Dropbox, a simplicidade do armazenamento em nuvem

Como havia prometido ontem que faria um post explicando melhor o Dropbox e promessa é divida, aqui está, caso você ainda não conhece leia o post e entenda um pouco melhor do sucesso do serviço e porque ele possuir uma versão em português repercutiu em vários blogs.


Ainda nos dias atuais a maneira que as pessoas levam seus arquivos de um local para outro é com uso de pendrives ou algum outro dispositivo físico e portátil. O problema disso que as vezes acabamos gerando arquivos duplicados, triplicados... e assim vai. Veja um exemplo, você fez um texto na faculdade e levou para casa usando um pendrive, ao chegar em casa copia esse arquivo para o computador, no outro dia na faculdade continua a editar, quando retornar em casa terá que copiar novamente o arquivo modificado para o computador e substituir o antigo, isso demanda tempo e ainda pode gerar outros problemas.

Para facilitar nossa vida e evitar problemas como citados anteriormente, hoje dispomos de vários serviços de armazenamento em nuvem, mas hoje vou falar de um especifico, o Dropbox, na minha opinião o melhor e que uso já faz uns 5 anos ou mais. Ele é perfeito para quem usa várias máquinas e quer manter documentos e arquivos sincronizados entre elas. 


O funcionamento é simples, você pode usar a versão web em computadores de faculdades ou lan houses, etc, e um aplicativo em seus próprios computadores. Depois de instalado ele cria uma pasta junto a seus documentos (se quiser, o usuário pode escolher outra). Basta gravar ou copiar um documento nesse local para que o arquivo seja transferido automaticamente para os servidores do serviço, permitindo assim o acesso pela web e em outros PCs que tenha o aplicativo instalado e usem a mesma conta do Dropbox.

Em sua versão gratuita ele oferece um espaço de 2 GB, mas que podem chegar a 18 GB com algumas maneiras, como indicação do serviço a um amigo, recomendar o serviço no Facebook ou Twitter e assim por diante. Para quem acha que é pouco e precisa de mais espaço pode comprar a versão Pro, que oferece 100, 200 ou 500 GB a partir de 9,99 dólares por mês.

Uma das grandes vantagens em relação aos seus concorrentes é que o Dropbox possui versões para Windows, Linux, Mac e dispositivos móveis, como Android, iPhone, iPad, BlackBerry e Kindle Fire, fazendo sincronia mesmo em sistemas diferentes.


Gostou? Então não perde tempo, acesse agora mesmo www.dropbox.com crie uma conta gratuita, instale o aplicativo em seus computadores e smartphones e aproveite o que de melhor a computação em nuvem tem a oferecer sem precisar ser um expert da informática.

Postar um comentário