iTunes Festival: 30 dias de shows ao vivo e grátis

Gosta de música? Música de boa qualidade? Então esse post é pra você. Que tal curtir 30 dias, mais de 60 shows, e melhor, tudo grátis para assistir ao vivo no iTunes, iPad, iPhone e Apple TV.


Estou falando do iTunes Festival de 2012, que será realizado em Londres durante todos os dias de setembro, com transmissão ao vivo disponível gratuitamente a computadores com o iTunes, à Apple TV e ao app gratuito para iPad, iPhone e iPod Touch. Quem não puder ver ao vivo pode assistir depois, também gratuitamente, mas por tempo limitado.


Cada dia de setembro terá um show principal e pelo menos um outro show de abertura, a programação já pode ser consultada, embora ainda possa mudar.

Para entender melhor do que estou falando, você pode ver essa galeria de fotos dos anos anteriores, ou no vídeo abaixo do festival de 2011, mostrando uma parte do show do Foo Fighters (atenção ao que acontece com o envolvimento do público lá pelos 4min30seg).


Coloque na agenda, instale o app e bons shows! 

Considere isso como um presente pelo meu aniversário que acontece agora em setembro... rsrs.

Usuários ajudarão a medir a qualidade da banda larga

A Anatel está de olho nas operadoras de banda largar no Brasil, e para garantir que elas realmente forneçam a velocidade adquirida pelo cliente, irá aumentar sua fiscalização. A Agência Nacional de Telecomunicações e o Ministério das Comunicações apresentam no último dia 29/08, em Brasília, detalhes do projeto de medição da qualidade da banda larga fixa no Brasil.

O processo de coleta de informações dependerá da participação dos consumidores do serviço de banda larga fixa. Serão escolhidos 12 mil voluntários em todo Brasil que receberão, gratuitamente, um medidor de parâmetros de qualidade da internet  (parecido com um modem), que enviará automaticamente para Anatel dados de velocidade da operadora. Os primeiros resultados devem ser divulgados, pela Agência, em dezembro deste ano.

O Programa abrangerá usuários das prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) com mais de 50 mil acessos (atualmente, Oi, NET, Telefônica/Vivo, GVT, Algar, Embratel, Sercomtel e Cabo).


Os resultados dessas medições permitirão à Anatel conhecer com maior precisão a qualidade do serviço em todo o País e, assim, adotar as medidas necessárias para que sejam cumpridas as metas estabelecidas na regulamentação da Agência.

Quem tiver interesse em participar do programa precisa estar de acordo com os requisitos abaixo:
  • Possuir uma conexão fixa de banda larga de uma das operadoras avaliadas.
  • Utilizar um roteador para se conectar ao serviço de banda larga.
  • Ter uma tomada adicional próxima ao roteador (ou onde pretenda conectar o equipamento). Observe que o cabo de rede deve estar conectado entre o equipamento e seu roteador. Será fornecido um cabo de 1 (um) metro para essa conexão.
  • Não ser funcionário das prestadoras monitoradas.
Caso atenda todos esses requisitos é só acessar o site da Anatel e se cadastrar.

A instalação do equipamento é simples, o video abaixo mostra como é simples e rápido.


via Anatel

Gimp ganha versão oficial para Mac e dispensa o X11

Quando falamos em edição de imagem, o primeiro software que vem em nossa cabeça é o Photoshop da Adobe, que para alguns virou até verbo, "faz um photoshopada nessa foto", pois é o ser humano é estranho.

Nem só de Photoshop vive os designers, existem alternativas livres e gratuitas que fazem a mesma coisa que o software da Adobe e muitas pessoas nem conhecem, ou por dizer que é de graça alguns dizem que não presta. 

Eu não tenho muita habilidade com o Photoshop, mas vez ou outra usava para correção de algumas fotos, coisa simples, mas pagar o preço cobrado pelo software de acordo com meu uso, sempre achei injusto e passei a usar o software craqueado, sei que está errado, mas era a alternativa que eu encontrava até começar usar Linux e não ser possível a instalação do Photoshop na plataforma do pinguim, foi quando descobri o Gimp, editor gráfico open source muito popular no Linux. 

Enquanto estava no Linux usei ele, gostei e percebi que o Photoshop não fazia falta, até comprar meu MacBook, onde uso OS X e fui de cara instalando o Gimp em sua versão para Mac e percebi que no OS X não é tão bom como no Linux ou até mesmo no Windows (sim, tem versão para Windows e funciona perfeitamente).

Até a semana passada, usuários de Mac que visitavam a página de downloads do Gimp eram dirigidos a outro projeto: o Gimp on OS X, que durante anos foi efetivamente a fonte de download da “versão oficial” para Mac e veio prestando bons serviços de oferecer executáveis deste aplicativo open source prontos para instalar em várias versões do Mac.

Enquanto a série 2.6 do Gimp foi a sua versão estável corrente, as instalações no Mac rodavam no X11, que em outros sistemas operacionais (como o Linux) costuma ser um componente essencial do ambiente gráfico, e no Mac é um ambiente gráfico à parte, com convenções diferentes e recursos à parte (até atalhos de teclado para operações comuns como copiar e colar eram diferentes).

Mas agora, em 2012 bastante coisa mudou: com o lançamento do OS X Mountain Lion, o X11 deixou de ser instalado por default no Mac (embora possa ser instalado por meio do XQuartz). Em paralelo o Gimp inaugurou em maio sua nova série estável 2.8, trazendo a há muito desejada opção por uma interface de janela única.


E nesta semana mais 2 fatos novos surgiram: com o lançamento do Gimp 2.8.2, a página de downloads do Gimp passou a oferecer diretamente um instalador para Mac em formato DMG, e a versão passou a não mais fazer uso do X11 (pra mim a melhor noticia de todas): agora a interface é nativa do Mac.

