa de 473,6 Kb/s, embora dificilmente ultrapasse 384 Kb/s;

- H: indica a tecnologia HSPA (High Speed Packet Access) ou o padrão HSDPA (High Speed Downlink Packet Access). Ao ver esta letra, você tem certeza de estar utilizando uma conexão que pode alcançar velocidades relativamente altas, de até 14 Mb/s (megabits por segundo), embora taxas tão elevadas dificilmente sejam atingidas no Brasil;

- H+: letra que referencia o padrão HSPA+, também chamado de Evolved HSPA  (HSPA Evoluído). Esta tecnologia pode trabalhar com taxas de até 168 Mb/s para download e 22 Mb/s para upload;

- 3G:  a sigla 3G faz referências às tecnologias móveis de terceira geração. Padrões como HSPA e HSPA+ costumam ser chamados de 3G, mas não o são, na verdade. Quando esta sigla aparece em um aparelho, geralmente faz referência à tecnologia UMTS (Universal Mobile Telecommunications Service), que pode atingir velocidades de até 2 Mb/s.


Perceba, com isso, que o desejável é que o seu aparelho sempre exiba H, H+ ou 3G. O problema é que o celular não escolhe: havendo compatibilidade, o dispositivo sempre utilizará o melhor tipo de rede disponível na região que você estiver. Tecnologias de maior velocidade normalmente são oferecidas em áreas de grande densidade urbana. Assim, ao viajar para um local pouco povoado, por exemplo, é provável que seu celular só encontre conexões EDGE ou GPRS, podendo ainda não encontrar rede de dados alguma.

7 comentários

mas esse negocio d h consome algum credito do meu celular?

Reply

Esse H assim como as demais letras vão consume dados, ou seja, se vc usa algum tipo de pacote de dados (acesso a internet) serão cobrados, independente da letra que exibir, essas letras só indicam em qual velocidade vc está navegando, como explica o texto.

Reply

Moço seu texto foi esclarecedor, mais minha dúvida é porque meu celular ao receber o sinal 3G a internet por incrível que pareça fica inexplicavelmente mais lenta, quando vai para o H+ a velocidade fica normal ou mesmo super rápida será algum defeito?Meu aparelho é o moto G de 16 GB.

Reply

- 3G: "... pode atingir velocidades de ATÉ 2 Mb/s". H e H+ podem atingir até 14 Mb/s e 168 Mb/s, respectivamente. Consegue notar a diferença entre as velocidades? Espero tê-lo ajudado.

Abraços.

Reply

No meu celular aparece o H+, mais a internet não funciona!

Reply

Pra funcionar sem WI-FI tem que colocar credito

Reply

Postar um comentário