Por que você não é um Zuckerberg

Conheça abaixo 10 motivos que mostram porque você não é um Mark Zuckberg.


1. Você não gabaritou o vestibular de Harvard
Você pode até ser muito inteligente, pode até ter ido muito bem em um vestibular concorrido na USP ou numa federal, mas daí a gabaritar o vestibular de Harvard tem uma enorme distância. Ainda que você, aqui no Brasil, seja mais inteligente que o Mark em Harvard, você está no Brasil, ele estava lá em Harvard, e a maneira como a academia e o mercado se relacionam lá e aqui são completamente diferentes.

2. Você não está nos EUA em fevereiro de 2004
Se o próprio Mark tivesse feito o Facebook alguns anos antes ou alguns anos depois, teria tido um resultado muito diferente do que teve, assim como tiveram seus antecessores e seus sucessores. Você pode falhar por ter começado tarde demais, mas também pode falhar por ter começado cedo demais.

Além disso, é preciso lembrar o que era EUA em 2004: o início da nova onda de startups, a web 2.0 fervilhando, a internet recobrando sua reputação perdida com a bolha, muito dinheiro sendo investido em novas ideias novamente, em 2005 surgiria o TechCrunch. Mesmo que estivesse nas mesmas condições que Mark, hoje teria que lidar com um mundo pós-crise imobiliária.

3. Você não é um excelente programador
Se você for, ignore este ponto. Mas se você não é um ótimo programador, o máximo que você pode ser é um Eduardo Saverin, não um Mark Zuckerberg.

Lembre-se, a ideia do Facebook até os imbecís dos irmãos Winklevoss (lembre-se, me refiro ao filme) poderiam ter. Mas fazer um Facebook, somente Mark em suas noites insones diante do computador poderia. Se você não é um programador, pode até sonhar em se tornar um Steve Jobs ou um Bill Gates, mas nunca um Mark Zuckerberg.

4. Você não sabe a Ilíada de cor em grego antigo
Ainda que você seja um verdadeiro nerd e um gênio da computação, lembre-se que Mark quando entrou na universidade já sabia ler e escrever em francês, hebreu, latin e grego antigo. E sim, decorar a Ilíada faz MUITA diferença na hora de dar sua vida a um projeto – esta sim é uma verdadeira escritura que fala de mitos de verdade nos quais você deveria se inspirar no lugar de um filme de Hollywood. (Ok, aqui eu roubei, eles não contam isso no filme, está na Wikipédia, mas está também no espírito do personagem do filme)

5. Você tem muitos amigos
Se você vai ao cinema com os amigos ver A Rede Social, significa que você tem tempo para ir ao cinema com os amigos, e jamais poderá ser um Mark.

6. Você não é amigo do Sean
Como em qualquer mito, o herói deve encontrar um mentor que o guia em sua trajetória por todos os perigos. Se você não tem um amigo escolado no mundo das startups digitais, terá que errar muito e aprender com seus próprios erros e poderá até acertar, mas não de primeira e tão bonito quanto o Mark.

7. Você está no Brasil
O ecossistema econômico-político brasileiro é muito diferente do americano, isso sem comparar 2004 com hoje. Provavelmente o resultado de sofrer um processo de uma família muito rica e poderosa seria muito diferente aqui do que lá. Aqui, entre os nossos poderosos, não tem essa de “nós somos homens de Harvard, não podemos contratar um mafioso para matar esse cara porque não seria honrado”.

8. Você não tem Investidores
Pelo menos, com certeza, não um investidor anjo como Peter Thiel com 500 mil dólares e a experiência de ter fundado o Paypal.

9. Você não é um canalha
No inicio do filme a namoradinha deixa claro ao Mark: não estou me separando de você porque você é um nerd, mas porque você é um canalha. No final ele flerta com outra garota que corrige a primeira: você não é, mas se esforça muito para ser um canalha. Se este não é o seu caso, e se você não aguentaria a carga emocional de passar para trás e depois ser processado pelo seu melhor e único amigo, não ache que poderá ser um Mark.

10. Você não quer ser um bilionário infeliz
O Mark, pelo menos o Mark Zuckerberg do filme, é um cara triste, sem amigos, com uma vida amorosa frustrante e que se afunda no trabalho, achando que suas conquistas na sua startup vão trazer seu amor de volta. Ele percebe que isso não vai acontecer, mas é tarde demais. Se fosse um filme (mais) romântico e não baseado em fatos reais, ele poderia deixar tudo, largar o Facebook e voltar para o amor de sua vida. Mas não, ele é apenas um bilionário infeliz. Eu não queria estar no lugar dele.

Você pode me contrariar e dizer que tem todos estes pré-requisitos, mas mesmo assim, o Facebook já foi fundado, esta oportunidade já passou, você pode ser você mesmo e ser muito feliz ou muito rico, mas jamais poderá ser Mark Zuckerberg.

Escrito por Gilberto Jr - via Webinsider

Postar um comentário