Windows 8 Developer Preview

Já circula entre nós o mais novo sistema operacional da Microsoft, por enquanto com o o nome de Windows 8 (não sabemos se continuará com esse nome mesmo) e ainda em versão developer preview.


Durante essa semana, para ser mais preciso dia 13/09, sim, no dia do programador, Steven Sinofsky subiu ao palco e deixou bem claro, logo de cara: "hoje falaremos muito sobre Windows 8". Com muita pompa o Windows 8 apareceu.

Da tela de login ao sistema em si, o Windows 8 muda tudo: é, sem medo de errar, a maior quebra de paradigma desde o Windows 95. Sim, a área de trabalho clássica, ou Pro, como a Microsoft chamou, continua lá, mas foi relegada a segundo plano. Todo o foco está na interface imersiva, a interface Metro.

A “lock screen” é informativa e bonita, com horário e notificações sob a forma de ícones e números. É nela, também, que ficará a única “chateação” do Windows Update, um aviso discreto no rodapé. Ao selecionar seu usuário para fazer login, novidade: se quiser, a senha vai embora. Dá para logar com gestos numa foto, mais natural e seguro que do lembrar números e letras.


E a área de trabalho clássica? Também está lá e agora se chama, não se sabe se oficialmente ou não, interface Pro. Tem algumas diferenças, como um estranhíssimo botão Iniciar com fundo preto. Aero Glass? Parece que é coisa do passado, todas as janelas e demais elementos mostrados são “flat”. Programas e utilitários nativos do sistema e feitos para serem usados na área de trabalho clássica, como o gerenciador de tarefas, foram redesenhados.


Varias outras novidades foram apresentadas e se ficou interessado nos detalhes, pode saber mais no Gemind, blog de onde foram retirados as imagens e parte desse post.

O download foi liberado pela Microsoft na mesma data pouco depois de sua apresentação. Se quizer testar o Windows 8 por sua conta e risco baixe-o aqui

São três imagens ISO, sendo a principal uma de 64 bits (4,8 GB) com as seguintes ferramentas de desenvolvimento:

Windows SDK para apps no estilo Metro;
Microsoft Visual Studio 11 Express para Windows Developer Preview;
Microsoft Expression Blend 5 Developer Preview;
28 aplicativos estilo Metro incluindo o da BUILD.
Para os curiosos não desenvolvedores, estão disponíveis imagens “limpas”, sem as ferramentas acima, em sabores 64 bits (3,6 GB) e 32 bits (2,8 GB).

Os requisitos mínimos para rodar o sistema são:

Processador de 1 GHz (32 ou 64 bits);
1 GB (32 bits) ou 2 GB (64 bits) de memória;
16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits) de espaço em disco;
Placa de vídeo compatível com DirectX 9 e WDDM 1.0 ou superior;
Tela com suporte a multitouch para fazer uso do método de entrada baseado em toques.


Postar um comentário