5 passos para escolher o notebook ideal

Uma das perguntas que mais recebo é em relação como definir qual notebook comprar, uma duvida muito comum entre as pessoas. Inclusive já escrevi aqui o que deve se levado em consideração na hora da compra de um notebook. Ontem o site byte que eu gosto, publico 5 passos na hora de escolher um notebook, como achei muito interessante e útil compartilho aqui com vocês, vejam abaixo.


1) Orçamento: é pouco provável que você esteja com dinheiro sobrando, portanto o orçamento é uma parte importantíssima da escolha do próximo notebook. A minha recomendação é que em primeiro lugar, você defina exatamente quanto quer gastar. O motivo é bem simples: como existem centenas de modelos, você vai acabar no dilema que eu chamo de “só mais 50″. Você encontrará uma infinidade de opções, com configurações muito parecidas, e vai mudar de escolha diversas vezes porque um modelo X tem uma bobagem qualquer a mais que o modelo Y e custa só R$50,00 a mais. No fim das contas, você terá gasto facilmente uns 30% a mais do que pretendia no começo. Definir o orçamento é o primeiro passo para não cair nessa armadilha. E não se engane: há dezenas de opções para qualquer faixa de bolso.

2) Expectativa de uso: agora que você já sabe quanto vai gastar, é importante definir qual será o uso dado ao equipamento. Isso é fundamental para que você não compre uma máquina cara ou overpowered demais para seu uso, o que fará com que você a subutilize, ou mesmo compre uma máquina mais fraca do que sua necessidade, fazendo você perder tempo, deixar de produzir e querer fazer um upgrade ou mesmo trocar o notebook antes da hora. Saber exatamente o que você irá fazer com ele permite que você possa ajustar o orçamento já definido para cima ou para baixo.

3) Configuração: definir a configuração vai lhe ajudar a saber quanto custará mais ou menos a máquina que atende sua necessidade. Com isso, você perceberá se o orçamento definido inicialmente é viável ou não. Além disso, essa etapa permite que você elimine do processo de escolha dezenas de modelos que não se enquadram no que você procura, facilitando a sua pesquisa e economizando seu tempo.

4) Marca/Modelo: se existe uma verdade sobre notebooks, é: todas as marcas dão problema. Um notebook é uma máquina, portanto está sujeita a defeitos independente de ser nova ou velha. É claro que o índice de defeitos aumenta com o tempo, mas isso pode ocorrer com equipamentos tirados da loja também. Nesse caso, é válido consultar em sites como reclame aqui o índice de reclamações sobre uma determinada marca e observar a taxa de resposta. Se você se interessou por um modelo de uma marca X, pesquise sobre esse fabricante, dê uma olhada no site e busque por amigos ou parentes que já possuem ou possuíram algum notebook dessa fábrica. Eles podem lhe recomendar ou não e isso pode ajudar você na decisão final.

5) Assistência Técnica: todo notebook é bom até o momento em que dá problema. É aí onde a assistência técnica faz a grande diferença. Há empresas melhores e piores nesse aspecto, portanto vale a dica citada no item 4. Pesquise com pessoas de sua confiança se elas já tiveram que enviar um notebook da marca que você pretende escolher para a assistência e qual foi o resultado. Uma empresa com assistência técnica ruim pode lhe gerar uma dor de cabeça enorme no futuro. É por isso que também recomendo que você ao comprar o notebook, invista um pouco numa garantia estendida. Assim você fica seguro por mais tempo, se não pretende trocar o notebook tão cedo. É horrível tentar ligar o seu computador e perceber que ele deu defeito, a garantia está vencida e você terá que desembolsar quase o valor de um computador novo pra consertar.

Outras dicas úteis:

- Verifique o tamanho e o peso do notebook. Notebooks mais leves tem telas menores, mas dão mais mobilidade e são mais fáceis de transportar;
- Atente para a duração da bateria. Se você fica muito tempo longe da tomada, uma bateria com mais células é fundamental;
- Fotografe e salve o número de série e eventual serial de instalação do sistema operacional. Essas etiquetas se apagam com o tempo.

Boa sorte na escolha!

5 comentários

E além dessas boas dicas precisamos também de um bom preço, por isso indico esse comparador de preços que me ajudou na hora de comprar. Menor preço de Notebook

Reply

Pretendo comprar um Notebook Sony Vaio Modelo: PCG 392P (Com aproximadamente 5 anos de uso). É uma boa máquina? Qual seria o preço justo a se pagar?

Reply

COMO IDENTIFICAR DEFEITOS EM PLACA MÃE http://hotmart.net.br/show.html?a=J4197502U&ap=d828

Reply

Muito bom! Ajudou bastante. Encontrei uma matéria muito boa e semelhante. Espero que ajude:

http://omenorpreco.com/blog/entenda-diferenca-entre-notebook-netbook-ultrabook-e-2-em-1/

Abracos!

Reply

Alex, muito legal seu artigo! A minha dica é que o consumidor antes de comprar um notebook, que pesquise primeiro em lojas on-line em vez das físicas, onde é possível economizar bastante. Recomendo o uso de um cupom de desconto Walmart https://www.saveme.com.br/cupom-desconto/walmart abraços.

Reply

Postar um comentário