Quem são os hackers?

Nos últimos dias, e devido ao caso WikiLeaks e Cablegate, muito se tem lido que "os hackers fizeram isto", "os hackers fizeram aquilo", mandaram um banco Suíço abaixo, mandaram a Mastercard abaixo, etc.

Mas afinal quem são estes hackers?

Os hackers responsáveis pelos recentes ataques aos sites de empresas que de algum modo romperam as relações comerciais com a WikiLeaks são milhões de utilizadores da Internet, espalhados por todo o mundo e que são, na sua maioria frequentadores de um site de seu nome 4Chan.

Com um interface tenebroso, de uma complexidade estrutural que muitos poucos sites na Internet se podem gabar de ter, o 4Chan é a sala de estar de milhões de adolescentes que partilham tudo o que agarram na Internet.

Mas o 4Chan é mais do que um forum para adolescentes, o 4Chan é um corpo orgânico que se define enquanto entidade como "Anon" - que é a abreviatura de Anónimo - e que consegue mobilizar uma massa de gente que funciona como uma pessoa apenas.

Quando um website entra em confronto com um membro do 4Chan entra em confronto com milhões  de pessoas e ninguém os pode parar.

Estes são os  hackers, adolescentes que querem participar e pertencer a um grupo que consegue - sempre que quer - estar nas capas dos jornais de todo o mundo mas isso não lhes interessa. O que eles querem é ser parte de alguma coisa.  Dentro do 4Chan, existem instruções e pequenos programas que permitem a qualquer pessoa participar num ataque de "Denial of Service" (DoS) a um determinado site ou estrutura de sites. O espírito de missão, a alegria da missão cumprida, o companheirismo - valores que se perderam para muitos na vida offline - fazem do 4Chan um recreio do tamanho do mundo para milhões de adolescentes.

Quem são afinal os hackers? Os hackers são os vossos filhos.

Postar um comentário