Por que trabalhar com suporte em TI?

Talvez dentro do setor de TI os cargos menos valorizados seja da área de suporte, muitos aceitam cargos no suporte apenas para começar a carreira e ganhar experiência. Eu trabalho exatamente nessa área, como Analista de Suporte Pleno e posso dizer que gosto muito do que faço, mas será que vale mesmo trabalhar no suporte da TI?


Pensando nisso encontrei no site Profissionais TI um artigo muito bacana mostrando alguns pontos bem interessantes do suporte, não irei publicar o artigo todo aqui, apenas alguns pontos que gostei. Se quiser ler o artigo na integra clique aqui.

Entendo que a área de suporte de TI é a melhor área para se adquirir experiência, conhecimento, didática e “paciência” (risos) quando tratamos de TI.
Profissionais que atuam na área de suporte lidam diariamente com dezenas de solicitações das mais variadas possíveis, realizam mudanças no ambiente, validam sistema de backup, antivírus, links de internet, entendimento do erro do ERP e direcionam para os responsáveis, atuam com melhorias no ambiente, solicitações de mudanças (aquisição de novos computadores, melhorias na infraestrutura, navegação na internet, criação de usuários, etc), incidentes (centenas de erros em desktop, navegação, impressão, acesso à rede, aplicativos, e-mail, entre outros), e podem participar de praticamente todos os projetos de TI das organizações, sendo em um nível de acompanhamento ou até mesmo de implementação.
Para os profissionais que queiram adquirir conhecimentos na área de TI nas mais variadas vertentes (ERP, segurança, infraestrutura, servidores, desktops, switchs, firewall, impressoras, etc), para depois estar direcionado os estudos à determinada área em específico, sem dúvida o suporte de TI é um dos melhores caminhos.
Benefícios da área de suporte para a carreira do profissional de TI:
  • Possibilidade de conhecer e adquirir conhecimento nas diversas áreas da TI;
  • Adquirir experiência para entender e trabalhar com usuários finais, seja interno ou externo;
  • Rápida evolução de conhecimento, visto que o analista precisa atuar na causa do incidente ou solicitação o quanto antes;
  • Contato com fornecedores, equipe especializada, parceiros, consultorias;
  • Entendimento dos processos da TI (fluxo do gerenciamento de incidentes, solicitações de serviços, mudanças, problemas, gerenciamento da capacidade, demanda, entre outros), áreas críticas da organização (quais áreas são mais afetadas com a indisponibilidade de um serviços de TI), métodos de atendimento (presencial ou remoto);
  • Participação em projetos de TI (infraestrutura, segurança, ERP, banco de dados, Link Internet, E-mail, entre outros);
  • Contato com fornecedores para solicitar orçamentos para a TI (neste caso, o analista de suporte irá conhecer as soluções disponíveis no mercado, valores, serviços realizados) para atender à solicitação e encaminhar estes orçamentos para o gestor;
  • Possibilidade de evolução de cargo através de um plano de carreira ou meritocracia;
  • Possiblidade de se tornar especialista dentro da organização em determinada área;
  • Oportunidade em participar de projetos com consultorias especializadas ou apoiar em auditorias nas quais o analista irá compreender estes cenários;
  • Adquirir conhecimento das boas práticas de gestão de serviços de TI (ITIL v3, por exemplo).
Muitas pessoas irão dizer que só estou falando dos pontos positivos da área como se fosse o melhor dos mundos (risos), quando, na realidade, o analista de suporte é visto como um estagiário ou um profissional sem valor para a organização.
Mas, como tudo na vida, pode-se analisar somente os pontos negativos da área e reclamar ou compreender que existem muitas possibilidades e vantagens de se atuar na área de suporte de TI. Cabe a você fazer sua escolha.
Caso realmente não existam oportunidades de evolução, de conhecer novos produtos, ferramentas, sistemas, serviços e para o analista não seja vantajoso continuar atendendo desktop de usuários finais, creio que uma mudança de empresa seja um excelente caminho para não ficar parado no tempo. 
O artigo foi escrito por Gustavo de Castro Rafael para o Profissionais TI.

Gostou, comente, compartilhe sua experiência conosco, ou simplesmente compartilhe com alguém da área de Suporte em TI :)

1 comentários :

Verdade, nos do suporte de t.i temos um grande privilegio perto de outras áreas, estamos em direto contato com o conhecimento, não só na área de ti, mas também em diversas outras áreas.

Reply

Postar um comentário