Removendo versão antiga do kernel

Pelo fato de vários leitores do blog utilizarem linux, principalmente ubuntu, tive a ideia de criar esse post. Ontem estava atualizando o kernel do ubuntu na escola onde trabalho, em casa as várias versões que aparecem listadas no grub nunca me incomodou, mas na escola evitar problemas resolvi remover as versões antigas, procurando na internet como fazer isso, achei várias maneiras, mas nenhuma como essa abaixo.

Quem está com o ubuntu 9.10 atualizado percebeu que o kernel já foi atualizado 3 vezes. E a cada atualização as versões antigas são mantidas e, como não podia deixar de ser, acabam ocupando um espaço razoável no disco. Outra coisa que acontece ao atualizar o kernel é que o grub na inicialização vai ficando cada vez maior com mais opções de inicialização.

Bom, então vamos lá!

Primeiramente vá até o terminal (console) e digite o seguinte comando:

$ uname -r

O comando irá mostrar a versão do kernel que você está rodando atualmente. Esta será a versão que irá ser mantida. Provavelmente esta será a saída do comando:

2.6.31-17-generic

Agora abra o Gerenciador de Pacotes Synaptic através do menu Sistema > Administração.

Clique em Procurar e busque por linux-image-2.


Os resultados irão mostrar todos os kernels disponíveis e instalados. Uma caixinha verde à esquerda indica que o pacote está instalado. A única versão do kernel que queremos manter é a última. Procure pelo pacote correspondente à versão do kernel que está rodando em sua máquina atualmente (este é o kernel que você descobriu ao digitar o comando "uname -r" no console). Assegure-se de manter este kernel instalado (com o quadrinho verde). Agora você poderá desinstalar as outras versões antigas do kernel que estão na lista clicando na caixinha e selecionando "Marcar para remoção". O Synaptic irá pedir sua confirmação para desinstalar outros pacotes desnecessários. Pode aceitar.

Atenção novamente! Certifique-se de não remover o kernel que está sendo utilizado atualmente, caso contrário você poderá danificar seu Ubuntu. Clique em Aplicar para completar o procedimento.

Pronto! Suas versões de kernel antigas estão removidas e ao reinicar o sistema o grub estará mais limpo também.

2 comentários

Totalmente excelente!!!
Valeu pelo post isso vai ajudar bastante!!!
Abraço Lekão!

Reply

É Elson, a internet tem q ser colaborativa... sempre que tivermos novidades que vão ajudar os leitores será postadas aqui.

Reply

Postar um comentário