Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat


Como já disse em algum post, o ano de 2010 está cheio de lançamentos, e o desta semana foi o Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat que foi lançado domingo 10/10/10 (entenderam o trocadilho da data com a versão do sistema). 

Quem já conhece sabe que o Ubuntu é a mais usada distribuição linux no mundo e que suas versões são atualizadas rigorosamente de 6 em 6 meses. Mas quais as novidades Ubuntu Maverick? Vamos as elas:

Novo instalador: o Ubuntu está de instalador novo, muito mais fácil, menos telas com uma tela com opção para baixar vários codecs, fontes e driver proprietários.

Ainda durante o novo instalador, já acontece a cópia de arquivos para instalar o sistema:

Os canais de software mudaram de lugar

Novas telas de apresentação, durante a instalação é mostrado algumas informações sobre o sistema.

A fonte Ubuntu estará disponível para todos nessa versão.

Ubuntu One, a solução em computação nas nuvens nativa do Ubuntu, com uma forma mais fácil de conectar.

Ubuntu One com serviço de streming para celular, um serviço pago e Ubuntu One também para usuário Windows, já mostrado em texto anterior.

Gestos e multi toque, nesta versão foi desenvolvido o uso da tecnologia com tela de toque, mostrado em vídeos.

Alteração no menu de som, como mostrado anteriormente em texto já publicadoe na imagem abaixo:

GNOME 2.30
Kernel 2.6.35-22
Firefox 3.6.10

Estão lembrado do trocadilho que me referi entre a versão e a data de lançamento, então, para quem não entendeu nada, vai aqui um breve explicação. 

A Canonical sempre lança as versões do Ubuntu no final dos meses de Abril e de Outubro. Mas com o Maverick Meerkat foi diferente. A empresa resolveu antecipar o lançamento para o dia 10/10/10. Essa data foi escolhida, devido ao fato que: 101010 em números binários equivalem a 42 em números decimais, que segundo a série de livros/filmes: O Guia do Mochileiro das Galáxias é a resposta para a questão fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais. Coisa de nerd né.


Mais informações sobre o Ubuntu 10.10 pode ser encontrado no blog do André Gondim.



Postar um comentário