Estudantes mostram robô que tem reações similares a seres humanos na Campus Party

Como informamos aqui na semana passada, aconteceu em São Paulo a 8ª edição da Campus Party Brasil, como acontece todos os anos milhares de novidades foram apresentados no evento, entre elas estudantes da  Universidade São Judas Tadeu mostraram um robô que tem reações similares a seres humanos.


Quatro estudantes de Engenharia de Computação da Universidade São Judas Tadeu criaram um robô interativo capaz de apresentar reações similares a humanos, ou animais, em situações como presença de luz, som, aproximação, entre outras funções.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Intel e esteve disponível para apresentação aos visitantes da Campus Party nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, no estande da empresa.

Willian Soares dos Santos, de 25 anos, é um dos integrantes do grupo e conta que o robô é capaz de interagir com o meio ambiente. “Em um ambiente sem luz, o robô entende que é necessário dormir. Ao ser exposto a luminosidade, ele reage como se estivesse acordado”, explica. A tecnologia desenvolvida pelo grupo fez uso da plataforma de desenvolvimento Intel Galileo, que foi fornecida sem custos pela empresa.

O estudante acredita que o projeto tem grande potencial de desenvolvimento, ampliando ainda mais as formas de interação do robô com o ambiente em que está inserido.

Tive a oportunidade de trocar algumas ideias com os estudantes sobre o projeto. Confira abaixo mais detalhes passados pelos mesmos.


Como vocês tiveram essa ideia?

Tínhamos visto uma estrutura fixa que somente identificava um objeto. Em conversa com o nosso orientador na época, ele achou a ideia legal pois ele havia comprado recentemente para sua filha um brinquedo que interagia com as crianças por R$ 300,00, ou seja, há um mercado para essa aplicação que paga bem.

Quais os principais componentes usados para fazer o robô e quanto tempo levou até o estágio de hoje?

A plataforma de desenvolvimento Intel Galileo (fornecida sem custos em parceria com a Intel), servomotores, sensores de distância, luminosidade e temperatura. Foi desenvolvido como trabalho de conclusão do curso de Engenharia de Computação durante o último ano na Universidade São Judas Tadeu (2014).

Como esse desenvolvimento de vocês pode auxiliar as pessoas?

Atualmente o foco principal é o entretenimento, porém, com as adaptações necessárias, como, por exemplo, rodas, ele pode ajudar as pessoas pegando objetos em determinadas distâncias, ou, em conjunto com a rede elétrica da residência, controlar a luminosidade do ambiente.

O que vocês esperam para o futuro? A ideia é aperfeiçoar esse projeto? O que pretendem fazer?

Esperamos continuar desenvolvendo equipamentos do tipo. Sim, colocando mais formas de interação, como recebimento de SMS e conexão à internet.



Não preciso nem dizer que o projeto tem potencial, e o quanto é bom ver brasileiros desenvolvendo boas ideias.

Começou a Campus Party 2015

Começou a Campus Party Brasil 2015, na verdade o evento já está em seu terceiro dia, e esse ano por estar envolvido em alguns projetos pessoais não pude novamente participar do evento, mas não é nem por isso que estou deixando de acompanhar o que acontece por la e claro, de manter que não conseguiu acompanhar saber o que de melhor acontece na #cpbr8.


A primeira coisa que sempre digo para quem vai a Campus Party é tenha um Twitter, para mim a melhor forma de acompanhar a campus até hoje é a através dele, informações rápida e direto dos campuseiros.

Desde sua primeira edição e das ultimas em que participei o evento cresceu muito, tanto em dimensão como em conteúdo.


Esse ano o evento conta com oito mil campuseiros e da expectativa de 100 mil visitantes até o sábado, a internet, um dos grandes atrativos do evento é uma conexão cabeada de 50 Gbps, 25% a mais que no ano passado e como de costume, a operação fica centralizada no chamado Ovni, um aquário de vidro de 235 metros quadrados equipado com toda infraestrutura necessária para garantir essa velocidade de banda.


Além da velocidade a enorme quantidade e palestras acontecem durante todos os dias de evento, divididas por áreas, como Desenvolvimento, Robótica, Software Livre, Redes Sociais, Segurança, Astronomia, Redes, entre outros. Nesse ano o evento ganhou um tema principal, empreendedorismo, e nada melhor do que um local cheio de jovens querendo mostrar seu talento e produto para incentivar startups e empreendedores.

Mas nem tudo roda redondinho na CPBR, passa os anos e alguns problemas continuam, sempre a reclamação do calor foi grande, e agora que levaram o evento para um local climatizado tem gente reclamando do frio, além disso o problema da falta de água em São Paulo também é realidade na campus, aonde muitos campuseiros questionaram da falta de água.


Queda de energia ou conexão com a internet lenta, não presenciei ninguém reclamando disso. Uma coisa melhorou muito esse ano, foi a transmissão das palestra pela internet, que este ano estão utilizando o Youtube para transmitir as palestras.

Claro que muito coisa ainda tem para acontecer, e se você não pode ir e quer ficar por dentro do que acontece la siga a hastag #cpbr8 e utiliza o site campuse.ro

Site oficial campus-party.com.br