Microsoft libera Windows Live Essentials 2011

Chega de tanto beta. A Microsoft liberou hoje (30/09 quinta-feira) a versão final do Windows Live Essentials 2011para os milhões de usuários ao redor do mundo. Tenho certeza que devido a esse nome muitos nem saibam que estamos falando do "MSN", que desde sua versão 2009 recebe esse nome e além do "MSN" traz vários outros softwares para diferentes funções.


Desde que a Microsoft decidiu oferecer vários aplicativos de uso mais doméstico em apenas um pacote, o Windows Live Essentials vem se consolidando como o iLife da empresa de Redmond. A nova versão teve melhorias em todos os aplicativos, sendo que algumas merecem certo destaque.

Messenger. É integrado a várias redes sociais, entre elas o Facebook. Isso significa que, no mesmo aplicativo, o usuário pode bater papo com seus amigos do próprio Messenger e também com aqueles que estão disponíveis online por meio da rede social. Há limitações, mas para chat em texto é mais do que suficiente.

Galeria de Fotos. Um dos recursos mais bacanas do aplicativo é a correção automática de fotos, para criar a composição perfeita. Para isso, basta que o usuário tire várias fotos seguidas. Digamos que numa delas, uma pessoa esteja olhando para longe da câmera, mas em outra ela esteja olhando exatamente para câmera. Nesse caso, a Galeria de Fotos cria a foto perfeita.

Writer. A ferramenta para publicar posts em blogs — inclusive aqueles baseados no WordPress — teve seu dicionário melhorado, o que garante uma correção textual ainda mais bacana.

Mail. O funcionamento do Live Mail com o Gmail do Google foi melhorado, a ponto do aplicativo interpretar corretamente quando o usuário quiser apagar uma mensagem ou marcá-la como spam. Que difícil, não?

Proteção para a Família. O filtro de conteúdo desse recurso está 35% mais rápido do que na versão anterior, segundo dados da MS.


Windows Live Essentials 2011 não vai funcionar em Windows XP ou inferior. Pois é, esse fica apenas para quem roda Windows Vista ou Windows 7. Durante uma conversa com uma executiva da Microsoft, o motivo para isso me foi revelado. É que o Windows XP não tem muitas das tecnologias necessárias para rodar o Essentials — em especial o Messenger — corretamente. Reescrever seu código para esse sistema daria mais trabalho do que a MS quer ter com uma plataforma de dez anos atrás

Postar um comentário