Parece que a plataforma Android tem se tornado realmente um alvo do hackers. Com a expansão do sistema operacional da Google, os aplicativos maliciosos foram começando a surgir de forma significativa.
Dessa vez, um malware está sendo usado para praticar atos ilícitos. O esquema funciona da seguinte maneira: é enviada uma alerta para o usuário, afirmando que ele acessou conteúdo pornográfico ilegal, e que terá de pagar US$ 300 para que seu celular seja desbloqueado.
Ainda segundo as informações, o vírus age de forma inteligente: para os usuários dos Estados Unidos, a ameaça apresenta uma falsa mensagem que remete ser do FBI, já para usuários de outros países, o corpo da mensagem é um pouco diferente.
O aplicativo malicioso bloqueia todas as funcionalidades do smartphone, sendo que é impossível utilizar o dispositivo. A única opção existente é uma Home, assim o aparelho irá para a tela inicial por somente 5 segundo, depois disso volta tudo ao normal.
O analista da Bitdefender, Bogdan Botezatu, afirma que consegui desinstalar o aplicativo num certo momento: “Eu consegui desinstalar manualmente indo rapidamente para a área de aplicativos e arrastando para a desinstalação, mas isso só funciona se o ícone estiver na primeira coluna. Caso contrário, não há tempo suficiente para arrastá-lo para cima para desinstalá-lo”.
Esse aplicativo malicioso está propagado em sites pornôs; o banner do aplicativo apresenta uma proposta de um player de vídeo premium para o usuário do site, mas que na verdade é uma arapuca para quem o utilizar.
Escrito por: Vagner Carvalho
Via: Fonte: Ars Technica
Via: Fonte: Ars Technica
Postar um comentário