Novas cédulas de real

O Banco Central do Brasil colocou em circulação na semana passada as novas notas de 50 e 100 reais. Em 2011, será a vez das notas de 20 e 10 reais, ficando as cédulas de 5 e 2 reais para 2012. O problema é que, talvez, você não verá essas notas nem tão cedo: é que os caixas eletrônicos de todo o país precisam ser adaptados para esse novo padrão.

Isso devido as novas notas serem de tamanhos diferentes, de acordo com seu valor. Por causa disso, assim que um caixa eletrônico é adaptado, o equipamento não pode mais distribuir notas no formato antigo.

Toda mudança causa algum tipo de transtorno, mas temos que levar em conta que as novas notas não são um mero capricho do governo. O principal objetivo da iniciativa é o de dificultar ao máximo a falsificação de dinheiro.

O tamanho diferenciado das notas também é uma medida de proteção, já que dificulta a falsificação por lavagem química, técnica que faz, por exemplo, uma nota de 2 reais se “transformar” em uma cédula de 100. No entanto, de acordo com o Banco Central, essa característica também facilita a identificação das cédulas pelos deficientes visuais.

Postar um comentário