Ciclovia em Ilha Solteira

Na ultima semana, muito se comentou sobre a ciclovia que está sendo construida em Ilha Solteira, até hoje não fiz um post por falta de tempo e acesso ao projeto, mas tenho algumas opiniões sobre o assunto, e algumas delas foram expostas nesse post do Rodrigo Matos Mariano em seu Facebook. Pretendo ainda fazer um post totalmente de minha autoria sobre o assunto, mas como disse preciso de mais informações sobre o projeto para não cometer equívocos.


Aproveitando que este assunto está em alta aqui em Ilha Solteira, gostaria de convidar todos a leitura de um texto escrito pelo Biólogo Renato A. M. Franco e publicado em seu blog, o texto segue abaixo.

Os que querem a ciclovia não são os verdadeiros ciclistas

A prefeitura municipal de Ilha Solteira afirmou na última quarta-feira, 19, que vai licitar a obra de revitalização da Avenida Brasil com a ciclovia no canteiro central (Jornal da Ilha, 22 de maio de 2010). Muitas discussões estão ocorrendo sobre esse projeto em Ilha Solteira, aqueles que são a favor de um planejamento adequado, com a participação da população e outros que querem que aconteça de qualquer forma a construção da ciclovia, sabendo ou não andar de bicicleta.

Boa parte das pessoas que estão participando deste projeto não conhece bem uma bicicleta, com exceção do professor Sergio Luis de Carvalho. A expansão das ciclovias é também uma forma de combater o aquecimento global, como comprovou o holandês Roel Massink, pesquisador da universidade de Twente na Holanda, que simulou a retirada das bicicletas das ruas e demonstrou a importâncias delas para a redução nas emissões de gás carbônico. Com o aumento progressivo das emissões de gases do efeito estufa nos países emergentes, parece óbvio que uma solução simples seria incentivar o planejamento cicloviário, uma forma barata e saudável de combater o trânsito nas grandes cidades.

Em Ilha Solteira, uma pequena cidade do interior paulista, a bicicleta tornou-se um assunto tão polêmico, construir ou não construir uma ciclovia. Uma questão de bom senso e/ou de interesses políticos para que a obra ocorra de qualquer forma, sem a participação da população ilhense.

Esqueceram também de consultar o "Manuel ou Mané" da bicicletaria sobre o projeto, a idéia é fazer da bicicletaria um biclicletário municipal e assim o Mané não perderia tempo guardando as bicicletas. Segundo o proprietário boa parte das bicicletas são de clientes que levaram para a manutenção e não buscaram as bicicletas após o conserto - assim ele alugaria pelo o uso das bicicletas e o tempo de guardá-las seria menor.

Primeiramente a bicicleta ilhense tem que ter status de veículo, pois ainda existem muitos obstáculos a serem superados para que a bicicletas possam se tornar as rainhas do sistema de transporte brasileiro. Em Ilha Solteira, a bicicleta é um veículo qualquer e desprezado por algumas pessoas e considerado como meio de transporte para pobre. De acordo com o pesquisador holandês Massink, concluiu que o uso de bicicletas em Bogotá representa uma redução nas emissões de 95 toneladas de dióxido de carbono diariamente ou 54 mil toneladas anualmente.

Entretanto, em Ilha Solteira não apresenta poluição e sim de desconhecimento sobre bicicletas, o essencial é reconhecer os usuários de bicicletas, consultar os ciclistas na hora de planejar os sistemas e perceber as suas necessidades, só assim novos usuários se sentirão aptos a entrar neste mundo da bike.

A mobilidade da bicicleta em ciclovia tem que ser planejada e não podem acontecer erros de má infra-estrutura, como postes no meio das pistas, buracos e descontinuidades, e duvido que quem projetou essa ciclovia ilhense tenha andado de bicicleta nesta cidade.

O planejamento é a chave de um futuro mais saudável, seguro e correto para a sociedade que realmente anseia por cidades funcionais, agradáveis e com baixas emissões de poluentes.

Para atitudes como essa consulte antes um ciclista, essa é a recomendação.

6 comentários

Alex Vc sabe se eles vão fechar os retornos?

Reply

Não moro mais em Ilha solteira, por trabalhar em outra cidade, mas meus pais moram por ai, sempre que aparece um tempo estou andando com a minha velha bicicleta na cidade. Nesse ultimo mês estive de ferias, e fiquei na casa de meus pais na Ilha, e acompanhei o começo da obra, e escutei muita conversa sobre como vai ser ou deixa de ser sobre a ciclovia. Lembro de ter lido uma reportagem no começo do ano, que o projeto estava em discursão na camara municipal, para que o projeto poderia ser discutido pela população, eu tenho certeza que as pessoas que estão contra o projeto sequer entrou na câmara municipal esse ano, ou melhor se hoje, andam de bicicleta.
Moro em uma cidade que seguir andam de bicicleta, para dar um exemplo, onde trabalho, estacionam diariamente em media 700 veículos entre carros e motos de funcionário, de bicicleta são 15, tenho o maior prazer de andar 6 km de casa para o trabalho de bicicleta em uma cidade 0% ciclismo. Aqui sim a cultura é “bicicleta é para pobre”. Seguir a projeto de ciclismo.

Reply

Boa parte dos retornos já foram vejados, para se ter uma ideia, em toda extensão da avenida Brasil Norte restaram apenas os retornos, de frente ao Supermercado Bom Preço e de frente a Cacique Center, que por sinal já reparei que o numero de carros aumentou muito nesses pontos já gerando um pequeno congestionamento em horário de pico. Isso acho que os responsáveis pelo projeto nem imaginaram q iria acontecer.

Reply

so falta mais emporego para a populaçao bj

Reply

A ciclovia não foi feita de caso pensado, é um horror tudo isso !
Eles poderiam fazer como esta nesta foto : http://www.google.com.br/imgres?q=ciclovia+de+ilha+solteira&um=1&hl=pt-BR&sa=N&gbv=2&tbm=isch&tbnid=Z7oYwauCzgEb-M:&imgrefurl=http://www.jornalimpactoonline.com.br/cidades/teste-prova-vantagem-de-ciclovia-no-canteiro-central&docid=mEC3m_uaVK6B7M&imgurl=http://www.jornalimpactoonline.com.br/media/FotosGrandes/ciclovia-ilha-03.jpg&w=600&h=400&ei=7Ni3TqegLoubtwerrKHxAw&zoom=1&iact=rc&dur=341&sig=110187997035796399280&page=2&tbnh=146&tbnw=213&start=20&ndsp=20&ved=1t:429,r:3,s:20&tx=128&ty=64&biw=1280&bih=867

ficaria mil vezes melhor !!!
com o fechamento dos retorno esta fazendo as pessoas andar mais com o carro, dificultando muitos a chegar no serviço;
E sem contar que os deficientes físicos não tem como passar porque as rampas não existem mais !

Reply

Acredito que essa obra foi perca de tempo TOTAL! Afinal , o principal objetivo era poluir menos , agora me diga , com os retornos fechados , as pessoas não passariam a andar mais com os carros , ou será que os motoristas deixaram seus carros e motos para andar de bicicleta ?
Tiveram rumores que houve uma determinada votação para que essa proposta fosse aprovada , porém desde quando a população Ilhense foi até a camara municipal ou qualquer outro orgão publico para que pudessemos expor nossa ideia, e ou não aprovar essa MAL FORMULADO projeto.


Nayra Roberta - 2º ano A E.M [ ETEC - Centro Paula Souza ]

Reply

Postar um comentário