Ontem 07/03 foi mais um dia importante na história da Apple e de seus fãs, a empresa de Cupertino fez o lançamento oficial do novo iPad, é isso mesmo, nada de iPad 2S, iPad 3, iPad HD, o nova versão do tablet da empresa se chamará simplesmente iPad. A explicação para isso é simples, assim como os produtos já consolidados como MacBook, iMac, Mac mini, iPod touch, o iPad está muito bem no consolidado no mercado e não a necessidade de ficar utilizando um sobrenome ou numero, apenas iPad ou iPad de 3ª geração, isso me faz pensar que nunca veremos um iPhone 5, simplesmente iPhone, mas isso é outro assunto.
Antes de falarmos mais do iPad vamos as principais informações da keynote de ontem comandada mais uma vez por Tim Cook, CEO da Apple que começou falando sobre a revolução pós-PC, e que dispositivos são agora mais pessoais e portáteis do que nunca, referindo-se a iPod, iPhone e iPad.
Como de costume nos eventos da Apple ele começou mostrando alguns números, como a informação de que os 3 dispositivos anteriores representam 76% do faturamento da companhia, atualmente.
Sobre o iOS, já são 352 milhões de aparelhos no mundo, sendo que 62 milhões foram comercializados apenas no último trimestre.
Foi lembrado também a recente conquista de 25 bilhões de downloads atingida recentemente pela empresa. O iCloud e seus mais de 100 milhões de usuários.
Após muitos números Cook começou falando das novidades com a Apple TV, agora com suporte a resolução Full HD (1080p) e ao iTunes Match.
Além disso ganhou uma nova interface, com algumas versões para a TV de ícones que já estão presentes hoje em iPhones e iPads: filmes, séries de TV, música, computadores e preferência. Suporte ao iCloud, o usuário terá acesso também a filmes que já foram comprados anteriormente, suporte ao Photo Stream: uma foto tirada em seu iPhone aparecerá automaticamente na Apple TV.
A nova Apple TV está disponível para pré-compra (nos Estados Unidos) a partir de hoje pelos mesmos US$100 de antes, com distribuição a partir de 16 de março. Já consta na Apple Online Store brasileira, por R$400.
Depois da Apple TV foi a hora de Phil Schiller subir ao palco para falar das novidades do dispositivo mais esperado do dia, o novo iPad, que conta com uma tela Retina de 2048×1536 pixels, ou seja, com resolução maior que a maioria dos computadores/monitores do mercado. Processador A5X, dual-core porém traz gráficos quad-core.
Além disso a câmera traseira foi turbinada com 5 megapixels e o mesmo sistema de lentes do iPhone 4S, com direito a ajustes de exposição e foco automáticos, detecção de rostos, estabilizador, entre outras novidades e capaz de produzir vídeos em Full HD 1080p.
Recurso de ditado, com suporte aos idiomas inglês, francês, alemão e japonês. A nova versão trouxe ainda suporte a redes 4G (LTE), podendo atingir velocidades de até 72Mbps. Para aguentar isso tudo, a bateria também foi melhorada, oferecendo as mesmas 10 horas de antes 9 horas navegando em rede 4G.
Ele é oferecido em versões pretas e brancas, com o modelos custando US$500 (16GB), US$600 (32GB) e US$700 (64GB) para os equipados com Wi-Fi, e US$630 (16GB), US$730 (32GB) e US$830 (64GB) para as versões Wi-Fi + 4G/3G.
Será disponibilizado em 16 de março, uma sexta-feira, nos seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Suíça, Japão, Hong Kong, Singapura e Austrália.
Ainda ouve tempo para apresentar algumas melhorias e novidades a respeito de Apps, começando pela suíte iWork que será atualizada, a do iOS, e não do OS X. Individualmente eles continuam custando US$10 cada. Outro que ganhará update é o GarageBand, com cordas inteligentes, editor de notas, integração com o iCloud e compartilhamento de criações, assim como o iMovie, com suporte a storyboarding e outlining de produções, bem como compatibilidade com gravações em Full HD 1080p. Diferentemente do iWork, cada um deles custa US$5, com atualização gratuita para quem já tem os apps.
A grande novidade nos Apps com certeza foi a chegada do iPhoto, que conta com uma navegação bem bacana, além de oferece ótimas opções de edição de imagens. Ele vem com pincéis avançados e com “Photo Journals” (provavelmente tipos especiais de álbuns), conta com detalhes/metadados de cada foto e até mesmo alinhamento de horizonte. Ainda é possível incluir um mapa com a sua localização, ou até mesmo uma espécie de widget mostrando a previsão do tempo no momento em que a foto foi tirada. Assim como os outros apps “iLife”, o iPhoto custa US$5 e é universal, ou seja, compatível com iPads e iPhones/iPods touch.
Schiller ainda encerrou sua apresentação com a seguinte frase: “Não deixe ninguém dizer a você que não é possível criar no iPad”.
As novidades da keynote foram, resumidamente estas. Algumas atualizações de softwares já estão disponíveis pela Apple
- iOS: Buscar Meu iPhone 1.4, Buscar meus amigos 1.1, Remote 2.3, iBooks 2.1 e iTunes U 1.1
- OS X: iBooks Author 1.1, Xcode 4.3.1 e iTunes 10.6 com suporte a filmes e programas de TV em Full HD 1080p.
As fotos foram todas retiradas do MacMagazine.
2 comentários
Amei o brinquedinho novo.
ReplyEu tb... quero um desse...
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