WWDC 2014: iOS 8

Como vimos no post anterior, que ficou bem extenso diga-se de passagem, o OS X trouxe várias novidades, até por esse motivo resolvi dividir tudo que rolou na WWDC 2014 em vários posts, então vamos a mais um, agora para falar do iOS 8.


Depois da apresentação do OS X Yosemite o chefão da maçã voltou ao palco apresentando mais alguns números, mas dessa vez relacionados a iGadgets, veja alguns deles. A Apple vendeu mais de 100 milhões de iPods touch, 200 milhões de iPads e 500 milhões de iPhones.

Segundo Tim Cook os iGadgets trazem muitos novos clientes para a Apple (isso eu já sabia), foram 130 milhões de novas pessoas nos últimos 12 meses, sendo que muitos deles vieram do Android, depois de uma má experiência com o robozinho verde. Cook disse que quase metade dos chineses nos últimos meses vieram do Android.


A satisfação de consumidores com o iOS 7 é de 97%. Pela facilidade de upgrades, o iOS 7 já está em 89% de todos os iGadgets, comparativamente, a ultima versão do Android está instalada em apenas 9% dos aparelhos compatíveis. O CEO também lembrou que 99% dos malwares para mobile são para Android.


Chega de números, é hora de falar de iOS 8, ao me ver não houve tantas novidades quanto ao OS X, mas todas que vieram foram bem legais, começando pela Central de Notificações, que permite você responder mensagens diretamente das notificações. A novidade funciona em vários tipos de notificações, como aceitar um evento de calendário. Essas ações funcionam também na tela bloqueada.

Com um duplo-clique no botão Home do iPhone, as pessoas com as quais você mais se comunica aparecem em cima dos apps abertos. O iOS 8 ainda traz melhorias gerais no Mail, com novos atalhos para sinalizar, apagar, etc. Enquanto estiver escrevendo uma mensagem no Mail do iPad, dá para deslizar a mensagem para baixo e acessar seus outros emails para o que precisa.


O Spotlight traz novas sugestões como de apps que você não possui, artigos da Wikipédia, notícias, músicas, restaurantes, filmes, etc. A busca dentro do Safari também funciona como em Macs com o Yosemite. Sugestões mais práticas e inteligentes.


Uma novidade que chamou a atenção de muitos é QuickType, uma tecnologia para o teclado, a qual faz sugestões do que você provavelmente irá digitar em seguida. Ele é totalmente contextual e inteligente, já oferecendo coisas para digitar sem você nem começar a teclar. Ele é totalmente personalizável, de acordo com os gostos de cada um, e os termos são adaptados com a pessoa com a qual você está falando via email ou mensagens. E todo o aprendizado da tecnologia é feito localmente, oferecendo uma ótima privacidade. O mais legal, porém: o QuickType disponível em vários idiomas, incluindo o português do Brasil :-)

O App mais usando no iOS, o Mensagens, está ainda melhor, como mensagens em grupo que podem ser nomeadas, possibilidade de adicionar ou remover pessoas, silenciar mensagens em grupo e facilmente deixar um grupo. Agora também dá para compartilhar localizações dentro do Mensagens, e o app traz ainda uma visão simples de imagens e vídeos compartilhadas, ainda é possível gravar uma mensagem de voz e enviar a mensagem, seja em áudio ou em vídeo também.


Será possível acessar documentos de múltiplos apps no seu drive virtual do iCloud em iGadgets, e mesmo apps de terceiros podem trabalhar com documentos hospedados no iCloud — tudo é salvo e sincronizado automaticamente.

Talvez o rumor que mais correu internet a fora foi a questão sobre um App sobre saúde e isso realmente se tornou realidade, através do Health. Hoje em dia existem diversos produtos já criados por empresas do mundo todo, como balanças, medidores de pressão e diabetes, pulseiras, etc. Mas todos eles utilizam seus próprios apps para armazenarem as informações captadas por eles. A Apple quer unir isso tudo num lugar só, através do novo app Health.


Podemos assim monitorar toda a nossa saúde de forma integrada a apps de terceiros. A Nike, por exemplo, poderá prover dados para o app Health com o Nike+ Move ou o Nike+ Running. O sistema analisa se os dados estão de acordo com a situação atual das pessoas e pode emitir alertas de preocupação sobre a sua saúde.


Agora a novidade que eu em particular mais gostei, é o compartilhamento familiar. É possível configurar famílias inteiras no iOS e compartilhar o que você quiser com eles, incluindo fotos/vídeos, localizações, compromissos, etc, ele também engloba mídias como músicas, filmes, apps, isso mesmo, é possível puxa as compras dos membros da família para você!


O que todos querem saber, e a Siri? Agora poderá ser usada sem a necessidade de encostar no aparelho, apenas dizendo “Hey, Siri” (assim como o “Ok, Google”). A assistente virtual também reconhece músicas e poderá comprar músicas na iTunes Store, tudo através de comandos de voz, e ganhou 22 novos idiomas para o recurso Ditado (Dictation).

Postar um comentário