Toque de Recolher em Ilha Solteira

O magistrado Fernando Antônio de Lima, juiz titular da Vara de Infância e Juventude da comarca de Ilha Solteira (SP), decidiu estipular um “toque-de-recolher” para menores de idade nas cidades paulistas de Ilha Solteira e Itapura.

“Toque-de-recolher”, que significa “interdição do trânsito de civis durante certo horário”, lembraria até a ditadura se não fosse por uma diferença, este “toque de recolher” trata-se apenas para crianças e adolescentes, menores de 18 anos.

Os adolescentes não poderão ficar nas ruas desacompanhadas dos pais nos horários seguintes:
De 0 a 14 anos, a partir das 20h30;
De 14 a 16, a partir das 22 horas;
Para aqueles entre 16 e 18 anos, a partir das 23 horas.

Aqui em Ilha Solteira o assunto foi bem comentado e discutido, mas não pensei que iria ganhar um âmbito nacional com está acontecendo, os principais jornais e programas de televisão estão comentando o assunto. Desde que foi implantado aqui em Ilha Solteira dia 20/04/09, gerou muita discussão, uma grande parte da população apóia (inclusive eu), outra parte é totalmente contra, e como não poderia deixar de ser, os próprios jovens com idade inferior a 18 anos.

Aos pais que são contra, recomendaria uma leitura na reportagem publicada no blog “Um passinho à frente”. Eu já havia lido matéria cerca de uma semana atrás, fiquei um tanto quanto chocado ao assistir o vídeo (sim existe um vídeo junto à reportagem), pois eu mesmo na idade das crianças do vídeo brincava de esconde-esconde, jogava bola, amarelinha, entre outras brincadeiras totalmente inocente. A juventude está muito precoce em seus atos, como diz no blog “sem mesmo saber o que estão fazendo”.

Acredito-me que o Juiz Fernando Antonio de Lima, levou vários fatores em consideração na decisão de criar o “toque de recolher”, baseando-se no toque de recolher implantado na cidade de Fernandópolis há aproximadamente 2 anos.

Com certeza Ilha Solteira que já é uma muito tranqüila e excelente para viver, será ainda melhor com atitudes como essa. Deixo aqui meus parabéns ao Juiz Fernando Antonio de Lima, promotoria, secretaria de educação, policias civil e militar e guarda municipal, que juntos estão fazendo o possível para que a lei seja cumprida.

Mais informações podem ser obtidas nos links abaixo:

- Amais
- Mznnews
- G1
- Prefeitura municipal de Ilha Solteria

O Vídeo abaixo foi exibido no Jornal da Globo de 20/04/09



Update 28/04/09: O jornalista Luciano Enes postou em seu blog o video do artista ilhense Manelin, que criou o funk do "Toque de Recolher", confira abaixo.

3 comentários

Ótima alternativa, para os jovens que adoram ficar na rua, e principalmente, cometendo delitos como alcoolismo.
Neide

Reply

Dessa vez o Manelin, se superou. Gostei muito.
Neide

Reply

Realmente, dessa vez ele mando bem.

Reply

Postar um comentário