WWDC 2014: OS X Yosemite

Finalmente chegamos a mais uma WWDC, este ano o evento comemora 25 anos e além do tradicional kit entregue aos desenvolvedores, eles ganharam também um gif card no valor de 25 dólares. Tirando isso vamos realmente ao que interessa, o que a Apple tinha de novidade para nos apresentar?

A keynote começou com um longo vídeo no qual pessoas falam sobre desenvolvedores e apps de um modo geral, e da importância deles. Logo na sequência o CEO Tim Cook subiu ao palco do Moscone Center. Como já é de costume, Cook começou recapitulando alguns números da empresa, começando pela própria WWDC. Serão mais de 100 sessões, 120 laboratórios e mais de 1.000 engenheiros da Apple no local. 


Ainda com números, mas agora falando sobre os sistemas operacionais da Apple, Tim Cook afirmou que são 80 milhões de Macs. O OS X Mavericks, atual sistema da operacional desktop, já está em 40 milhões desses, ou seja, 50% da base instalada. É a maior adoção na indústria de PCs, na história. Comparando com o Windows 8, este tem apenas 14% de market share entre usuários de PCs.
Já que começamos falando do OS X veremos agora as novidades que vem em sua próxima versão.

OS X Yosemite

Seguindo alguns rumores que surgiram depois dos banners espalhados no Moscone Center, o OS X 10.10 traz agora o nome de Yosemite (um dos parques mais famosos dos Estados Unidos), seguindo o novo padrão de codinomes baseado em lugares famosos da Califórnia.


Enquanto no Mavericks o foco foi o desempenho, no Yosemite a Apple se dedicou em três áreas: Interface, Apps e Continuidade. O sistema foi redesenhado com base no visual do iOS 7, visando dar vida nova aos padrões de interface para o desktop. O uso extenso de translucidez e design em camadas ficou bastante alinhado com a tradição visual do Mac.


Junto com o OS X todos os Apps nativos e Central de Notificações foram redesenhados, falando especificamente da Central de Notificações, foi incluído a área “Hoje”, com o resumo completo do seu dia (como já acontece no iPhone). além disso ainda tem a possibilidade de adicionar widgets e outras informações junto dos tradicionais alertas de aplicativos.


O Spotlight também merece destaque, muito parecido com o ótimo Alfred, agora é possível buscar documentos procurando pelo nome de um app, facilitando consultas diárias, realizar conversões de unidades e buscas pela web, tudo em um único lugar.


Outra boa novidade é o iCloud Drive, algo que muitos, inclusive eu pediu faz um bom tempo. Agora, a Apple oferece no Finder o iCloud Drive, onde é possível armazenar quaisquer arquivos que o usuário quiser, organizando-os da forma que preferir, e tê-los sincronizados em todos os Macs e iGadgets, além de acesso web e a partir de PCs com Windows. Bem como o Dropbox já faz a anos.


No Mail, tivemos uma interface renovada e o Drop, um recurso para envio seguro de arquivos via iCloud de até 5GB. Além disso, com o Markup, a Apple permite fácil anotação de conteúdo recebido por e-mail.


O visual flat também chegou ao Safari, que traz uma nova barra de endereços unificada, que oferece buscas contextuais, acesso a todos os favoritos de forma detalhada, gerenciamento avançado de abas e muito mais opções de compartilhamento, incluindo anotação de conteúdo para o Mail e assinatura de feeds, que está de volta.


Outra boa novidade que deixou muita gente feliz é o AirDrop entre Macs e iGadgets, o Handoff, permitem que aplicativos possam ser desenvolvidos para reconhecerem quando você deixa de fazer algo em um dispositivo e vai para outro, oferecendo notificações e controles para ir direto ao ponto em que parou no seu trabalho. O Messages e o FaceTime também se tornaram bem melhores com essa continuidade, agora é possível de responder SMSs e ligações a partir de um Mac.

Yosemite será lançado no final do terceiro trimestre deste ano e, assim como o Mavericks, será gratuito. Uma prévia de desenvolvimento estará disponível para os participantes da WWDC e desenvolvedores registrados ainda hoje, mas quando o sistema chegar à fase de testes beta, a Apple abrirá um programa dedicado a todos os usuários interessados em começar a usá-lo.

Postar um comentário