Usuários ajudarão a medir a qualidade da banda larga

A Anatel está de olho nas operadoras de banda largar no Brasil, e para garantir que elas realmente forneçam a velocidade adquirida pelo cliente, irá aumentar sua fiscalização. A Agência Nacional de Telecomunicações e o Ministério das Comunicações apresentam no último dia 29/08, em Brasília, detalhes do projeto de medição da qualidade da banda larga fixa no Brasil.

O processo de coleta de informações dependerá da participação dos consumidores do serviço de banda larga fixa. Serão escolhidos 12 mil voluntários em todo Brasil que receberão, gratuitamente, um medidor de parâmetros de qualidade da internet  (parecido com um modem), que enviará automaticamente para Anatel dados de velocidade da operadora. Os primeiros resultados devem ser divulgados, pela Agência, em dezembro deste ano.

O Programa abrangerá usuários das prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) com mais de 50 mil acessos (atualmente, Oi, NET, Telefônica/Vivo, GVT, Algar, Embratel, Sercomtel e Cabo).


Os resultados dessas medições permitirão à Anatel conhecer com maior precisão a qualidade do serviço em todo o País e, assim, adotar as medidas necessárias para que sejam cumpridas as metas estabelecidas na regulamentação da Agência.

Quem tiver interesse em participar do programa precisa estar de acordo com os requisitos abaixo:
  • Possuir uma conexão fixa de banda larga de uma das operadoras avaliadas.
  • Utilizar um roteador para se conectar ao serviço de banda larga.
  • Ter uma tomada adicional próxima ao roteador (ou onde pretenda conectar o equipamento). Observe que o cabo de rede deve estar conectado entre o equipamento e seu roteador. Será fornecido um cabo de 1 (um) metro para essa conexão.
  • Não ser funcionário das prestadoras monitoradas.
Caso atenda todos esses requisitos é só acessar o site da Anatel e se cadastrar.

A instalação do equipamento é simples, o video abaixo mostra como é simples e rápido.


via Anatel

Postar um comentário