Novidades da Apple: linha iPod, iTunes e Apple TV recebem novas versões

Ontem (01/09) enquanto a maioria dos brasileiros estava com a atenção voltada para o centenada do curíntia, os geeks, nerds e todos mais ligados em tecnologias e principalmente fanáticos por Apple estavam de olho em mais um lançamento de Steve Jobs.

Na tarde de ontem o CEO da Apple realizou um keynote com várias novidades, vamos a elas:

Jobs começou o evento falando da abertura de uma sofisticada loja da Apple em Xangai, a segunda unidade da China, aliás. A empresa já possui mais de 300 lojas, a maioria nos Estados Unidos e alguns outros países.

Logo em seguida Steve falou sobre o iOS, o sistema operacional do iPhone, do iPod touch e iPad, segundo Jobs são cerca de 230 mil novos dispositivos por dia rodando esse sistema. Ele aproveitou para anunciar a versão 4.1 do sistema, que trará, essencialmente, correções para falhas, especialmente aquelas relacionadas ao iPhone 3G e à conectividade Bluetooth. Também haverá novos recursos, como suporte a vídeos em alta definição via Wi-Fi, criação de fotos em HDR (High Dynamic Range) e o Game Center, uma plataforma de jogos específica para o iOS que terá como principal atributo disputas em multi-player.


O iOS 4.1 será disponibilizado gratuitamente na próxima semana, mas Jobs disse que a versão 4.2 chegará já em novembro de 2010. Por que um intervalo tão curto? Porque essa versão está sendo pensada principalmente para o iPad e oferecerá, como destaques, possibilidade de impressão remota e AirPlay, um aplicativo que permitirá a transmissão de vídeo, áudio e imagens por Wi-Fi.

Mas uma das novidades mais aguardadas era o lançamento dos novos iPods. Começando pelo novo modelo do pequenino iPod shuffle, que volta a ter botões, ficando parecido com a versão retrasada da linha.
O novo iPod shuffle, com capacidade de 2 GB e bateria de 15 horas, custará apenas 49 dólares nos Estados Unidos. A Apple disponibilizará o modelo em várias cores “metalizadas”, como azul, rosa, verde e laranja.

O iPod nano também foi renovado. Foi a versão que recebeu as maiores mudanças: está mais fino, 46% menor e 42% mais leve que a edição anterior. Os botões de navegação foram eliminados. Em seu lugar, está uma tela sensível ao toque, cuja interface tem uma organização dos ícones que lembra o iOS:
O novo iPod nano tem rádio FM, compatibilidade com 29 idiomas, bateria com duração estimada em 24 horas, além de capacidades de 8 GB e 16 GB, custando 149 dólares e 176 dólares, respectivamente. O modelo também tem um “clip” para prendê-lo à roupa. Ah, também estará disponível em várias cores. A câmera? Sim, ela foi retirada do iPod nano.

o iPod touch também foi renovado. O modelo agora está ainda mais fino, tem câmera frontal para vídeoconferência, câmera traseira para gravação de vídeos – em alta definição, diga-se – e conta com o processador A4, que já equipa o iPhone 4. Deste último, também “copiou” o recurso Retina Display: onde havia um pixel, agora há quatro, o que deixa as imagens incrivelmente mais bonitas e reais.

A versão de 8 GB do novo iPod touch terá preço de 229 dólares. O modelo de 16 GB, 299 dólares. Por sua vez, a versão de 32 GB sairá por 399 dólares.

E não para pelos iPods. Jobs também anunciou a versão 10 do iTunes. A primeira mudança é um novo logotipo, que agora não faz mais alusão a um CD. O visual do programa também levou uma repaginada, mas nada muito dramático. A principal novidade fica por conta do recurso Ping, uma espécie de “rede social musical”. Por meio dele, o usuário poderá “seguir” outras pessoas pelo iTunes, assim como ser seguido. Para que? Para compartilhar preferências musicais. É um belo jeito de conhecer músicas novas, segundo Jobs.


O iTunes 10 pode ser baixado aqui para Windows e Mac OS X.

Ainda não acabou não. Steve Jobs ainda anunciou novidades para o Apple TV. 

O dispositivo está muito menor. E não tem HD. Segundo o todo-poderoso da Apple, é porque os usuários não querem armazenar vídeos. Nem sincronizar esse material com um computador. Só querem assistir. Por isso, o novo aparelho adotará o modelo de aluguel de vídeos, com transmissão direta. Filmes poderão ser alugados por 4,99 dólares.Programas de TV, por 99 centavos. Também será possível obter conteúdo da Netflix, do YouTube e do Flickr. Para conectivade, o dispositivo contará com portas Ethernet e HDMI, além de Wi-Fi. Custará 99 dólares.

Postar um comentário