A instalação é da forma usual, mas se você não autorizou nas Preferências a execução de aplicativos não-assinados, talvez tenha que rodar o aplicativo pela primeira vez clicando nele (na pasta /Applications) com o botão direito do mouse e selecionando “Abrir”, para que apareça a possibilidade de autorizar a execução.

Alguns bugs ainda estão presentes como relatou Augusto Campos, autor do BR-Mac, fonte desse post, em alguns testes feitos por ele em 5 minutos o programa fechou inesperadamente 3 vezes, mesmo com fechamentos súbitos a notícia é ótima. Como disse meu uso é muito simples e não tive problemas com ele ainda e as versões para Windows e Linux estão bem estáveis.

Caso você use Photoshop e principalmente de forma ilegal, recomendo conhecer o Gimp, independente do sistema operacional que você usa, ele está crescendo a cada dia, é livre e gratuito. Baixe agora!

Computer Beat

Alguns posts abaixo eu coloquei um vídeo do tema de Caça-Fantasmas tocado por disquetes, parece que fazer música usando computador está fazendo sucesso. Olha o vídeo do Mystery Guitar Man, quem ja acessou o Youtube algumas vezes já deve ter visto algum video dele, mas esse em especial chamou minha atenção.


O vídeo é feito usando um Mac, iai, você usa o Windows ou Linux consegue fazer algo parecido? Posta o link do vídeo nos comentário, se for legal pode até virar um post.

Infográfico compara a internet de 2002 com a de hoje

Em uma década muita coisa muda, e a internet então ainda mais do que imaginamos. O infográfico abaixo compara a internet de 2002 com a atual, apesar de estar em inglês o infográfico é bem fácil de ser compreendido. Você lembra do como usava a internet em 2002?


Tema de Caça-Fantasmas tocado por disquetes


Um dos grandes sucessos dos anos 80 é o clássico filme dos Caça-fantasmas, com uma trilha sonora épica. Tenho certeza que você já tenha ouvido ela de muitas maneiras, mas nunca tocada por disquetes,então veja no vídeo.


Pegadinha do iMac

Imagina vocês está andando pela rua e cruza com uma pessoa carregando um iMac e ele o deixa cair, qual sua reação? No vídeo abaixo o cara acaba de sair da loja com um iMac novinho, mas deixa cair no chão na frente de um monte de gente. Note o barulho de vidro quebrado.

E não, repetir a pegadinha com um PC não funciona.

Mais de 70 cidades brasileiras ganham cobertura do Street View, inclusive Ilha Solteira

Um dos serviços que acho mais legal do Google é o Street View, com ele é possivel passear pela ruas de determinadas cidades sem sair da frente do computador. Hoje o Google anunciou no blog oficial a inclusão de mais de 70 novas cidades no serviço, incluindo a capital Brasília, os litorais de Recife, Natal, Salvador e claro a mais bela cidade de todas Ilha Solteira.


O Street View é uma ótima ferramenta para não se sentir perdido no meio de grandes cidades: quem pega ônibus, por exemplo, pode descobrir com antecedência o local que precisa descer; quem está saindo de férias pode ter uma prévia da cidade que vai conhecer.


Para encontrar sua casa no Street View ou fazer uma viagem virtual pelo Brasil, acesse o Google Maps. Se quiser ver fotos de rios da Amazônia ou encontrar rapidamente locais populares, como a Praça da Sé em São Paulo, a Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro ou a Igreja da Pampulha em Belo Horizonte, o Google montou algumas galerias para facilitar a tarefa.

Linha do tempo do Batman

Estreou a poucos dias o melhor filme do Batman produzido até o dia de hoje, e na figura abaixo vocês podem conferir a linha do tempo do Batman e sua evolução, sem dúvidas o melhor é Alfredo Casero e seu porte físico.

Clique na imagem para amplia-lá.

Horários nobres do Facebook

Lembram do post "Melhores horários do Twitter no Brasil", a  Scup criadora do infográfico decidiu fazer outro, e esse com os melhores horários do Facebook. Se você está interessado e publicar algo na rede de Mark Zuckerberg veja no gráfico abaixo qual o melhor momento para fazer isso. Clique na imagem para amplia-lá.


via comunicadores

Microsoft lança novo serviço de email: Outlook.com

A Microsoft em sua caminhada para lançar o Windows 8 que virá com interface Metro UI, lançou essa semana  uma versão atualizada de seu serviço gratuito de e-mails, o Hotmail, que agora o portal Outlook.com substituirá o Hotmail, passando por uma renovação visual adotando a interface Metro UI, assim como os demais serviços da empresa.

Você pode acessar o Outlook.com agora e criar uma nova conta ou se você já tem um e-mail @live.com ou @hotmail.com, basta fazer o login e no menu Opções clicar em "Upgrade to Outlook.com":


Para os usuários do Hotmail.com, a mudança significa apenas uma alteração na interface. O novo visual não representará nenhuma alteração nos endereços de e-mail dos usuários.

O novo serviço de e-mail traz novas funcionalidades, como caixa de entrada integrada com redes sociais, permitindo receber atualizações do Facebook ou do Twitter. Além disso, o Outlook.com agora terá integração com o Skype, permitindo realizar chamadas de vídeo diretamente do e-mail. Como já acontece há anos com o Gmail.


Lançado com apenas 2 dias, o Outlook.com ultrapassou a marca de 1 milhão de usuários nas primeiras seis horas, de acordo com um gráfico publicado na conta oficial do serviço no Twitter. O Hotmail, líder de mercado com mais de 325 milhões de contas, terá seu domínio cada vez menos utilizado nos próximos anos.