WWDC 2015: OS X El Capitan

Quem é ligado em tecnologia e principalmente fã de Apple assim como eu, sabe muito bem que hoje (08/06) é o primeiro dia da WWDC 2015, conferência de desenvolvedores da maçã. Assim como já fiz na WWDC do ano passado, não vou detalhar passo a passo do que aconteceu no evento, e sim o pontos que mais chamaram atenção, pelo menos para mim.

Diferente do que acontecia nos outros eventos da Apple esse não teve meia hora inicial mostrando números e inaugurações de Apple Stores, começou com um video, mas não como estamos acostumados, esse foi em tom bem humorado, algo que agradou muito e pareceu deixar a keynote mais "relax".

O primeiro a pisar no palco, claro, Tim Cook, CEO da Apple, mostrou alguns números referentes a própria WWDC, agradeceu todos os participantes de imediato já disse quais seriam os principais temas da keynote, OS X, iOS e Watch OS. 


Para iniciar com o OS X, Cook convidou ao palco Craig Federighi, que começou sua apresentação falando sobre o novo nome do sistema para Mac, batizado de OS X El Capitan (Montanha localizada dentro no parque Yosemite), nome escolhido pelo fato no novo OS ser um Yosemite bastante aprimorado, focado em experiência e performance. Uma nova fonte, a tão comentada San Francisco, Spotlight mais rápido e inteligente, apps embutidos melhorados e aprimoramentos no gerenciamento de janelas do sistema.


Ao sacudir o mouse ou trackpad, o cursor fica gigante para facilitar ser encontrado; novos gestos na lista de emails do Mail, com o trackpad, para marcar emails como não-lidos ou apagá-los/arquivá-los; o Safari ganha abas fixas; assim como o Chrome, o Safari agora também mostra com um ícone de em quais abas estão saindo sons.

O Spotlight mostra mais resultados de jogos esportivos, previsão do tempo. Agora é possível também tocar fora da janela de composição de emails para acessar outras mensagens ou até trabalhar em múltiplos emails ao mesmo tempo, com abas.


O El Capitan também agora facilita alinhar duas janelas lado a lado, tocando no botão verde do semáforo e escolhendo aonde você quer posicioná-la. Depois é fácil redimensionar janelas e as duas são ajustadas automaticamente e é igualmente fácil arrastar outro app para criar uma visão separada, tudo pelo Mission Control.

O app Notas recebeu boas melhorias com formatação rica de textos e integração com outros apps/conteúdos.


Já em performance o Sobre performance, abertura de apps 1,4x mais rápida, alteração entre apps 2x mais rápida… o sistema está todo otimizado. O Metal, o engine da Apple para games, está chegando agora ao Mac. O Core Animation e o Core Graphics agora rodam nativamente no Metal, e renders ficam 50% mais rápidos com uma eficiência 40% melhor. 

A primeira beta do OS X El Capitan já está disponível para desenvolvedores. Um beta públicao em 9 de julho.

Postar um comentário