O melhor cliente de Twitter

Desde que comprei meu primeiro Smartphone, um Xperia X10, com sistema operacional Android 2.1, eu uso o Twitter através de seu cliente oficial para Android, até fiz um teste com o TweetDeck, mas no Smartphone preferi continuar com o cliente oficial.

Após trocar o Xperia em um iPhone 3GS e comprovar que é o melhor Smartphone, continuei usando o cliente oficial, nem cheguei a testar outros no iOS, sempre usei o Twitter for iPhone pois me atendia bem, isso até sábado, quando enfrentei alguns problemas com ele. Depois de alguns perguntas no twitter e pesquisar em alguns blogs, decidi comprar o Tweetbot, considerado por todos que me responderam e boa parte dos posts em blogs de tecnologia o melhor.


Como praticamente todos me responderam no Twitter, é o melhor cliente para rede social de 140 caracteres, vale o investimento, claro, para quem usa bastante a rede, assim como eu, até o momento não me arrependi, atende tudo que eu esperava e ainda com uma interface muito bem trabalhada, aguardo ansioso a versão dele para Mac, como mostram alguns rumores.

Para auxiliar aqueles que ainda estão em duvidas de qual é melhor App de Twitter para seu Smartphone e não querem sair gastando dinheiro em Apps que se arrependerão futuramente, abaixo segue um comparativo de 3 clientes de Twitter para o iPhone, a análise foi feita pelo Hugo Bessa do MacMagazine, vale muito a leitura.

Foram analisadas as funções dos três dos mais populares aplicativos: o Tweetbot, o Twitter for iPhone e o TweetDeck.

Tweetbot: design para seus olhos, funções para seus dedos

O pessoal da Tapbots desenvolve aplicativos incríveis e sempre fantasticamente lindos, como o Calcbot e o Convertbot. Então, não poderia ser diferente com o Tweetbot. Com uma interface incrivelmente minimalista e simples de usar, ele me cativou de primeira.


Entregar a experiência completa do Twitter em um aplicativo não implica em ele ser difícil de utilizar. Deslize os tweets para um lado, que você vê toda a conversação; para o outro, e você poderá acompanhar as respostas. Três toques para responder, retwittar, favoritar, traduzir ou ir ao Favstar.

Também é extremamente fácil adicionar pessoas em listas, tirá-las ou deixar de segui-las. Links para o perfil de quem foi mencionado, tags e sites podem ser acessados só com um toque. O navegador embutido no aplicativo permite formatar textos da web, usando serviços como o excelente Readability, apenas tocando em um pequeno interruptor. São esses pequenos detalhes que dão valor ao aplicativo.

A compatibilidade com outros serviços é grande. O Tweetbot sincroniza sua leitura pelo Tweet Marker, salva links no Instapaper, Readability, Read It Later e Pinboard, e envia fotos para inúmeros serviços.

O Tweetbot requer o iOS 4.1 ou superior de iPhones/iPods touch/iPads, pesa 10,5MB e custa US$2,99 na App Store.

Twitter for iPhone: o cliente oficial

Após comprar o antigo Tweetie, o Twitter continuou seu desenvolvimento na plataforma iOS e Mac OS X. Até hoje podemos ver muitos traços do Tweetie no aplicativo oficial. Gratuito, ele oferece uma boa experiência para acessar o Twitter do seu dispositivo móvel — todas as funções principais estão lá.


O Twitter for iPhone se adaptou bem à pequena tela de 3,5″. Parecido com o site mobile, o aplicativo tem acesso rápido às principais funções. Porém, o acesso a listas e mensagens diretas é pouco intuitivo. A aba “Descobrir” é muito interessante: lá, aparecem as principais notícias e acontecimentos da hora.

Mas o aplicativo é muito simples, e não suporta muitos serviços de terceiros além dos de foto e de ler mais tarde. No geral ele se sai bem e é uma ótima alternativa para quem não quer desembolsar alguns dólares para usar o Twitter no iPhone.

O Twitter requer o iOS 4.0 ou superior de iPads e iPhones/iPods touch (é universal), pesa 12MB e não custa nada na App Store.

TweetDeck: o simplezinho

Se você faz um uso bem básico do Twitter e não se importa com um design minimalista demais, o TweetDeck é para você.


Divido por colunas, sua timeline, menções e listas estão a um deslizar de distância. O chato está na necessidade de adicioná-las manualmente na primeira vez que você usa o aplicativo. Mas se você já usa o TweetDeck em outro lugar, todas as suas colunas e contas serão importadas.

A interface básica te leva diretamente para os tweets, sem distrações. Toda essa simplicidade, porém, retira algumas informações básicas, como mostrar a hora em que tweet foi postado. Um bug chato que travava as colunas impossibilitava que eu rolasse pelos tweets e tivesse que deletá-las, estragando a minha experiência com o aplicativo. Espero que o TweetDeck seja atualizado em breve.

Visualização de conversas e opções para retwittar e responder são mostradas ao tocar em um tweet. Assim como nos outros, também é possível salvar links em serviços para ler depois.

O TweetDeck requer o iOS 4.0 ou superior de iPhones/iPods touch, pesa 1,8MB e não custa nada na App Store.

E então?

Os três aplicativos são excelentes para utilizar o Twitter no seu iPhone (ou iPod touch), mas cada um serve para um tipo de usuário.

O Tweetbot é para aquele usuário que utiliza bastante o Twitter e usa vários serviços de terceiros para melhorar ainda mais a experiência de utilizá-lo, e não se importa de desembolsar alguns dólares para tal. Já o Twitter é o cliente oficial, com o ótimo recurso “descobrir” e bom para quem usa bastante o Twitter mas não quer pagar por um aplicativo mais robusto. O simples TweetDeck cai como uma luva para o usuário mais simples, que prefere se concentrar em ler os tweets em uma interface extremamente minimalista.

Gostou? Usa outra App para Twitter pelo Smartphone? Deixe suas dicas, sugestões e opiniões nos comentários e siga-me no Twitter @alpalombo

via macmagazine

Postar um comentário