Microsoft libera Windows Live Essentials 2011

Chega de tanto beta. A Microsoft liberou hoje (30/09 quinta-feira) a versão final do Windows Live Essentials 2011para os milhões de usuários ao redor do mundo. Tenho certeza que devido a esse nome muitos nem saibam que estamos falando do "MSN", que desde sua versão 2009 recebe esse nome e além do "MSN" traz vários outros softwares para diferentes funções.


Desde que a Microsoft decidiu oferecer vários aplicativos de uso mais doméstico em apenas um pacote, o Windows Live Essentials vem se consolidando como o iLife da empresa de Redmond. A nova versão teve melhorias em todos os aplicativos, sendo que algumas merecem certo destaque.

Messenger. É integrado a várias redes sociais, entre elas o Facebook. Isso significa que, no mesmo aplicativo, o usuário pode bater papo com seus amigos do próprio Messenger e também com aqueles que estão disponíveis online por meio da rede social. Há limitações, mas para chat em texto é mais do que suficiente.

Galeria de Fotos. Um dos recursos mais bacanas do aplicativo é a correção automática de fotos, para criar a composição perfeita. Para isso, basta que o usuário tire várias fotos seguidas. Digamos que numa delas, uma pessoa esteja olhando para longe da câmera, mas em outra ela esteja olhando exatamente para câmera. Nesse caso, a Galeria de Fotos cria a foto perfeita.

Writer. A ferramenta para publicar posts em blogs — inclusive aqueles baseados no WordPress — teve seu dicionário melhorado, o que garante uma correção textual ainda mais bacana.

Mail. O funcionamento do Live Mail com o Gmail do Google foi melhorado, a ponto do aplicativo interpretar corretamente quando o usuário quiser apagar uma mensagem ou marcá-la como spam. Que difícil, não?

Proteção para a Família. O filtro de conteúdo desse recurso está 35% mais rápido do que na versão anterior, segundo dados da MS.


Windows Live Essentials 2011 não vai funcionar em Windows XP ou inferior. Pois é, esse fica apenas para quem roda Windows Vista ou Windows 7. Durante uma conversa com uma executiva da Microsoft, o motivo para isso me foi revelado. É que o Windows XP não tem muitas das tecnologias necessárias para rodar o Essentials — em especial o Messenger — corretamente. Reescrever seu código para esse sistema daria mais trabalho do que a MS quer ter com uma plataforma de dez anos atrás

YouTube Social: vídeos assistidos em grupo

O Youtube é o canal de videos mais acessado no mundo, a equipe de desenvolvimento da ferramenta está trabalhando para manter isso, dessa fez foi implementado ao canal de videos da gigante de Mountain View um novo serviço que vai trazer um ar mais social. Com o YouTube Socialvision você pode criar uma espécie de “sala de vídeos compartilhados”, onde todos os interessados acessam o mesmo canal e podem assistir vídeos ao mesmo tempo.
O serviço permite uma interação ainda maior, pois todos podem conversar por uma janela de chat que fica ao lado direito da tela. Para compartilhar a sua rede de vídeos com os amigos, basta utilizar o endereço disponibilizado como “Party URL” que é apresentado na parte de baixo da tela.

12 anos de Google: Feliz aniversário!


Fundada em 1998 pelos estudantes Larry Page e Sergey Brin, tendo como data de aniversário oficial o dia 27 de setembro, a Google Inc. está comemorando hoje seu 12º aniversário, firmada como uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e líder das buscas na Internet.


De acordo com o portal Alexa, o google.com  é hoje o endereço mais acessado no planeta. Devido aos seus úteis serviços que não deixam de lado a simplicidade, hoje é praticamente impossível estar na Internet e não utilizar algo da empresa de Mountain View.

Parabéns, Google! :)

Vírus no Orkut – Cuidado! [Atualizado]


Desde a noite de ontem, circula no orkut um código JavaScript malicioso que é executado automaticamente assim que um usuário acessa a página de recados de um contato que já foi afetado pelo problema. A técnica usada para a propagação de vírus é a XSS, semelhante à que, dias atrás, causou transtornos no Twitter àqueles que usam a interface web do microblog.

Para mais informações clique nos links abaixo:
E siga estas contas no Twitter: @googlediscovery, @meio_bit e @tecnoblog

Por ora, a recomendação é que se evite acessar as páginas de recados dos contatos, e de modo geral, o próprio orkut - não se sabe, por exemplo, se o método de “infecção” pode ser aplicado em outras áreas da rede.


Atualização 19h56 - O Google informa que corrigiu o problema no Orkut. Leia a nota oficial na íntegra:

"Tomamos medidas rápidas para corrigir uma vulnerabilidade do tipo cross-site scripting (XSS) no orkut.com que foi descoberta algumas horas atrás. Nossa análise do código de script não revelou qualquer atividade maliciosa. O problema agora já está resolvido, mas continuamos estudando a vulnerabilidade para ajudar a evitar problemas semelhantes no futuro."

