Dia do Podcast

Hoje dia 21 de outubro é comemorado o Dia do Podcast, e você sabe o que é podcast?


O podcaster Gustavo Faria, responsável pelo CocaTech Podcast, publicou em seu outro projeto, Mestre do Mac um texto muito legal explicando um pouco o que é podcast. Apesar do primeiro podcast brasileiro estar completando 11 anos muita gente ainda não conhece podcast, após ler o texto do Gustavo conversei com o mesmo que permitiu a publicação do mesmo. 

Aproveito a data para homenagear o CocaTech, que considero hoje um dos melhores podcast e também esclarecer para quem tem duvidas ou nem mesmo conhece podcast. Abaixo segue o texto do Gustavo Faria.

Pense no Podcast com um programa de rádio, daqueles que você já está acostumado, só que na internet. Existem podcasts dos mais variados temas em diversos formatos.
Tenho muito carinho por Podcast. Primeiro, porque todo esse momento, que vivo hoje, começou como um Podcast.
Segundo, porque um texto é muito frio. Por mais que a pessoa escreva bem e consiga imprimir o ritmo desejado com a correta pontuação, não chega nem perto do engajamento que uma entonação de voz consegue atingir. Brinco que eu falo dentro do cérebro da pessoa durante o Podcast.
Terceiro, um vídeo é mais rico que um áudio. Tem mais atrativos. O que é outro ponto para o áudio, ao meu ver. Podcast é comunicação mente a mente, coração a coração, sem enrolação.
Espia como o CocaTech é bem rankeado no iTunes.
O lugar de excelência para ouvir Podcast é no smartphone. Para acompanhar o CocaTech no iPhone, basta clicar aqui: http://feeds.cocatech.com.br/cocatechpodcast. Você será redirecionado para o aplicativo nativo de Podcast do iOS.
Já no Android ou no Desktop, use o Stitcher: http://www.stitcher.com/podcast/cocatech.
Em qualquer plataforma você pode escutar Podcast.
Eu gosto dos smartphones porque você pode ouvir em qualquer lugar. Na caminhada, indo para o trabalho, voltando da escola, lavando a louça, limpando a casa, … Outra vantagem do áudio, é uma atividade que pode ser executada com outra. Não exige a sua primeira atenção. 

Me identifiquei muito com esse texto, pois gosto do podcast pelos mesmos motivos, já pensei várias vezes e começar um podcast, mas acho que a correria do dia-a-dia e minha demora na edição do audio não iriam render muitos episódios.

Espero que tenham gostado, e se ainda não conhecem podcast, aproveitem para começar agora com o CocaTech o qual os links estão no texto.

Sugestões de novos podcasts podem ser compartilhado nos comentários.

Postar um comentário