WWDC 2012: iOS 6

Para encerrar o primeiro dia da WWDC 2012 Scott Forstall subiu ao palco para apresenta o iOS 6, que traz como principais novidades novo app de Mapas, Siri em iPads e integração com Facebook. 


Como de costume, Scott também começou sua apresentação mostrando alguns números da plataforma móvel da maçã.

- Até março, foram vendidos 365 milhões de iGadgets.
- Todos estão rodando o iOS 5; (No Android, apenas 7,1% rodam o último sistema operacional)
- 81% dos apps utilizam a Central de Notificações.
- Mais de 1,5 trilhão de notificações já foram enviadas. (esse realmente me impressionou)
- São 140 milhões de pessoas usando o iMessage.
- Mais de 150 bilhões de mensagens enviadas.
- 10 bilhões de tweets saíram do iOS.
- 47% das fotos enviadas para o serviço saíram de iGadgets.
- 130 milhões de pessoas usam o Game Center.
- 75% dos usuários estão satisfeitos com o iOS 5, enquanto que na concorrência a satisfação é de 50%. (eu sou um desses 75%).

Para o iOS 6, a Apple preparou mais de 200 novidades, e a primeira comentada foi a Siri. desde seu lançamento, a assistente aprendeu bastante coisa, como por exemplo, informar resultado de jogos (baseball, futebol americano, basquete, etc.), informações de jogadores, etc. Nos Estados Unidos, através de uma parceria com o OpenTable, a Siri pode fazer reservas em restaurantes. Já na área de filmes, ela ganhou integração com o site Rotten Tomatoes. (Claro, tudo isso nos EUA).


Talvez a melhor novidade da Siri é que agora ela é capaz de abrir aplicativos e ganhou ganhou uma maior integração com sistemas automotivos de algumas fabricantes, e passou a suportar diversos idiomas, por mais uma vez o pt-br ficou de fora. Aos donos do novo iPad um ótima notícia: a assistente vai chegar à tablet de terceira geração.

O novo sistema também ganhou integração nativa com o Facebook, bem parecido ao que existe hoje com o Twitter. Agora, ambos estão integrados também à Central de Notificações, sendo possível twittar ou postar algo no Facebook através dela. O Facebook foi integrado à App Store e à iTunes Store, ou seja, agora podemos curtir o conteúdo vendido nas lojas, comparar nossos gostos com amigos, etc.

Novidade também nas ligações, são duas: a opção de enviar uma mensagem quando uma ligação não pode ser atendida, ou então, lembrar de ligar mais tarde. As notificações também ganharam a função Do Not Disturb (Não Perturbe), ideal para a hora de dormir. O bacana é que a função pode ser totalmente customizada, podendo estipular horários, configurar favoritos para ignorar a função, etc.


Outra boa noticia é que o FaceTime passa a funcionar em redes de operadoras. Para melhorar o serviço, o número de telefone do seu aparelho será veinculado ao Apple ID. Assim, se alguém chamar o número, você poderá responder no Mac ou no iPad.

A função VIP, apresentada no Mail do OS X Mountain Lion, também chegou ao iOS. Com ela podemos marcar as pessoas que consideramos importantes, e o acesso a elas será facilitado. No iOS 6, finalmente podemos inserir fotos e vídeos enquanto escrevemos um email. O famoso recurso “pull to refresh”, que ganhou destaque no app do Twitter, também chegou ao Mail.


Não é apenas melhoria que veremos no iOS 6. Ele trouxe novos apps como o Passbook, o qual serve para guardamos informações como ingressos de cinema, passagens aéras, cartões de crédito, etc., tudo integrado com notificações e informação ao vivo.

Como já esperado novidades também no mapas. Ele conta com relatório de incidentes (tudo feito anonimamente, pela comunidade), navegação curva a curva, funcionando inclusive na tela bloqueada e, é claro, integrado à Siri. Já na parte 3D, uma novo recurso chamado Flyover, o qual podemos “passear” por cidades a bordo de um avião.


O beta do iOS 6 já está disponível para download (apenas para desenvolvedores cadastrados), é compatível com iPhones 3GS/4/4S, com iPads de segunda e terceira gerações e com iPods touch de quarta geração. A versão final do sistema chegará para todos no outono do Hemisfério Norte.

Acho que consegui passar para vocês leitores um resumão do que ocorreu na tarde de ontem (11/06) na WWDC 2012, qualquer novidade relevante publicaremos aqui, muita novidade no mundo Apple estão surgindo nesses dias, seja atualizações de Apps ou novos softwares, para ficar por dentro siga-me no Twitter. Recomendo também leitura diária do MacMagazine.

via macmagazine

Postar um comentário