BUILD 2014

Durante essa semana está acontecendo a BUILD 2014 conferencia da Micrososft para desenvolvedores em São Francisco, e que esse ano trouxe boas novidades para os usuários Windows e Windows Phone, vou tentar resumidamente expor os pontos mais importantes aqui, ou que pelo menos chamou mais a minha atenção.

Windows Phone 8.1

A próxima versão do sistema operacional móvel da Microsoft traz diversas novidades, inclusive algumas que já eram bem esperadas e cujo seus concorrentes já vem utilizando algum tempo. Central de Ações, mostra notificações de aplicativos e dá acesso a configurações rápidas. Ao deslizar o dedo de cima para baixo, é possível acessar a Central de Ações, que reúne as notificações dos aplicativos e permite ativar ou desativar recursos com um toque, como o Wi-Fi, o Bluetooth, o modo avião e o compartilhamento de internet. Ainda é possível personalizar esses botões deixando o sistema ainda mais útil para necessidade de cada usuário.


Um rumor muito discutido em vários sites e blogs de tecnologia foi sobre a assistente de voz Cortana, que a agora se tornou oficial. A Cortana junta alguns dos melhores recursos encontrados na Siri e no Google Now. Ela substitui a ferramenta de pesquisa do Windows Phone com a integração com o Bing, pode encontrar restaurantes próximos, informar placares de jogos e incluir alarmes e eventos no calendário. Um “caderno” guarda informações sobre você, como seus interesses e locais que costuma frequentar, para dar sugestões personalizadas. 

Inicialmente, ela será liberada em estágio beta. A Microsoft diz que está realizando melhorias constantes nos servidores e no reconhecimento de voz. Estará disponível inicialmente nos Estados Unidos, no Reino Unido e China. 

Windows 8.1 Update

Empenhada em tornar o Windows 8.1 cada vez mais popular entre os usuários a Microsoft trouxe boas novidades e algumas delas podem ajudar muito o percentual de utilizadores da plataforma aumentar, uma delas talvez muitos nem esperecem mais, que foi a volta do menu iniciar, isso mesmo, ele vai voltar e já no Windows 8.1.

A empresa revelou uma nova versão do menu Iniciar que funciona como um híbrido entre o menu Iniciar do Windows 7 e a tela inicial do Windows 8. Do lado esquerdo ficam os aplicativos em formato de lista, enquanto o lado direito mostra Live Tiles.


Além dessa boa novidade, a Microsoft permitirá que os usuários executem aplicativos com interface adaptada para Windows 8 (Metro ou Modern) em uma janela no desktop, que pode ser facilmente minimizada e fechada com o botão do mouse. 

A atualização será liberada no dia 8 de abril, e trará ainda pequenas mudanças na tela inicial, aplicativos recém-instalados aparecerão no canto esquerdo inferior com um alerta de “novo” e, ao clicar com o botão direito do mouse em qualquer um deles, será possível acessar seu respectivo menu de contexto.


A tela de início receberá ainda botões para desligar ou reiniciar o sistema e fazer buscas que ficarão em evidência somente nas instalações em desktops e laptops. Atualmente, estas opções aparecerem por padrão apenas na Charm Bar, que não fica visível a todo instante.


Isso é só algumas das principais novidades, tem muita coisa que só iremos perceber depois de estar utilizando o WIndows 8.1 Update 1.

Postar um comentário