WWDC 2015: iOS 9

Depois de aproximadamente falando apenas de OS X, foi momento de iniciar o iOS 9, que assim como indicavam os rumores recebeu bastante melhorias em performance e praticamente sem novidades visuais.


Pelo que deu entender o foco principal na melhoria do iOS foi relacionado a Siri. Uma mudança visual ficou por conta da busca global, que volta ao local no qual esteve do iOS 3 ao 6: à esquerda da primeira tela de início. A interface também foi redesenhada, combinando o seu estilo apresentado no Apple Watch com novas funções contextuais obtidas a partir dos seus aplicativos, além das funções rápidas de acesso a contatos, disponíveis desde o iOS 8.


Um Assistente Proativo foi apresentado no palco e parece ser bastante flexível, sendo capaz de compreender o uso diário dos seus dispositivos, sugerindo apps para uso dependendo do dia e horário que você mais os consulta.


Também estarão disponíveis ao redor de todo o sistema diversas opções de sugestões, com base nos contatos mais usados em emails e conversas e locais frequentes, por exemplo. Apps ganharam novas capacidades, o Notas agora suporta listas de tarefas, fotos, links interativos para sites ou mapas e desenhos feitos via gestos, algo bem ao estilo Evernote.


O Mapas agora oferece uma visão com todas as opções de transporte público disponíveis nas cidades. Dez cidades farão parte do lançamento inicial nos Estados Unidos e na Europa, e Apple adicionará ainda outras 300 cidades da China até o lançamento.

O iOS ainda ganhou um novo App, chamado de noticias, é uma seleção de canais de notícias, baseadas nos seus interesses, combinando uma interface interativa criada pela Apple com o conteúdo editorial de milhares de agências.

iPad 

Além de todos essas novidade citadas no iOS ainda tem algumas focadas no uso do iPad. Como o teclado QuickType, padrão da Apple, pode ser usado via gestos de dois dedos como um trackpad para seleção de texto. A Apple também adicionou melhor suporte a teclados externos, que agora podem trabalhar com atalhos, incluindo uma versão do tradicional Command + Tab, para mudar rapidamente entre apps.


Outro recurso esperado desde o ano passado é a multitarefa, a Apple redesenhou a interface de acesso aos aplicativos em execução e adicionou ao iOS a possibilidade de rodar múltiplos apps na tela. Eles podem operar como auxiliares usando o espaço de uma barra lateral, ou dividir a tela pela metade, de acordo com as necessidades dos usuários.


O iOS 9 está disponível em beta para desenvolvedores hoje, com uma versão beta público em  9 de julho. Todos receberão a versão final gratuitamente no quarto trimestre deste ano e ele será compatível com todos os iGadgets que já rodavam o iOS 8. (isso vale também para iPhone 4s)

Postar um comentário