Wunderland: A maior cidade em miniatura do mundo

No post anterior comentei sobre o Google levar o Street View a maior ferrovia de brinquedo do mundo, a Wunderland. Isso acabou despertando a curiosidade de muitos em conhecer melhor toda essa estrutura, pois bem, o Tecnoblog fez um post super completo sobre ela, estarei replicando aqui apenas alguns videos e imagens e alguns detalhes que me chamou a atenção. 


A Miniatur Wunderland conta com réplicas de cidades europeias e americanas e é definida como a “maior composição de ferromodelismo do mundo” devido a grande quantidade de ferrovias para interligar todas as pequenas cidades. Dividido em sete principais seções, que representam tanto locações fictícias quanto cidades, cadeias montanhosas e até fragmentos de países:
  • A cidade fictícia de Knuffingen foi construída em 2000, antes de todas as outras. Possui uma área de 120 m²;
  • Harz e Alemanha Central, construída entre 2000 e 2001 com também 120 m²;
  • Áustria e os Alpes, com 60 m² de extensão, construída em 2000;
  • Hamburgo, réplica da cidade em que a Miniatur Wunderland se encontra, construída em 2002 com 200 m² de extensão;
  • América, que abriga a cidade de Las Vegas, o Grand Canyon, a Área 51 e até o Monte Rushmore. Tudo isso em apenas 100 m², em exposição desde 2003;
  • Escandinávia, aberta em 2005 com 300 m² de extensão, o maior layout do modelo;
  • Suíça, construída em 2007 com 250 m²;
  • Aeroporto, que fica entre Knuffingen e a Suíça, tendo 150 m² de extensão. Sua construção começou em 2008, mas só terminou em 2011.
A soma de todos esses layouts faz com que a ferrovia em Wunderland tenha quase 16 quilômetros, passando por uma área total de 6.400 m². O modelo, por si só, tem 1.300 m², com planos de expansão até 2020, em que ele chegará a 2.300 m². A cidade da Itália já está sendo construída e deve ser inaugurada no meio deste ano. No vídeo abaixo podemos ver a a dimensão disso tudo.


Para controlar tudo que você viu acima, uma equipe passa o dia na sala de controle e monitora 40 computadores, além de controlar o software desenvolvido pela própria empresa.

Todo esse software também exerce controle sobre os veículos. Eles fizeram uma espécie de conjunto de minicarros autônomos, que “pensam” por si próprios para se movimentar por entre as ruas das cidades.


Dentro de cada veículo há um microprocessador e uma bateria recarregável. Com essa carga e a tecnologia, eles desenvolveram um programa que calcula todas as situações possíveis de movimento para o carro 20 vezes por segundo. Ele pode desde, andar pelas ruas aleatoriamente (e tomando suas próprias decisões) até ter uma rota própria (para ônibus) ou mesmo se dirigir até um acidente (como o carro dos bombeiros).


Existem situações que “fogem do controle” propositalmente, pois não existe cidade perfeita. Há veículos, por exemplo, que passam do limite de velocidade (e tem até um radar junto a uma polícia que multa-os). Na seção da Alemanha, cerca de 10% dos carros andam com os faróis ligados durante o dia por “erro dos motoristas”.


Tudo isso e muito mais fazem a mini cidade ser um atração fantástica, eu particularmente adoraria conhece-lá, se você ficou curioso em conhecer ainda mais recomendo uma visita ao site oficial da cidade, uma lida no post do Tecnoblog e um passeio pelo Street View, como dito aqui agora também presente em Wunderland.

Postar um comentário