Blog Friday

Começa hoje aqui no Blog do Alex uma novidade, todas as sextas indicarei um site ou blog dos mais variados assuntos. Assim como acontece no twitter o Follow Friday.

Para começar minha sugestão é um blog do qual ajudei a criar e sou colaborador até hoje, é verdade que muito tempo não posto nada por lá, mas sempre acompanho as noticias. O blog que estou me referindo é o Blog da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Ele serve como complemento para o Portal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, tendo como meta e missão promover, incentivar, melhorar e divulgar a agricultura irrigada, além de promover o desenvolvimento intelectual e sócio-econômico. Para conferir o blog clique no link abaixo

Sexta-feira que vem tem mais, você pode sugerir blogs ou sites através dos comentários ou pelo e-mail alpalombo@gmail.com

Para receber os próximos posts assine nosso Feed RSS e siga no twitter @alpalombo

Eleições 2010: Respeitando a Lei Cidade Limpa na marra

Pensava que era só eu que estava revoltado com os cartazes e placas de politicos colocadas nas calças, canteiros, jardins e vários outros locais, lendo o Brainstorm 9 descobri que não sou o unico. Confira um trecho do texto de de Carlos Merigo.

"Além do péssimo gosto visual e slogans políticos cheios de trocadilho, estavam desrespeitando a lei, é claro. Pensei em ter um momento “Um Dia de Fúria”, chutar essas placas, quebrar, pichar, xingar muito no Twitter, etc. Mas aí o semáforo abriu e eu fui embora.

Bem, mas agora eu não preciso me sentir mais culpado por não ter feito nada naquele dia. Alguém, ou melhor, “alguens”, teve a mesma ideia e a realizou de maneiras muito melhores do que eu sequer poderia imaginar."

Quem assina o “ataque” é o Grupo Vandativista

Eu particularmente gostei e apoio o grupo Vandativisa, precisamos parar de ser trouxas e aceitar tudo que esses políticos safados fazem.

Coloca uma placa do seu mercadinho na calçada pra ver se no outro dia não tem um fiscal da prefeitura te atormentando.

Ópera no mercado

Imagine que você esta no mercado fazendo compras e de repente começa a tocar uma opera no mercado, até ai tudo bem, mas se as pessoas que estão cantando estiverem a seu lado como se fossem clientes, um tanto quanto inusitado. É o que aconteceu num mercado da Philadelphia. Os artistas infiltrados no meio do povo no mercado, cantando La Traviata.

Imagine mais de 30 membros da Companhia de Opera da Filadélfia, no meio do povo em um mercado, como transeuntes comuns, que, de repente, começam a cantar La Traviata.

O que eu mais gostei foi ver a cara das pessoas que não estão entendendo nada.

Diferenças entre século 20 e 21

Muita coisa muda com o passar dos anos...

Samsung ou Apple?

Que a Apple é uma empresa inovadora todos já sabem. Que seus produtos possuem um design invejável também, fazendo assim seus concorrentes se inspirarem nela para desenvolver seus produtos, mas parece que a samsung está mais do que se inspirando nos produtos na de Steve Jobs.

via brogui

Como convidar o prédio todo para sua festa

Eu sou uma pessoa que não gosta de ficar o fim de semana sem fazer nada em casa, quando chega a sexta-feira já procuro alguma balada ou combinar um churras ou até mesmo um tero em casa. Até ai tudo bem, mas como convidar os vizinhos, chamar aquela menina que você mal fala oi?

Essa é a melhor ideia que já vi. Renomeie sua rede Wi-Fi com algo como FESTA HOJE NO APTO 34 e reze para que as garotas entendam um mínimo de tecnologia. Depois, fiesta!

via gizmodo

Internet Explorer 9 Beta

Finalmente foi lançado o Internet Explorer 9. A Microsoft sempre sofreu criticas sobre seu navegador, sempre defasado em relação as novidades da web e seus concorrentes, isso fez com que o navegador da empresa fosse perdendo mercado para os excelentes Firefox, Chrome, Opera, Safari e muitos outros que foram surgindo.

Mas com o IE 9 parece que a Microsoft está tentando e poderá conquistar e liderar o mercado dos navegdores. Eu sempre critiquei o IE e sempre usei seus concorrentes, principalmente Firefox e Chrome que continuo a recomendar. Tesntando a versão 9 do Internet Explorer sou obrigado o a torcer o braço e dizer que esse é o melhor browser já feito pela empresa do tio Bill. Mesmo em versão beta acho que está melhor que suas versões anteriores 7 e 8.

O Rodrigo Ghedin do blog Winajuda vez uma excelente análise do Internet Explorer 9, confira aqui.

