Ubuntu 10.04 Lucid Lynx

Como todos devem estar sabendo, saiu na quinta-feira passada a nova versão da distribuição linux Ubuntu, trata-se da versão 10.04 Lucid Lynx e traz várias mudanças e novidades, acredito que a principal delas e mais comentada é o visual que foi todo reformulado.

Novidades: mudaram o tema básico, mudarão também de lado os botões de navegação minimizar, expandir e fechar, passando pro lado esquerdo, sai o gimp, fica o empathy, entram o Gwibber e do Pitivi.

10 coisas que eu posso falar sobre ele:

1 - Quanto a posição dos botões eu acredito que a maioria vai fazer com que eles voltem pro lugar correto. (nada contra a quem gostou da ideia, mas depois de milhares de anos usando o lado direito será como fazer uma viagem a Inglaterra e tentar dirigir um carro por lá, a direção lá é do lado contrário da nossa).

2 - No caso dos temas, eu gostei e muitos também gostarão pelo fato de varias pessoas usar algum tema na cor preta, mas se você não gostou basta baixar outros outros na gnome-look.

3 - O empathy tá mas pra antipathy (e todo mundo acaba mesmo usando o amsn ou o emesene ou pidgin ou os 3).

4 - Pitivi, esse eu não conheço e ainda não usei, mas pelo que li, ele não é lá essas coisas e estar saindo como padrão é uma gigantesca bola fora o openshot dá de 1000 x 0, nele até porque o pitivi quase nem funciona, de acordo com relatos de alguns usuários.

5 - Fspot realmente eu nunca o usei pra edição de fotos, pra isso eu uso o gimp ou picasa, que além de corrigir e alterar as fotos ainda faz o upload direto em sua conta na web.

6 - Gimp eu realmente uso muito, gimp e o inkscape pra fazer banner e desenhos variados, o uso também pode ser usado para transformar arquivos pdf em imagens e edita-las, ficar sem eles é quase impossível e eu pretendo nunca ficar. Sua retirada foi como um chute no saco.

7 - Firefox continua, mas esta quase querendo deixar de ser usado, a cada versão passa a consumir mais memória, o chrome ainda não acertou todos os detalhes, mas já é uma boa alternativa junto com o opera.

8 - Gwibber é um agregador de redes sociais e possivelmente vai fazer muito sucesso. Foi sem duvida o melhor aplicativo acrescentado nessa versão, hoje todos nós trabalhamos com várias mídias sociais.

9 - Ubuntu Music Store - bom uma outra loja pra comprar música na internet, será que essa onda vai pegar com a galera do software livre?

10 - OpenOffice - a versão atual é a 3.2, mas eu como em toda versão vou remove-lo e instalar o BrOffice, acho melhor.

O que preocupa são as coisas que estão sumindo no Ubuntu, Enfim, em alguns casos parece a escalação da seleção brasileira, uns estão lá por que merecem os outros por hobby, nossa vantagem é que quem põem o time em campo somos nós e sempre podemos deixar de lado esses fanfarrões.

Ficou de fora da lista, mas os jogos padrões nessa versão também diminuíram, agora o Ubuntu conta com um número menor de jogos.

Pra quem usa alguma versão anterior do Ubuntu e quer atualizar, mas não quer perde os aplicativos instalados recomendo atualizar pelo próprio gerenciador de atualizações do Ubuntu.

Para baixar o Ubuntu 10.04 Lucid Lynx acesse www.ubuntu.com ou clique aqui.

2 comentários

Olá Alex

Vc já tentou votar? As pessoas dizem estar conseguindo votar lá no blog, mas eu não consigo votar em ninguém da minha máquina. Depois vou tentar na do maridão.Tentei votar em vc mas também não consegui.

Bjo

Reply

Treinamento para novos instrutores Ubuntu

A Fuctura, Master Ubuntu para treinamento, junto com os novos Partners Ubuntu Brasil, lança o programa para formação de instrutores oficiais Ubuntu com o objetivo de treinar, formar e contratar instrutores em todo território nacional.


Vantagens para o Instrutor

O programa oferece várias vantagens, entre elas a possibilidade do instrutor trabalhar em todo território nacional, ter o investimento do curso devolvido junto com a sua primeira turma ministrada, e ter um contato direto com a equipe de treinamento e desenvolvimento da Canonical.


Participe: www.aprendaubuntu.com.br


O programa de treinamento vai atender inicialmente:

1. Recife, PE: 24 de maio (Fuctura)
2. Petrolina, PE: 05 e 06 de junho e 12 e 13 de junho (Fuctura)
3. Maceió, AL: 12 e 13 de junho e 19 e 20 de junho (Oficina Livre)
4. Porto Alegre, RS: 19 e 20 de junho e 26 e 27 de junho (Hitec)
5. Fortaleza, CE: 19 e 20 de junho e 26 e 27 de junho
6. Belo Horizonte, MG: 10 e 11 de julho e 17 e 18 de julho
7. João Pessoa, PB: aguarde
8. São Paulo, SP: aguarde
9. Rio de Janeiro, RJ: aguarde
10. Manaus, AM: aguarde

Reply

Postar um comentário