Habilitando escrita em NTFS no Mac OS X

Como já comentei algum tempo no twitter, recentemente adquiri um macbook pro, sem nunca ter usado o Mac OS X resolvei gastar meu suado dinheiro no note da Apple e aprender a usar mais este sistema.

Realmente o sistema da Apple dispensa comentários, mas como todo linux user, os mac users também precisam aprender a lidar com a vida sem o Windows, eu já estava acostumado com isso pelo fato de já usar o sistema do pinguim. Nesse post quero dar uma dica pra quem está começando no mundo do Mac OS X assim como eu.

Desde o windows 2000 a Microsoft mantém seu formato de arquivos padrão NTFS, formato que Mac só permite a leitura e não escrita e caso você tenha uma HD externo assim como eu e usa-o em computadores com outros sistemas vai ficar um pouco decepcionado ao não conseguir gravar nada dele pelo seu Mac, mas calma, tudo no mundo da informática tem solução, a mais simples seria mudar o sistema NTFS por FAT que pode ser lido por todos o sistemas. Mas FAT é um sistema de arquivos defasado e inseguro que a própria Microsoft aposentou-o, então qual outra alternativa?

Uma outra solução, gratuita e bastante útil, é o MacFUSE, programa de código aberto criado pelo Google, em conjunto com o NTFS 3G

1. Baixe e instale o MacFUSE


2. Baixe e instale o módulo NTFS do MacFUSE


3. Reinicie o Mac

4. Plugue e use o seu HD NTFS normalmente


Pronto, uma forma fácil, gratuita e permite que você desfrute dos recursos do seu Mac OS X sem precisar ter em seu HD externo o formato FAT.

Se tiverem sugestões de dicas que queiram ver aqui deixe sua opinião nos comentários :)

via tecnocracia

5 comentários

Tá sendo um mistério fazer isso aqui no meu MBP, já tentei diversas vezes e não tá sendo tão simples assim :(

Anyway, obrigado pelo artigo!

Reply

Em tempo, descobri o grande mistério: você deve inicializar o OSX com o Kernel de 32 bits para o FUSE funcionar, como estava inicializando como 64 bits, não carregava.

Fica a dica :)

Reply

como posso fazer isso??

Reply

David, não sei se vc está tento problemas também em usar o MacFUSE, eu uso Mac OS X 64 bits e não obtive problemas, mas pelo relato do nosso amigo Marcelo, vc pode tentar fazer essa mudança de kernel... aqui está um link que talvez lhe ajuda nisso.

http://applemania.info/?p=4580

Reply

eu tive problema com ele, depois de usar, meu mac começou a aparecer uma tela preta pedindo pra dar reboot ou algo assim, aí tive que aprender na manha a ligar ele antes de aparecer a tela. Tentei de absolutamente tudo e só parou quando eu instalei o Lion. Recomendo esvaziar o disco em outro computador e usar o Utilitário de Disco para modificar, mais confiável, resultado garantido.

Reply

Postar um comentário