Imposto de renda 2011 livre

Mês de março chegou e é hora de fazer a declaração do imposto de renda e este ano somente será realizado via internet (já era hora). Mas alguns problemas ocorriam nos outros anos com os proprietários de computadores com o sistema linux, aonde sistema da receita federal não funciona. (engraçado pelo governo incentivar o uso de plataformas livres), mas vamos lá. 


Pensando nesses usuários, temos uma alternativa sobre a licença livre, que é o IRPF Livre, um projeto do Alexandre Oliva. Este programa pode ser baixado aqui.

Pode ser realizado também o download do IPRF multiplataforma. Faça o download do IRPF multiplataforma aqui. O arquivo será baixado na pasta Downloads.

Vá em Locais > Pasta Pessoal , Localize a pasta Downloads (caso esteja usando Ubuntu)

Clique no arquivo IRPF2011V1.0.zip com o botão direito do mouse, selecione a opção extrair aqui. Os arquivos serão extraídos para a pasta IRPF2011.

Dê 2 cliques na pasta,  programa poderá ser executado clicando com o botão direito do mouse no arquivo irpf.jar e escolhendo a opção Abrir com a opção OpenJDK Java 6 runtime

Criando um atalho na área de trabalho: Clique com o botão direito na  Área de Trabalho, selecione Criar Lançador

Nome: coloque IRPF 2011 - Declaração de Ajuste Anual e Final de Espólio

Comando: coloque java -jar /home/vbarbosa/Downloads/IRPF2011/irpf.jar  (este é o caminho onde está o programa)

Clique em OK, esta criado o atalho

Se desejar mudar o ícone do atalho, salve a imagem abaixo. Clique com o botão direito no atalho criado, clique em propriedades, clique no ícone a esquerda, localize a imagem e selecione. Clique em fechar.

Pronto, dê 2 cliques para executar o programa.

Instalação do ReceitaNET

Faça o download aqui.

Clique com o botão direito no arquivo e vá em propriedades. Na guia permissões selecione a caixinha em Permitir execução do arquivo como programa. Clique em fechar.

Clique novamente o arquivo com o botão direito do mouse e selecione Abrir com Sun Java 6 Runtime. Clique em avançar até o final e depois concluir.

Se ao executar o atalho der uma mensagem que o lançador não é confiável, clique com o botão direito no ícone, vá em propriedades, na guia permissões e marque a caixinha para executar como um programa.

2 comentários

Ótimo post! Sempre antenado e auxiliando todo mundo,parabens por sua disponibilidade!

Reply

Obrigado, esse é o propósito do Blog do Alex, ao mesmo tempo em que postamos artigos para entretenimento, queremos também passar dicas e auxiliar nossos leitores.

Reply

Postar um comentário