Google I/O 2013

Na tarde de ontem (15/05) foi realizado o Google I/O 2013, evento em que o Google apresenta ao mundo e principalmente aos desenvolvedores suas novidades e algumas coisas que a gigante das buscas vem trabalhando, seu principal foco são sim os desenvolvedores, mas muita coisa afeta nós usuários diários do Google. 


Vamos ver aqui nesse post um resumão do que aconteceu ontem e as principais novidades, talvez muitos possam achar que faltou inovação ou qualquer coisa, mas posso dizer que gostei bastante do que vi ontem e bem melhor ver um keynote com cara de keynote de tecnologia, bem ao estilo Apple, e não um espetáculo teatral como foi o lançamento do Galaxy S4.

Ao assistir a Google I/O 2013 eu pude perceber que esse ano o foco do Google foi nos serviços e não e fazer novo Android ou novos aparelhos (smartphones e tablet), mas sim em coisas que considero que devem realmente ser prioridade, serviços que usamos no dia-a-dia.

A keynote começou falando de números, 900 milhões de dispositivos Android. 70% do mercado. E 48 bilhões de aplicativos baixados. Sendo 2.5 bilhões só no último mês. Os desenvolvedores receberam mais nos últimos 4 meses do que no último ano.

Google Play Games Services

O Google Play Games Services é o como o Game Center da Apple, ele tem as funções sociais e de multiplayer, poderá guardar o avanço do jogo, tudo multiplataforma., ou seja, as novidades serão suportadas por jogos no Android, iOS e web, possibilitará tornar a experiência do usuário algo único. Fazendo uso de uma grande “família” de APIs, a novidade permitirá que os jogadores, por exemplo, iniciem um jogo no celular e continuem de onde pararam, mas utilizando o tablet.


Android Studio

Talvez esse um dos pontos que mais agradaram os desenvolvedores e que até então era um dos pontos fracos da plataforma de desenvolvimento. Agora temos o Android Studio, baseado em IntelliJ IDEA. Muito mais produtivo, ele permite ente várias de suas funcionalidades ver como o App vai ficar em diversos dispositivos ao mesmo tempo, isso com certeza economiza o tempo de muitos dos desenvolvedores e possibilita tornar o aplicativo compatível com a maioria dos devices.


Google Play Developer Console

Serviço de tradução de apps com base num nova APK, por volta de uns USD100, seu app será traduzido por uma empresa em até uma semana.

Google Play Music All Access

Serviço muito parecido ao Spotify e Rdio, permite que você envia as suas próprias músicas e ainda tenha acesso a biblioteca da Google Play, que conta com uma quantidade enorme de músicas. Tudo isso para USD 10/mês. (Opinião: É bom a Apple começar a se mexer nessa área, senão adeus iTunes)

Como já estamos acostumados, só Deus sabe quando e se o serviço estará disponível no Brasil. :(

Google+ Fotos

Um dos serviços que mais recebeu atualizações e destaque no Google I/O foi o Google+. Durante o evento o Google anunciou uma reformulação total do Stream, a página principal por onde os usuários acompanham as atualizações dos contatos.

A principal mudança e, talvez, a mais notada, foi a divisão do Stream em até três colunas, dependendo da resolução da tela do usuário. A interface, que ficou muito similar a do app do Google+ para iPad, dividindo melhor o conteúdo pela tela ao remover a barra lateral esquerda do serviço. Agora, o menu sobrepões o conteúdo ao se passar o mouse sobre “Início”, mas é ocultado automaticamente depois.


Um recurso dentro das melhorias no Google+ que chamou a atenção foi sem dúvida as fotos, a partir de agora o Google escolhe para você quais são as melhores para serem compartilhadas. É o Highlight. Verificando se a foto está borrada, com uma exposição bacana, tem pessoas, monumentos, etc, depois disso é feita a seleção. As fotos também são aprimoradas automaticamente com redução de ruído, tira rugas, identificação de monumentos, faces, etc. E para concluir efeitos Awesome, animação quadro-a-quadro e panorama automático. HDR


Galaxy S4 Google Nexus

Era esperado por muitos a apresentação de um novo aparelho Nexus, mas não foi dessa vez. O Google vai disponibilizar uma versão desbloqueada do S4 com Android 4.2 puro a partir do dia 25/06 por USD 649.


O objetivo do lançamento é levar, até o usuário do S4, aparelho Android que apresenta hoje o melhor hardware, a mesma experiência que os proprietários do Nexus têm. O modelo será vendido desbloqueado por US$ 649 na Google Play, será o modelo 4G LTE compatível com as operadoras AT&T e T-Mobile e terá 16 GB de armazenamento.

Se você esperava por algum novo Android, vai ter que esperar um pouco mais, pois nada sobre uma nova versão foi comentado.

Google Play for Education

Em particular foi uma das coisas que me animou bastante durante o evento, o Google Play for Education além de facilitar a busca de conteúdo educacional, tem como propósito facilitar também a distribuição de conteúdo. Ao invés de usar cartão de crédito, professores podem usar a conta da instituição de ensino para comprar um lote de aplicativo e já disponibilizar nos dispositivos dos alunos.


Hangouts

O mais recente serviço de mensagem do Google tem tudo integrado e multiplataforma, inclusive desktop. Conversa em texto ou vídeo, compartilhamento de fotos, multi conta, histórico salvo na nuvem são algumas características do Hangouts. O novo bate-papo unifica todos os serviços de IM da empresa, o que facilita a comunicação com os contatos, esteja no produto que estiver.


O Hangouts já está disponível na Google Play, App Store e Chrome Web Store.


Google Search 

A busca por voz foi aprimorada esta quase uma conversa, Conversional Search, parecido com o Google Now e estará presente também no Chrome. Já o Google Now vai receber novos cartões: Lembretes, Músicas, Séries de TV, Livros, Transporte Público e Video Games.

Google Maps

O serviço de mapas mais usado no mundo integrou o “FourSquare” com as recomendações e o “Waze” com as melhores rotas para um determinado lugar. Mapas in door, isso tornará possível geolocalizar pessoas dentro de um shopping por exemplo. Ele ganhou também uma integrou com o Google Earth.


Essas são talvez as principais novidades do Google I/O 2013, sei que o post ficou meio extenso, mas devido ao tempo não deu para dividir em vários posts. O que você acho? Deixe sua opinião nos comentários.

via Coca Tech, Google Discovery, The Verge

Postar um comentário