Download - Internet Explorer

Novo Twitter

Muito difícil alguém não possuir twitter no mundo de hoje, e com essa ferramenta crescendo a cada dia a equipe de desenvolvimento da mesma não para, ontem (14/09) foi anunciado pelo conta oficial da empresa o novo twitter ou new twitter com está sendo chamado. Abaixo o texto oficial da empresa.

"Hoje, estamos lançando um novo Twitter.com - um jeito mais rápido, fácil e rico de descobrir o que é novo no seu mundo"

O chamado "novo Twitter" inclui um  formato diferente para a página na web da rede social, com a atualização dos usuários à esquerda e as informações multimídia e complementares, como imagens e vídeos contidos nos tweets, à direita.

A interatividade com conteúdo de páginas externas, como YouTube, Vimeo, Flickr, que não existia no formato tradicional do Twitter, é uma das mudanças mais radicais. Se um usuário cita um vídeo do YouTube na coluna da esquerda, ele poderá ser assistido na coluna da direita sem que, para isso, se abandone a página da web do Twitter.

Além disso, enquanto na coluna da esquerda a barra de rolagem com posts atualizados passa a ser infinita, à direita será possível visualizar mais informações sobre os autores dos posts, como outras mensagens e até a localização da pessoa.

Alguns engraçadinho estão dizendo na twitosfera que tem convites para o novo twitter, mas o fato é que não existe convite, a migração para o novo twitter será feita para todos aos poucos, sem a necessidade de convites.

Segundo Evan Williams, executivo que apresentou o novo layout, parte dos usuários já terão acesso às mudanças nesta terça e o novo formato chegará progressivamente a todas as contas nos próximos dias.

Confira abaixo o video de apresentação do novo twitter.


Só espero que não fique a mesma meleca que o novo orkut ficou.
via exame

Marque na agenda - Google Developer Day 2010

Acontece em 29 de Outubro de 2010 no WTC, São Paulo o Google Developer Day.

Serão sessões técnicas sobre tecnologias web e móveis, incluindo AndroidChromeGoogle Web ToolkitApp Engine e muito mais. Está é uma ótima oportunidade para se encontrar tanto a equipe do Google quanto outros desenvolvedores.

As inscrições serão abertas em 15 de setembro, mas por hora, não se esqueça de reservar o dia! Estamos ansiosos para vê-lo lá. (hashtag: #gddbr)

Para mais informações siga o perfil da equipe de Desenvolvedores do Google Brasil @googledevbr

E se você não foi no ano passado confira a abertura do Google Developer Day 2009.


via blog do google brasil

Arrumar as malas sem amassar as roupas

Todos nós sabemos o quanto é chato arrumar a mala, as roupas ficam amassadas, certos momentos a mala é pequena para quantidade de coisas que precisamos, outra é grande de mais e assim por diante, todos já devem ter passado por isso.

"Seus problemas acabaram!" confira no video abaixo a técnica usa pelo rapaz para arrumar a mala


Em teoria a técnica é muito boa, ainda não fiz na prática e nem sei se vou fazer, já imaginou se a primeira  coisa que ele precisar for a meia que ele colocou dentro do tênis....

via xpock

Feliz Dia do Programador


O Dia do Programador é uma data festiva comemorada no 256º dia do ano, celebrada por programadores em todo o mundo. Esta é uma data significativa para programadores porque 256 é igual a 28 (2 elevado à 8ª potência), e 8 é o números de bits de um byte.

O Dia do Programador geralmente cai 13 de setembro, exceto em anos bissextos, quando ele é comemorado no dia 12 de setembro.

Parabéns a todos aqueles que conseguem controlar tudo aquilo que se alimenta de bits!

Aproveite o dia!

Em comemoração ao meu aniversário em 11/09 recebi um email do Professor Fernando Tangerino me desejando os parabéns, com uma linda mensagem e uma música que já faz parte das minhas favoritas e está no meu celular já.

A música é do Pingo de Fortaleza um músico que tem sua obra social voltada para a preservação do Maracatú através da SOLAR - Associação Cultural Solidariedade e Arte, onde jovens e adultos aprendem este ritmo e a tradição associada.

Gostaria de compartilhar com todos essa música.

APROVEITE O DIA!

Trabalhando na floresta

Muitos sonham em trabalhar em grandes empresas e uma das mais desejadas é o Google, devido sua maneira de tratar os funcionários, parecendo tudo uma brincadeira.

Mas para alguns isso não é o principal fator para um bom rendimento, várias pessoas gostariam de ter um contato mais direto com a natureza. Tipo o programa da Ana Maria Braga onde o estúdio fica dentro da floresta.

