WWDC 2011: Mac OS X Lion

Como havíamos anunciado aqui, foi realizada nessa segunda-feira (06/06) a abertura da WWDC 2011,  conferência anual de desenvolvedores, realizada pela Apple. Como esperado várias novidades foram apresentadas pela Apple, Mac OS X Lion, iOS 5 e o mais aguardado e até então desconhecido iCloud. Vamos falar de todos eles, mas como muito coisa foi dita sobre cada um e temos muitos pontos importantes a citar, vamos dividir tudo em 3 posts, um para o Mac OS X, outro para o iOS 5 e por ultimo o iCloud seguindo essa ordem que foi a mesma usada pela Apple para apresentar os produtos.

Começamos então com o Mac OS X Lion que por algum motivo que ninguém sabe no comercial a Apple chama apenas de OS X Lion.  O Lion, sucessor do Snow Leopard, está confirmado para o próximo mês (julho), mas a data exata não foi informada.


De acordo com a Apple, o Lion conta com mais de 250 recursos novos. Geralmente Steve Jobs vem com esses números, sem nunca comprová-los oficialmente. De qualquer forma, um dos executivos da Apple mostrou os recursos mais importantes que estarão disponíveis no Lion.

Gestos multitouch – Inspirando-se no iOS, a Apple implementou os mais variados gestos com vários dedos simultaneamente. Por exemplo, no Safari dá para usar três dedos e controlar o navegador para avançar ou voltar na página. Além do swipe, o movimento de pinça está garantido na nova versão do sistema. (Vai funcionar somente em Macs com tecnologia multitouch)

Aplicativos em tela cheia – A explicação para esse recurso é tirar total proveito de cada ínfimo pixel nos MacBooks. Agora, diversos aplicativos têm uma versão em tela cheia, como o iPhone. De acordo com a Apple, a possibilidade de pular de um aplicativo para outro com os gestos multitouch viabiliza a visualização em tela cheia.

Mission Control – É uma união do Spaces com o Exposé. Os dois recursos foram agrupados em apenas um, que permite gerenciar todos os aplicativos rodando na máquina.

Mac App Store – Agora é padrão no sistema operacional da Apple, com direito a compras in-app. De acordo com a Apple, a versão mais recente da loja virtual terá notificações Push para avisar sobre atualizações em aplicativos.

Launchpad – Copiado do iPad, esse recurso mostra todos os aplicativos instalados no Mac com apenas um gesto de pinça.

Retomar (Resume) – Acabou aquela história de ter que reabrir documentos depois do Mac reiniciar, por exemplo. O Lion automaticamente retoma os arquivos que estão sendo editados no momento em que o aplicativo é acionado.

Salvar automático (AutoSave) – Não há mais a necessidade de salvar documentos. A Apple promete que os arquivos estarão sempre salvos com as alterações mais recentes.

Versões (Versions) – Uma espécie de Time Machine para documentos. O Lion vai fazer um controle de versões automático dos documentos em edição. Inclusive, Steve Jobs prometeu arrastar-e-soltar de elementos entre duas versões de um mesmo documento.

AirDrop – Sistema de reconhecimento de máquinas que estejam na mesma rede (cabeada ou Wi-Fi), com direito a troca de arquivos por meio de P2P.

Mail v5 – A nova versão do aplicativo de email da Apple foi refeita do zero. Além de oferecer visualização em tela cheia, um de seus pontos fortes é a visualização por conversação. A busca do Mail ficou mais esperta, e sabe reconhecer diferenças entre termos relacionados a mensagens e nomes de contatos.

via tecnoblog

Postar um comentário