Gimp ganha versão oficial para Mac e dispensa o X11

Quando falamos em edição de imagem, o primeiro software que vem em nossa cabeça é o Photoshop da Adobe, que para alguns virou até verbo, "faz um photoshopada nessa foto", pois é o ser humano é estranho.

Nem só de Photoshop vive os designers, existem alternativas livres e gratuitas que fazem a mesma coisa que o software da Adobe e muitas pessoas nem conhecem, ou por dizer que é de graça alguns dizem que não presta. 

Eu não tenho muita habilidade com o Photoshop, mas vez ou outra usava para correção de algumas fotos, coisa simples, mas pagar o preço cobrado pelo software de acordo com meu uso, sempre achei injusto e passei a usar o software craqueado, sei que está errado, mas era a alternativa que eu encontrava até começar usar Linux e não ser possível a instalação do Photoshop na plataforma do pinguim, foi quando descobri o Gimp, editor gráfico open source muito popular no Linux. 

Enquanto estava no Linux usei ele, gostei e percebi que o Photoshop não fazia falta, até comprar meu MacBook, onde uso OS X e fui de cara instalando o Gimp em sua versão para Mac e percebi que no OS X não é tão bom como no Linux ou até mesmo no Windows (sim, tem versão para Windows e funciona perfeitamente).

Até a semana passada, usuários de Mac que visitavam a página de downloads do Gimp eram dirigidos a outro projeto: o Gimp on OS X, que durante anos foi efetivamente a fonte de download da “versão oficial” para Mac e veio prestando bons serviços de oferecer executáveis deste aplicativo open source prontos para instalar em várias versões do Mac.

Enquanto a série 2.6 do Gimp foi a sua versão estável corrente, as instalações no Mac rodavam no X11, que em outros sistemas operacionais (como o Linux) costuma ser um componente essencial do ambiente gráfico, e no Mac é um ambiente gráfico à parte, com convenções diferentes e recursos à parte (até atalhos de teclado para operações comuns como copiar e colar eram diferentes).

Mas agora, em 2012 bastante coisa mudou: com o lançamento do OS X Mountain Lion, o X11 deixou de ser instalado por default no Mac (embora possa ser instalado por meio do XQuartz). Em paralelo o Gimp inaugurou em maio sua nova série estável 2.8, trazendo a há muito desejada opção por uma interface de janela única.


E nesta semana mais 2 fatos novos surgiram: com o lançamento do Gimp 2.8.2, a página de downloads do Gimp passou a oferecer diretamente um instalador para Mac em formato DMG, e a versão passou a não mais fazer uso do X11 (pra mim a melhor noticia de todas): agora a interface é nativa do Mac.

A instalação é da forma usual, mas se você não autorizou nas Preferências a execução de aplicativos não-assinados, talvez tenha que rodar o aplicativo pela primeira vez clicando nele (na pasta /Applications) com o botão direito do mouse e selecionando “Abrir”, para que apareça a possibilidade de autorizar a execução.

Alguns bugs ainda estão presentes como relatou Augusto Campos, autor do BR-Mac, fonte desse post, em alguns testes feitos por ele em 5 minutos o programa fechou inesperadamente 3 vezes, mesmo com fechamentos súbitos a notícia é ótima. Como disse meu uso é muito simples e não tive problemas com ele ainda e as versões para Windows e Linux estão bem estáveis.

Caso você use Photoshop e principalmente de forma ilegal, recomendo conhecer o Gimp, independente do sistema operacional que você usa, ele está crescendo a cada dia, é livre e gratuito. Baixe agora!

Postar um comentário