Eu mesmo sempre sonhei em trabalhar no Google mas já pensou com seria agradável um local assim:



Quem sabe um dia agente consegue trabalhar em empresas assim... vamos aguardar o futuro.

via farmrio

Novidades da Apple: linha iPod, iTunes e Apple TV recebem novas versões

Ontem (01/09) enquanto a maioria dos brasileiros estava com a atenção voltada para o centenada do curíntia, os geeks, nerds e todos mais ligados em tecnologias e principalmente fanáticos por Apple estavam de olho em mais um lançamento de Steve Jobs.

Na tarde de ontem o CEO da Apple realizou um keynote com várias novidades, vamos a elas:

Jobs começou o evento falando da abertura de uma sofisticada loja da Apple em Xangai, a segunda unidade da China, aliás. A empresa já possui mais de 300 lojas, a maioria nos Estados Unidos e alguns outros países.

Logo em seguida Steve falou sobre o iOS, o sistema operacional do iPhone, do iPod touch e iPad, segundo Jobs são cerca de 230 mil novos dispositivos por dia rodando esse sistema. Ele aproveitou para anunciar a versão 4.1 do sistema, que trará, essencialmente, correções para falhas, especialmente aquelas relacionadas ao iPhone 3G e à conectividade Bluetooth. Também haverá novos recursos, como suporte a vídeos em alta definição via Wi-Fi, criação de fotos em HDR (High Dynamic Range) e o Game Center, uma plataforma de jogos específica para o iOS que terá como principal atributo disputas em multi-player.


O iOS 4.1 será disponibilizado gratuitamente na próxima semana, mas Jobs disse que a versão 4.2 chegará já em novembro de 2010. Por que um intervalo tão curto? Porque essa versão está sendo pensada principalmente para o iPad e oferecerá, como destaques, possibilidade de impressão remota e AirPlay, um aplicativo que permitirá a transmissão de vídeo, áudio e imagens por Wi-Fi.

Mas uma das novidades mais aguardadas era o lançamento dos novos iPods. Começando pelo novo modelo do pequenino iPod shuffle, que volta a ter botões, ficando parecido com a versão retrasada da linha.
O novo iPod shuffle, com capacidade de 2 GB e bateria de 15 horas, custará apenas 49 dólares nos Estados Unidos. A Apple disponibilizará o modelo em várias cores “metalizadas”, como azul, rosa, verde e laranja.

O iPod nano também foi renovado. Foi a versão que recebeu as maiores mudanças: está mais fino, 46% menor e 42% mais leve que a edição anterior. Os botões de navegação foram eliminados. Em seu lugar, está uma tela sensível ao toque, cuja interface tem uma organização dos ícones que lembra o iOS:
O novo iPod nano tem rádio FM, compatibilidade com 29 idiomas, bateria com duração estimada em 24 horas, além de capacidades de 8 GB e 16 GB, custando 149 dólares e 176 dólares, respectivamente. O modelo também tem um “clip” para prendê-lo à roupa. Ah, também estará disponível em várias cores. A câmera? Sim, ela foi retirada do iPod nano.

o iPod touch também foi renovado. O modelo agora está ainda mais fino, tem câmera frontal para vídeoconferência, câmera traseira para gravação de vídeos – em alta definição, diga-se – e conta com o processador A4, que já equipa o iPhone 4. Deste último, também “copiou” o recurso Retina Display: onde havia um pixel, agora há quatro, o que deixa as imagens incrivelmente mais bonitas e reais.

A versão de 8 GB do novo iPod touch terá preço de 229 dólares. O modelo de 16 GB, 299 dólares. Por sua vez, a versão de 32 GB sairá por 399 dólares.

E não para pelos iPods. Jobs também anunciou a versão 10 do iTunes. A primeira mudança é um novo logotipo, que agora não faz mais alusão a um CD. O visual do programa também levou uma repaginada, mas nada muito dramático. A principal novidade fica por conta do recurso Ping, uma espécie de “rede social musical”. Por meio dele, o usuário poderá “seguir” outras pessoas pelo iTunes, assim como ser seguido. Para que? Para compartilhar preferências musicais. É um belo jeito de conhecer músicas novas, segundo Jobs.


O iTunes 10 pode ser baixado aqui para Windows e Mac OS X.

Ainda não acabou não. Steve Jobs ainda anunciou novidades para o Apple TV. 

O dispositivo está muito menor. E não tem HD. Segundo o todo-poderoso da Apple, é porque os usuários não querem armazenar vídeos. Nem sincronizar esse material com um computador. Só querem assistir. Por isso, o novo aparelho adotará o modelo de aluguel de vídeos, com transmissão direta. Filmes poderão ser alugados por 4,99 dólares.Programas de TV, por 99 centavos. Também será possível obter conteúdo da Netflix, do YouTube e do Flickr. Para conectivade, o dispositivo contará com portas Ethernet e HDMI, além de Wi-Fi. Custará 99 dólares.