iCloud: o serviço baseado na nuvem da Apple

Depois de falarmos do OS X Lion, iOS 5 é hora de mostrar a ultima novidade apresentada por Steve Jobs durante a WWDC 2011, o esperado iCloud, serviço de computação em nuvem da Apple, na verdade isso é a nova versão do MobileMe, agora com novo nome e novos recursos.


Do MobileMe sobrou apenas o histórico, pois os aplicativos integrados ao iCloud foram construídos integralmente do zero. Eles vão funcionar com qualquer dispositivo Apple que receber o iOS 5. Além disso, terá integração com o Mac OS e o Windows, embora a Apple não tenha fornecido muitos detalhes com relação a isso.

Para acionar o iCloud, bastará inserir o nome de usuário e a senha da conta Apple no dispositivo, seja ele um iPhone, iPod Touch ou iPad. A partir desse momento, arquivos e documentos do aparelho serão enviados para a nuvem mantida pela Apple. Sem necessidade de ajustes ou configurações, assegurou Steve Jobs durante a apresentação.

O iCloud vai funcionar com documentos graças ao que a Apple chamou de “documentos na nuvem”. Ao criar um novo arquivo, ele será automaticamente replicado em todos os dispositivos. Steve Jobs comentou durante a apresentação que o iCloud para documentos é uma vitória particular para ele, que vem tentando “eliminar” o sistema de arquivos faz dez anos. Na prática, o que ele quis dizer é que os usuários não precisam mais navegador por pastas e mais pastas para encontrar um documento. Agora basta abrir o aplicativo e vê-lo na listagem, não importante em qual dispositivo ele está.


Além de documentos, o iCloud prevê a sincronização das fotos entre os diversos dispositivos. Ao bater uma foto no iPhone, ela automaticamente será enviada para a nuvem e depois será baixada para o iPad e o iPod Touch. De acordo com a Apple, essa operação é totalmente simples e sem engasgos. Depois de poucos segundos da foto ser capturada, ela já está replicada nos aparelhos

O iCloud não vai custar nada. Ele prevê 5 GB de armazenamento para documentos. A Apple não revelou qual será o armazenamento destinado a fotos e músicas. A empresa também não disse como ficam os vídeos capturados com dispositivos rodando iOS.

Assim como o iOS 5, o iCloud está previsto para setembro de 2011. 

Para manter o iCloud funcionando, a Apple acaba de inaugurar um datacenter com o que há de mais moderno em termos de tecnologia e de arquitetura e engenharia ambientalmente sustentáveis. Seu custo é estimado em US$ 1 bilhão.

1 comentários :

Postar um comentário